8 músicas para você se apaixonar por Devendra Banhart

Devendra Banhart
Hoje é aniversário de 36 anos do cantor Devendra Banhart, e para homenageá-lo, resolvemos listar 8 músicas para que não tenha jeito de você não se apaixonar por ele, que é um dos ícones do folk psicodélico mundial.
*
Nascido nos Estados Unidos, ele viveu sua infância na Venezuela, por isso tem bastante espírito latino e traz naturalmente em suas canções um estilo irreverente, quase louco, que o acompanha nos seus mais de 15 anos de carreira. Ele tem como umas das inspirações musicais os cantores Caetano Veloso e Gilberto Gil e já trabalhou em parceria com Rodrigo Amarante e a cantora Cibelle. 
*
Para nossa alegria, vai rolar em setembro uma turnê de sete shows do cantor pelo Brasil! Em Recife (7/9), Salvador (8/9), São Paulo (12/9) e Curitiba (13/9) o show fará parte da programação do Popload Gig e além disso, vai rolar também no Rio de Janeiro (6/9), Belo Horizonte (10/9) e Porto Alegre (14/9). Veja mais infos na página do Popload.

Devendra Banhart

Como sou fã de carteirinha dele e sei que é difícil gostar logo de cara das suas músicas (umas parecem muito lentas, outras psicodélicas demais), resolvi criar uma lógica de 8 músicas que, se escutadas em ordem, podem ajudar a despertar esse amor pelo Devendra. Mas, é claro, que se você tem uma alma mais aberta e criativa, quem sabe escutar a lista na ordem inversa funcione melhor! =)
*
1) Lover
Vamos começar por uma das músicas mais POP. Ela é tão gostosinha de escutar que fez parte da trilha sonora da comédia romântica “Nick and Norah’s Infinite Playlist” (2008). Nessa apresentação, já dá para sentir um pouco de como era o estilo dele há 9 anos. Outra música no mesmo mood é “Baby”, vale a pena conferir!

2) Mi Negrita
A música mais conhecida do penúltimo álbum “Mala” é um pouco lenta, romântica e mostra uma nova versão mais madura do Devendra. Com referências de bossa nova, assim como diversas de suas músicas, é agradável de ouvir, principalmente em momentos que precisa dar uma relaxada.

3) Carmensita
Essa foi a primeira música que ouvi do Devendra. Nos primeiros minutos estranhei, mas depois de escutar algumas vezes consegui sentir a essência e me fez querer conhecer ainda mais músicas. Tenho a tendência de gostar mais das canções que tem trechos em espanhol, me remete mais às raízes dele.

4) Fancy Man
Uma das músicas mais animadinhas do álbum novo “Ape in Pink Marble”. É uma das que mais gosto do disco porque lembra mais o estilo mais jovem, em uma versão mais madura. Olha só ele apresentando a música no Coachella desse ano. Já dá pra sentir o mood que ele deve trazer para o Brasil!
5) Angelika
A música faz parte do ótimo álbum “What We Will Be” e é uma das minhas favoritas. Primeiro que ela começa com uma batida feliz, e vai passando por várias mudanças, fica lenta, acelera, vira espanhol, tudo junto e misturado. Essa é umas das características do Devendra, com quebras de ritmo, parecendo até que começou outra música.

 

6) 16h & Valencia Roxy Music
Mais uma delicinha do álbum “What We Will Be”. Com uma levada bem dinâmica, é para ouvir quando quiser levantar o humor e ficar cantarolando: “Tonight, we’re gonna find our lover!” =)

 

7) Sight To Behold
Um bom exemplo do estilo inicial do cantor, com uma pegada mais psicodélica, freak, mística. É um dos sucessos do disco “Rejoicing In The Hands”.

 

8) This is the Way
A última música da lista é coincidentemente (ou não) a primeira canção do primeiro grande disco “Rejoicing In The Hands”, gravado em 2004, que acaba mostrando a real identidade musical do cantor na minha opinião. “The Body Breaks” e “Will Is My Friend” são outras músicas do álbum que nunca canso de ouvir.

 

Foi difícil deixar várias outras músicas incríveis de fora, mas recomendo fortemente para quem gostou dessas oito, continuar escutando a discografia, principalmente os álbuns “What We Will Be”, “Roincing In The Hands” e “Smokey Rolls Down Thunder Canyon”.
Agora é só se preparar para o show em setembro! Mais informações e ingressos para o Popload Gig você encontra aqui! Só vem Devendra! <3
Administradora paranaense, morou alguns anos em São Paulo e adora as várias opções de festas e eventos que a cidade oferece. É viciada em festivais, não tem medo de encarar um sozinha! Já passou por mais de 15 fora do Brasil, como Creamfields (UK), SXSW (Austin), Coachella (CA), Ultra (Miami e Croácia) e Mysteryland (NL). Divide suas paixões musicais entre techno e indie rock!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here