Sasha, um nativo do norte do País de Gales, se tornou um dos DJs mais renomados e populares do mundo, conhecido por suas fusões populares de house, techno e trance. Começando no final dos anos 80 como DJ de clubes, o então Alexander Coe conseguiu sua grande oportunidade quando foi contratado pela casa noturna Shelly's para tocar e retrabalhar sucessos do momento. Foi lá que o jovem DJ conquistou fama com o público de dança e house, mas foi somente quando ele começou a tocar suas batidas na Haçienda e no Renaissance que ele se tornou conhecido nacional e, eventualmente, globalmente.
Foi enquanto ainda estava no Renaissance que Sasha conheceu outro DJ, John Digweed. A dupla se tornou uma equipe de remix e logo lançou o primeiro volume de "Northern Exposure", uma série de álbuns de mixagens que também funcionavam como uma coleção dos remixes da dupla para outros produtores. A dupla fez turnê após o lançamento, visitando os Estados Unidos, Austrália, África do Sul e Sudeste Asiático. No entanto, Sasha se recusou a se limitar ao trabalho de DJ; ele colaborou com a cantora Maria Naylor no sucesso pop "Be as One", que chegou ao Top 20 no Reino Unido, e remixou faixas de artistas populares como Pet Shop Boys, Simply Red e M People. Ele também fundou sua própria gravadora, Excession Recordings, e escreveu músicas originais para a Deconstruction.
No final de 1997, outro lançamento da dupla Sasha + John Digweed, "Northern Exposure, Vol. 2", apareceu em duas versões, East Coast e West Coast (cada uma contendo faixas completamente diferentes). Ele lançou vários álbuns de mixagens por conta própria, incluindo várias edições na série Global Underground (San Francisco e Ibiza). Um raro lançamento de produção, o EP "Xpander", tornou-se um sucesso nas pistas de dança em 1999. O álbum de mixagens "Communicate" seguiu um ano depois, e em 2002 ele assinou um contrato de gravação nos Estados Unidos com a Kinetic e lançou seu primeiro álbum de produção completo, "Airdrawndagger". Seu próximo grande projeto, "Involver", foi uma fusão de álbum de mixagens e álbum de produção, consistindo em seus próprios remixes exclusivos de faixas do UNKLE e Ulrich Schnauss, entre outros. Uma das inclusões, "Watching Cars Go By" de Felix da Housecat, foi indicada ao Grammy na categoria de Melhor Gravação Remixada, Não Clássica. Volumes subsequentes, "Invol2ver" e "Invol<3r", foram lançados em 2008 e 2013. Um desvio criativo intitulado "Scene Delete", uma sequência de produções ambientais, foi lançado pela Late NightTales em 2016. Um EP de remix, "Scene Delete: Remixes #3", foi lançado no ano seguinte. Sasha continuou a lançar singles, incluindo colaborações com Polica ("Out of Time"), Dems ("True") e Alan Fitzpatrick ("El Jefe"), encerrando a década com faixas como "The Lights" de 2019.
*Fonte: Spotify