B4RBRA lança “Lost Paradise” e faz alerta sobre impacto ambiental do turismo

b4rbr4

Foi assistindo a um vídeo de uma viagem de férias que a artista carioca de techno B4RBRA teve a ideia de produzir a música “Lost Paradise”, lançada no dia 18 de fevereiro pela Neu Gravity, da Turquia. Ao caminhar pelas areias da praia Serendipity Beach, no Camboja, em 2016, B4RBRA gravou um vídeo de recordação de férias, sem saber que anos mais tarde usaria o áudio para criar a ambiência e o conceito de uma música autoral – na época da viagem, ela ainda não era produtora. 

Quando visitou o Sudeste Asiático, Serendipity Beach ainda não era muito conhecida pelos turistas, muito menos pelos brasileiros – um paraíso perdido que B4RBRA encontrou por acaso no Google Maps quando estava montando seu roteiro de férias. 

Quatro anos mais tarde, durante o processo de produção da música, a artista pesquisou sobre Serendipity Beach e descobriu que o turismo na região havia crescido muito, gerando algumas reclamações de moradores e turistas sobre a destruição da natureza e da alma do lugar, além de alguns problemas sociais. 

“Fiquei muito triste quando li as notícias sobre o turismo no litoral do Camboja. Hoje, com tantos resorts de luxo, já não é possível visitar Serendipity Beach com a mesma tranquilidade e desfrutar da mesma beleza natural que há 5 anos – um paraíso que está a cada dia se perdendo devido ao turismo desenfreado”, conta. 

“Em ‘Lost Paradise’ eu quis passar a emoção de encontrar uma praia linda em um lugar escondido, uma vibe até mais tropical, mas também quis passar um pouco da angústia de saber que esse lugar lindo está sendo destruído aos poucos”, explica B4RBRA. O grito de “basta” de um paraíso natural que pede ajuda vem no último drop, com o timbre potente do sintetizador que surge rasgando a música. 

“’Lost Paradise’ é um techno dançante, mas também um alerta para o impacto ambiental gerado por um turismo desequilibrado, não só em Serendipity Beach, mas em todos os destinos em que a natureza é o principal atrativo. O turismo é bom para a economia, mas é preciso encontrar um equilíbrio para que ele não prejudique a natureza nem a vida de quem mora nesses lugares˜, conta B4RBRA. 

Mais sobre B4RBRA

B4RBRA é o projeto de techno da DJ carioca Babi Gazal, que desde 2015 anima as pistas de dentro e fora do Brasil. 

Inspirada por nomes como Amelie Lens, ANNA, Charlotte de Witte, Monika Kruse e Deborah de Luca, em 2020, Babi resolveu criar um projeto paralelo para se dedicar exclusivamente ao estilo e estreou como B4RBRA lançando “Jupiter”, seu primeiro release, pelo selo internacional Neu Gravity.

Em pouco tempo, B4RBRA atraiu a atenção dos amantes do Techno de todo o mundo e foi convidada para realizar livestreamings para The Lab Sessions, de Bogotá (Colômbia), Techno Connection, de Londres (Inglaterra), Blitz Radio (Rússia), Be Radio (Grécia) e para o app

internacional de lives, BeApp. B4RBRA também se apresentou no festival virtual de música eletrônica IsolAMEnto, ao lado de grandes nomes da cena nacional.  Seus sets são bastante enérgicos e trazem sempre uma pitada ácida, contagiando a pista (mesmo que virtual, por enquanto).

Leia também: Go Girl #8: Carol Fávero e a força das mulheres na cena eletrônica atual

CONFIRA MAIS:

- Para receber cupons de desconto e mais informações sobre festas e festivais de música, clique aqui
- Para participar dos nossos grupos exclusivos de wsapp e receber as novidades em primeira mão, clique aqui

- Siga também nossos perfis no Instagram: @bruejode e @wegoout

Tem duas paixões na vida: viagem e música. Com mais de 30 países na bagagem e muitas histórias em festivais, escolheu os cinco dias acampada na lama do Glastonbury e a mágica de trabalhar no Tomorrowland Bélgica como as experiências mais incríveis que já teve.

Comente aqui:

Comente aqui!
Por favor, preencha com seu nome