Burning Man | Guia: tudo que você precisa saber

The Great Unknown

Burning Man é muito mais do que um festival. É um evento que preza a vida em comunidade e dá valor a essência de cada um através de auto-expressão. Confira tudo neste post.

Próxima edição: 29 de agosto a 06 de setembro de 2021, ainda aguardando confirmação oficial

mister ruiz

Índice:
1. O que é o Burning Man?
2. Black Rock City
3. Ingressos
4. Quanto custa ir para o Burning Man?
5. Burning Man 2021
6. Últimas edições
7. Burning Man no Brasil: Tropical Burn

Burning Man

O que é o Burning Man?

O Burning Man tem sua edição principal no deserto de Nevada, nos Estados Unidos, e hoje reúne 70 mil pessoas. O evento acontece de forma diferente de todas as experiências que você já teve, e não rola ir ali no bar comprar uma cerveja ou no restaurante/barraquinha almoçar. Para começar, no Burning Man não rola compra e venda, não existe dinheiro. Todos tem que se preparar para levar o que forem consumir e trocas e presentes são muito bem vindos. É por isso que sua experiência fica ainda mais completa se você se juntar a um acampamento temático e se organizar junto com outras pessoas para viver por lá durante todo o tempo.

A ideia é que você possa explorar sua auto expressão e ser quem você quiser. É um momento de se transformar e transformar as pessoas ao redor, de dar valor as pequenas coisas e sair do “mundo em que vivemos” por uma semana, para viver uma experiência que vai ser única na sua vida. Contamos aqui a experiência de uma colaboradora no Burning Man em 2017.

Não espere um line up e expectativas de “o artista x vai tocar?”. No Burning Man você pode encontrar festas acontecendo em diferentes lugares a qualquer momento. Você mesmo pode começar a sua festa se levar qualquer equipamento ou instrumento. Isso tudo em meio às obras de artistas que estão se construindo e desconstruindo no meio de tudo. 

Para entender melhor sobre o Burning Man, confira os 10 princípios que são aplicados a qualquer uma de suas edições:

  1. Autoexpressão radical: Liberdade para ser você mesmo
  2. Auto-Sufciiência | Auto-Responsabilidade – você é responsável por você mesmo, mentalmente e fisicamente
  3. De-comoditização – esqueça o dinheiro – não tem nada pra comprar por lá
  4. Não deixar rastros – do pó ao pó, deixe apenas pegadas
  5. Participação: Se envolva. Burning Man é o que fazemos.
  6. Inclusão radical: Todos são bem vindos
  7. Presentear: Oferecemos nosso tempo e esforço livremente
  8. Cooperação: Juntos somos mais fortes
  9. Comunidade: Uma família de indivíduos, nós cuidamos uns dos outros
  10. Imediatismo: Faça o agora valer / Esteja aqui agora

Black Rock City

A cidade, Black Rock City, que é criada no meio do deserto de Nevada – EUA, só existe durante os dez dias do festival, e não comporta nenhum tipo de compra e venda. A auto-suficiência é quesito chave, e as trocas são comuns entre as 70000 pessoas que participam.

Como chegar no Burning Man?

O aeroporto mais próximo do evento é o de Reno, no estado de Nevada. Para chegar até a Black Rock City Você vai precisar de um carro ou de um Motorhome para chegar até lá.


Ingressos para o Burning Man

Para comprar qualquer tipo de ingressos para o Burning Man é necessário o registro no Burner Profile. A pré-venda e a venda geral normalmente acontecem em março e abril. Para a edição de 2020, que foi cancelada devido a pandemia, os ingressos da venda geral tinham o custo de $475 por pessoa.

A organização divulgou que, se confirmado, o Burning Man deve abrir vendas até o final de abril, mas as datas exatas ainda não foram anunciadas. Você pode ficar por dentro de todo o processo de compra de ingressos com detalhes aqui.

burning man

Quanto Custa ir para o Burning Man?

Se você tem curiosidade em saber sobre os valores de Quanto Custa ir para o Burning Man, acesse este post para entender com detalhes os principais itens necessários para a sobrevivência por lá. Vale a pena reforçar que essa não é uma viagem barata, pois o acesso à Black Rock City é bastante difícil e você precisa se programar para levar praticamente tudo o que for consumir durante uma semana, já que lá dentro nada se vende, tudo se troca.

Além das despesas com ingresso, você também tem que considerar o fee do camping, transporte, tipo de acampamento e todo seu consumo durante todos os dias no deserto. Não espere gastar menos do que 15.000 reais na viagem.

burning man

Burning Man 2021

Apesar da incerteza com relação a realização da edição deste ano, a organização divulgou que continua com seus preparativos e fazendo todo o planejamento para gerenciar os riscos na construção da Black Rock City. Muito provavelmente alguns procedimentos terão que ser adotados, como prova de vacinação ou teste rápido no evento com resultado negativo. A decisão final sobre o Burning Man 2021 será tomada até o final de maio com epidemiologistas e autoridades do estado de Nevada.

Recentemente também foi anunciado o tema The Great Unknow. Embora a possibilidade de viver uma experiencia em uma Terra Incognita e se reconectar na Black Rock City ainda não esteja clara, a equipe fez uma espécie de convite espiritual: “O tema do Burning Man deste ano é um convite para emergir de nosso isolamento coletivo. Para explorar os contornos desconhecidos de um mundo mudado e, para reimaginarmos nossa comunidade e nossa cultura de maneiras que não teriam sido possíveis antes deste período de peste, faça uma pausa“.

burning man

Últimas edições

A última edição do Burning Man foi online, e contou com alguns dias de muita música gratuitamente, incluindo intervenções e apresentações de brasileiros. Um dos destaques foi a produção brasileira do palco The Heart Space, um dos 8 universos reconhecidos de experiências do Burning Man Multiverse 2020 feito por idealizadores do MellaNino Project. Outro ponto em evidência foi a apresentação da DJ e produtora brasileira Mary Mesk, que fez o set completamente autoral pelo Favela Camp.

Nós reunimos também alguns posts com as melhores fotos do Burning Man 2019 e também de 2018. Não deixe de clicar nos links para conferir.

fotos do Burning Man 2018
designtyoutrust.com

Tropical Burn: Burning Man no Brasil

O Burning Man no Brasil aconteceu em junho de 2019 no Rio Grande do Norte. O Tropical Burn trouxe a mesma essência do evento original para o país. Você pode conferir fotos de como foi no Instagram oficial.

burning man brasil

AfrikaBurn

Confira como funciona o Afrikaburn neste post.

CONFIRA MAIS:

- Para receber cupons de desconto e mais informações sobre festas e festivais de música, clique aqui
- Para participar dos nossos grupos exclusivos de wsapp e receber as novidades em primeira mão, clique aqui

- Siga também nossos perfis no Instagram: @bruejode e @wegoout

Tem duas paixões na vida: viagem e música. Com mais de 30 países na bagagem e muitas histórias em festivais, escolheu os cinco dias acampada na lama do Glastonbury e a mágica de trabalhar no Tomorrowland Bélgica como as experiências mais incríveis que já teve.

Comente aqui:

Comente aqui!
Por favor, preencha com seu nome