Como funciona o Burning Man, na Black Rock City

Depois de tanto ouvir deste evento perdido no meio deserto, resolvi desvendar o Burning Man por conta própria. O evento, que nasceu na Califórnia em meados dos anos de 1988, começou como uma reunião de amigos na praia que no final da reunião queimavam uma espécie de homem de madeira: O Man! 

Me vendo sozinha aos quarenta e cinco do segundo tempo, sem ingresso ou estrutura para se aventurar nesse sonho então impossível, comecei a botar em prática tudo o que era preciso para fazer deste festival o melhor da minha vida! 

Perdida e sem noção alguma do como conseguir isso, foi através da internet e redes sociais que conheci um garoto que já ia há mais de 6 anos. Em 2017 por sinal ele iria sozinho e se ofereceu pra me dar uma carona e dividir os gastos.

O Burning Man não é apenas um festival, mas sim uma experiência social onde você precisa se manter vivo em um dos maiores deserto dos EUA, localizado em Nevada, próximo a Rino, umas das cidades mais perto de Black Rock City.

Como funciona o Burning man

A Black Rock City é uma cidade que só existe uma vez por ano, criada pelos burners e cheia de obras de arte em meio a Playa. Rodeada por campings de todos os estilos e pessoas com culturas diferentes, cada um fazendo esse conjunto virar uma família, onde todos se ajudam e trabalham em conjunto pra fazer tudo funcionar na mais perfeita forma.  

Uma das regras do festival é: No Burning Man nada se vende, tudo se troca. Você deve levar tudo o que for necessário nesses oito dias. É recomendado de dois a três litros por pessoa ao dia, que você deve levar tanto pra beber, cozinhar ou tomar banho. Você pode ir da maneira simples e mais em conta, com barracas, colchão de ar e muita disposição para o calor (afinal estamos falando do meio do deserto), ou da maneira não tão barata, porém com mais conforto e estrutura, que são nos famosos “motorhomes”, uma espécie de trailer, uma casa adaptado em carro. 

Caso você não tenha um desses, pode ir com acessórios de acampamento que você também irá sobreviver se seguir essa lista básica:

  • beber muita água;
  • se alimentar com coisas leves;
  • ter sempre consigo lanterna e acessórios com luz para ser identificado e não ocorrer nenhum acidente;
  • levar sempre um copo ou caneca de plástico. Você poderá beber diversos drinks que são servidos ao longo do festival por outros burners;
  • ter uma bicicleta. Este vai ser seu meio de transporte ao longo dos dias. Não se esqueça de decorar com luz e sempre carregar um cadeado, prestando bastante atenção aonde estacionar para não perder ela no meio de tantas outras.

O que aprendi lá é que todos são uma família. Para entender melhor como funciona o Burning Man vocês precisa saber que a ideologia do festival se baseia em se doar mais. Uma entrega de si próprio ao próximo, doando seu tempo, alguma experiência que você tenha, ou de alguma forma algo que traga ao outro o sentimento de dar e receber. Lá o dinheiro não funciona, ele não tem o menor valor. O que vale é o que você é, o que transmite, a sua real essência.

Como funciona o Burning man

No meio dos campings você encontra de tudo um pouco. Lounges para descanso, Art Car, uns diferentes dos outros. É uma variedade e criatividade que surpreende! No meio dos oito dias acontece a noite do branco, a queima do Man, onde todos se reúnem para um ritual mágico. Sem esquecer da noite mais especial e marcante: a queima do Templo, onde burners deixam seus desejos, dedicatórias, homenagens e recordações, criando uma atmosfera de energia. Na noite da queima do templo parece que o tempo para e todos em silêncio apreciam aquele momento compartilhando palavras de carinho. É uma sensação única! Uma emoção toma conta de todos e realmente é uma experiência inenarrável.  

Como funciona o Burning man

Os convites variam de USD$400 a USD$1.000 e necessitam de um cadastro feito no início do ano pra conseguir comprar os ingressos assim que são liberados para venda. Você precisa também de um ticket para o veículo, que no caso você usa para o carro ou/e motorhome.  

Como funciona o Burning man
Como funciona o Burning Man?

No meio dessa imensidão de deserto você vai encontrar várias atrações. Entre elas o Robô Heart, uma espécie de trio elétrico que não tem lugar de parada específico, porém traz os melhores Djs da cena eletrônica. Seu principal horário é aquela virada de madrugada para o amanhecer do dia. Existem banheiro químicos, que são espalhados ao longo do evento, e o único item comercializado no evento é gelo, que o saco sai por volta de USD$3.

Você também deve estar preparado para possíveis tempestades de areia que podem ocorrer ao decorrer dos dias, mas com acessórios apropriados você vai se divertir com segurança. É necessário que você também se preocupe com Gifts (espécie de presente que você oferece aos outros burners). Esses gifts podem ser desde souvenir feito manualmente ou trabalho prestado, com doação de seu tempo e habilidades. Você se sente bem em fazer e em receber, essa troca de amor e de energia é o que faz o diferencial de tantos outros festivais.

Como funciona o Burning man
Carol – Como Funciona o Burning Man

Ao final de tudo, cada um fazendo sua parte, o festival começa a ter fim e todos começam a organizar, limpar e retirar tudo o que foi levado para o deserto nesses dias de festival. Uma das regras do Burning Man é o cuidado com o meio ambiente, deixando intacto o deserto da mesma forma que estava antes da chegada de todos.  Tem até multas e suspensão aos que não tenham esse tipo de cuidados.

Eu poderia ficar horas escrevendo sobre a magia do Burning Man, mas nada descreveria a real emoção de se sentir lá!! Super recomendo, é uma experiência que todos deveriam viver ao menos uma vez na vida. Se desprender de tabus, desapegar do material, tecnologia, redes sociais, e se entregar para o que realmente importa: a alegria compartilhada sem preconceitos, cobranças e diferenças. De brinde você volta pra casa renovado, com cabeça e valores transformados e com o coração cheio de luz e alegria. 

Quer saber qual o passo-a-passo sobre como funciona a compra de ingressos para o Burning Man? Explicamos tudo nesse post:
GUIA: Ingressos para o Burning Man 2017

Texto por: Carol Desireé

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here