Estados Unidos atrasado nas negociações sobre passaporte de vacinas da UE

Estados Unidos

O governo britânico quer permitir algum nível de viagens ao exterior a partir de 17 de maio e está considerando a introdução de passaportes de vacinas para turistas do país, mas o porta-voz da comissão disse que as negociações ainda não foram iniciadas entre Bruxelas e Londres sobre como garantir o reconhecimento mútuo dos documentos de ambas as partes comprovando a vacinação ou um recente teste de coronavírus negativo.

Os desenvolvimentos surgiram a partir do momento em que a União Europeia busca coordenar as viagens à medida que as taxas de vacinação aumentam, com um certificado de passe verde planejado visto como o catalisador para afrouxar as restrições.Um porta-voz da comissão disse ao Financial Times que as negociações técnicas começaram com os EUA sobre permitir que viajantes americanos vacinados participem do esquema de certificação em toda a UE.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sugeriu em entrevista ao New York Times que os americanos que estivessem totalmente vacinados poderiam visitar a Europa, o que seria uma mudança de política sobre viagens não essenciais:

Os americanos, até onde posso ver, usam vacinas aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos”, disse ela. “Isso vai permitir a liberdade de movimento e viagens para a União Europeia. – E continua: “Porque uma coisa é clara: todos os 27 estados membros aceitarão, incondicionalmente, todos aqueles que forem vacinados com vacinas aprovadas pela AEM.”

Ela disse que a situação das viagens ainda dependeria “da situação epidemiológica, mas a situação está melhorando nos Estados Unidos, como, esperançosamente, também está melhorando na União Européia”. No entanto, von der Leyen não ofereceu uma linha do tempo sobre quando exatamente a viagem turística poderia se abrir ou detalhes sobre como ela ocorreria.

Discussões técnicas vêm acontecendo há várias semanas entre as autoridades da UE e dos Estados Unidos sobre como tornar prático e tecnológico o sistema de certificados de vacinas de cada lugar, e amplamente legíveis para que os cidadãos possam usá-los para viajar sem restrições.

A divulgação ocorreu quando os ministros do turismo e líderes da indústria de viagens concordaram que a necessidade de uma estreita colaboração pública e privada seria a chave para o setor reviver a economia global. Eles se reuniram na cúpula anual do World Travel & Tourism Council em Cancún para impulsionar os setores público e privado a trabalharem juntos em parceria na recuperação pós-pandemia.

Entre os participantes estava o ministro grego do turismo, Harry Theocharis, que defendeu a liderança do setor público para fornecer um roteiro para sair da crise da Covid-19. Kevin McAleenan, ex-secretário de Segurança Interna dos Estados Unidos, disse que é vital que a comunidade internacional estabeleça parâmetros e siga os passos do governo, defendendo uma abordagem pragmática de gerenciamento de risco para ressuscitar as viagens internacionais.

A presidente e executiva-chefe do WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo), Gloria Guevara, disse na segunda-feira: “A seriedade do impacto do Covid-19 não pode ser superestimada. A pesquisa do WTTC mostra que esta crise foi 18 vezes pior do que a crise financeira de 2008. E continua: “O debate de hoje permitiu que os principais ministros compartilhassem suas idéias sobre como o setor pode enfrentar as questões urgentes de como salvar empregos, salvar empresas e salvar a economia global revivendo com segurança as viagens internacionais. Foi extremamente encorajador ver que houve um acordo comum por todos os participantes de que a colaboração e a cooperação entre os setores público e privado abririam o caminho para o renascimento das viagens internacionais.”

Leia também: Confira mais sobre a retomada da vida noturna no Reino Unido

CONFIRA MAIS:

- Para receber cupons de desconto e mais informações sobre festas e festivais de música, clique aqui
- Para participar dos nossos grupos exclusivos de wsapp e receber as novidades em primeira mão, clique aqui

- Siga também nossos perfis no Instagram: @bruejode e @wegoout

DJ, produtor musical e estudante de publicidade, seu objetivo de vida é emocionar as pessoas e fazer com que elas sintam lá no fundo algo confortante. Seja tocando em festas, produzindo suas próprias tracks ou escrevendo textos, acredita que a música eletrônica tem o potencial único de unir pessoas e trazer bons momentos e experiências inesquecíveis.

Comente aqui:

Comente aqui!
Por favor, preencha com seu nome