Festival de Ativação Urbana – FAU – anuncia nova edição “Minas, Manas & Monas”

FAU

O Festival de Ativação UrbanaFAU – está marcado para o dia 26 de março, começando as 22h no Distrito de Arte do Porto, em Santo Cristo – RJ. O evento cultural e urbano foi criado em 2016, com o intuito de promover a integração social, diversidade e ocupação de locais públicos d chega em 2022 com mais uma edição temática, intitulada “Minas, Manas & Monas”.

Mas o que chama atenção, nesta edição, é um line-up “100% delas” no Mês da Mulher, ou seja, completamente composto de mulheres cis e trans, dando mais um grito de protesto em direção à tão necessária equidade de gêneros nos line-ups, algo que vem sendo amplamente discutido na cena brasileira, haja vista a sequência de grandes eventos eletrônicos com menos de 10% de mulheres na grade artística.

kalla orbis

CEO do NAU (Núcleo de Ativação Urbana), Hiroshi Shibuya afirma que o FAU é apenas um dos vários eventos de sua empresa que aborda a diversidade como principal bandeira, seja na pista de dança, nos bastidores ou nos palcos. “Não estamos aqui só pra tratar de música e diversão. Estamos aqui pra fazer a diferença, representar as minorias, valorizar mulheres cis, mulheres trans, de modo que isso possa contribuir para uma sociedade cada vez mais plural, diversa e, sobretudo, justa”, declara.

O Festival de Ativação Urbana conta com vários curadores, que costumam se reunir para definir as escalações de acordo com cada tema. Para as edições convencionais do calendário, os curadores escalam seus artistas convidados sob a lógica da equidade de gêneros, sempre almejando um line-up igualitariamente dividido entre gêneros. Entretanto, esta edição temática “Minas, Manas & Monas” é 100% sobre elas, ou seja, é inteiramente composta de mulheres, sejam elas cis ou trans.

FAU

UMA LIVE SÓ DELAS

Para aquecer os motores e, de fato, jogar luz sobre o tema, nesta quarta (23) às 20 horas, vai rolar uma LIVE pelo Instagram do FAU (@fau.rio), com mediação de Bruna Antero, do We Go Out e com as presenças de Aline Rocha, Curol e Elisa Amaral. O papo vai incluir assuntos como a importância de iniciativas voltadas à valorização feminina e histórias reais enfrentadas no dia a dia mundo afora pelas convidadas em suas jornadas de luta e resistência para poder, pura e simplesmente, desempenhar seus trabalhos de forma digna.

Veja como ficou a grade artística, em ordem alfabética:

PALCO PRINCIPAL
Aline Rocha, Camis e Elayne, Carol Fávero, Curol, Elisa Amaral, Lebox, RedFox, Tata Ogan e Vanessa B2B Germania.

PALCO URBANO
Amire DJ, Crixsh, DAY9, DJ Yas, Dina Groovy, Ellen Kellen, Laís Conti e Pambelli.

PALCO CONCEITO
Ananda, Etérica (Aleakim & Cacal), Flo Massé, Gabi Bahia, Nina Roq e Paulete Lindacelva.

Cada artista convidada tem uma história incrível de resistência e luta que vale demais valorizar, apoiar e prestigiar. É por isso que o FAU não é só sobre música. É sobre representatividade, diversidade, voz e oportunidade. Vale ressaltar, ainda, que o FAU é um evento TransFree, ou seja, um lugar seguro para que todos, todas e todes possam ser o que realmente são, sem rótulos e se divertir em paz. Enquanto isso, o staff é todo composto de mulheres cis e trans nesta edição, graças ao apoio da CEDS RIO (Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio de Janeiro), sob gestão de Carlos Tufvesson.

E como se não bastasse, o evento ainda conta com espaço de SPA (massoterapia), através de uma parceria com o projeto “Saia Empoderada”, uma rede de apoio e empoderamento a mulheres e adolescentes, de Andressa Jordão. “O Saia Empoderada promove vivências de cuidado, bem estar e rodas de conversas que abordam temas do universo feminino com o objetivo de conectar mulheres através de suas experiências para que juntas possam se curar, se reconhecer e se empoderar. Aqui no FAU elas podem perceber o impacto de suas ações e se dar conta da importância de seus trabalhos”, afirma Andressa.

Faça sua parte, escolha sua forma de contribuir socialmente e resgate já seu ingresso pelo Sympla através deste link: sympla.com.br/fau-mmm. Os alimentos arrecadados são destinados a prover segurança alimentar para famílias em situação de vulnerabilidade nas comunidades do entorno.

Leia também: Levels + Gui Boratto: uma combinação que promete ser mágica

CONFIRA MAIS:

- Para receber cupons de desconto e mais informações sobre festas, clique aqui!
- Confira nossos grupos exclusivos de WhatsApp aqui!

- Siga também nossos perfis no Instagram: @bruejode e @wegoout

DJ, produtor musical e graduado em Comunicação Social pela ESPM SP, seu objetivo de vida é emocionar as pessoas e fazer com que elas sintam lá no fundo algo confortante. Seja tocando em festas, produzindo suas próprias tracks ou escrevendo textos, acredita que a música eletrônica tem o potencial único de unir pessoas e trazer bons momentos e experiências inesquecíveis.

Comente aqui:

Comente aqui!
Por favor, preencha com seu nome