Google celebra a música eletrônica com exposição virtual interativa

Música Eletrônica

O Google lançou uma nova exposição virtual chamada Music, Makers and Machines, que traz a história da música eletrônica e tudo sobre seus principais personagens. A exposição virtual mostra a parceria do Google e do YouTube com gravadoras, fundações, clubes e eventos importantes como XL Recordings, Kompakt, Bob Moog Foundation, ADE, Barbican Centre, Black Cultural Archives, Sydney Opera House e muito mais para oferecer vídeos, explicações interativas, demonstrações de sintetizadores, arquivos de fotos e registros históricos.

Há também recursos de Realidade Aumentada, mostrando alguns sintetizadores clássicos e baterias eletrônicas colocados no mundo real usando a câmera do seu dispositivo. Na exposição, você pode conferir mais de 13.000 mídias entre vídeos e fotos, scans 3D de 22 sintetizadores para que você possa explorá-los com mais detalhes, tours 360º de estúdios icônicos e exposições.

Os destaques da “Music, Makers and Machines” incluem “A Brief History Of Early Dubstep” conduzido pela fotógrafa Georgina Cook, “phatmedia: Iconic Flyer Collection” com cerca de 10.000 folhetos digitalizados e “Blacktronika”, um olhar sobre os inovadores negros na música eletrônica com curadoria e trilha sonora de King Britt.

Outros temas incluem “A música eletrônica é música negra”, “Virando o jogo: como a música eletrônica influenciou outros gêneros musicais”, “Pioneiros queer: explorando o papel dos ravers LGBTQ na história da dance music eletrônica” e “As máquinas icônicas: Produção de som, interação homem-máquina e instrumentos esquecidos”.

Ao acessar a mostra, o público entra em contato com um enorme conteúdo sobre a história dos gêneros da música eletrônica, seus principais players, os equipamentos que transformaram o som e lugares icônicos no desenvolvimento desta identidade cultural, como por exemplo os clubs Factory, na Inglaterra e o Tresor, da Alemanha, cuja porta foi recriada em 3D.

Os temas vão desde timelines completas da história da música eletrônica, até campos específicos como os mais importantes gêneros musicais (housetechnogrimme, etc) indo até o foco sociológico, visto nas exposições 25 Mulheres que Definiram a Cultura Jovem no Reino Unido, ou Queer Pioneers.

A sessão Where The Magic Happens dispõe na capa três tours virtuais sobre o Amsterdan Dance Event, a extinta Factory, o Berghain e o Salon des Amateurs. A seleção é uma homenagem aos que construíram a cultura dance e valoriza não só os artistas, mas os empreendedores desta cena e também os engenheiros.

A exposição ainda apresenta outros gêneros musicais que foram essenciais para a House Music que conhecemos hoje. A história do Krautrock, R&B, Synthpop, e de tudo o que se transformou ou foi absorvido pelos produtores de música eletrônica.

Música Eletrônica

Um dos principais fatores para a disseminação da cultura eletrônica foram os flyers, e a exposição também garantiu um espaço próprio para essa forma de comunicar que une à música, a produção artística visual.

O acesso à exposição está disponível a partir de hoje, 10 de março, gratuitamente e em inglês, com a opção de tradução online. Tire um tempo do seu dia para conferir a exposição. Um dos conteúdos mais completos da internet sobre a história de uma das maiores culturas da atualidade, está a um clique de distância e merece ser visto, revisto, estudado e exaltado.

Leia também: Dia do DJ | É possível ser DJ sem seguir o padrão? Artistas contam suas experiências!

CONFIRA MAIS:

- Para receber cupons de desconto e mais informações sobre festas e festivais de música, clique aqui
- Para participar dos nossos grupos exclusivos de wsapp e receber as novidades em primeira mão, clique aqui

- Siga também nossos perfis no Instagram: @bruejode e @wegoout

DJ, produtor musical e estudante de publicidade, seu objetivo de vida é emocionar as pessoas e fazer com que elas sintam lá no fundo algo confortante. Seja tocando em festas, produzindo suas próprias tracks ou escrevendo textos, acredita que a música eletrônica tem o potencial único de unir pessoas e trazer bons momentos e experiências inesquecíveis.

Comente aqui:

Comente aqui!
Por favor, preencha com seu nome