Entrevista L_cio toca este sábado na RIO ME e ‘A Melhor Balada’ bateu um papo exclusivo com o artista!

Entrevista L_cio: L_cio é peça central da cultura eletrônica de São Paulo, do Brasil e – por que não – do mundo. Residente de projetos urbanos inovadores, o artista combina sensibilidade e potência, em sublime criação artística. Laercio Schwantes aka L_cio, como músico instrumentista, doce flautista e habilidoso capoeirista consegue chegar a esta síntese de forma excepcional e singular como um autor completo, compondo diversas viagens musicais em seus três lives L_cio, Lacozta e Gaturamo.

Uma vez eu vi em uma entrevista que ele nem era muito chegado em música eletrônica, mas quando foi levado para uma festa, lá pelos anos dois mil e pouco, ficou fascinado em como eram feitos aqueles barulhos. Ele queria fazer aquilo e foi atrás. Ganhou um curso de produção e, passo a passo, estudou e buscou o conhecimento que embasa estas obras de arte que ouvimos hoje. Destaque em festivais como Dekmantel São Paulo, Rock in Rio, DGTL e Mysteryland, o artista figura com constância nas cabines de verdadeiras “instituições alemãs” como Sisyphos, Salon Zu Wilden Renate e Robert Johnson. Hoje Laercio integra a gravadora DOC Records, encabeçada por Gui Boratto.

No sábado, dia 2 de Dezembro ele apresentará seu projeto “L_cio” mais uma vez – e nunca igual – para o público carioca na festa RIO ME que traz também Dixon, Victor Ruiz e outras feras até o Centro de Convenções Sul América para doze horas de festa! A Melhor Balada aproveitou a oportunidade e bateu um papo com o artista para saber mais da sua história e do que está por vir na sua carreira!

Por: Nazen Carneiro 

A MELHOR BALADA: Quero dizer que é uma satisfação tremenda poder entrevistar um dos artistas brasileiros mais criativos e que mais admiro. Os seus três lives são L_cio, Lacozta e Gaturamo. Explique, por gentileza, para o nosso leitor as principais diferenças técnicas, artísticas e conceptiva entre eles.
L_cio: Primeiramente muito obrigado pelo convite. Os três projetos são bem diferentes entre si, na estética sonora e nos setups. L_cio tem características bem melódicas e orgânicas, além da sonoridade da flauta. O setup é composto de ableton live, apc-40, Novation Circuit e flauta. Lacozta é feito em parceria com Daniel Cozta e tem características bem sintéticas (usamos muitos softsynths nas produções) e é um som mais pesado, voltado pro tech house e techno. Usamos um setup bem robusto com: Ableton live, Elektron drum machine, Aira TR-08, OP-1, Mesa, compressor (RNC), apc-40, nano kontrol, iPad (maschine) – fazemos muitos improvisos além de tocarmos nossos temas ao vivo também. Gaturamo é feito em parceria com Zopelar. Nosso setup varia muito, pois esse live é realmente improvisado (eu cuido da parte rítmica e sub e o Zopelar cuida da parte melódica / harmônica) – o setup é todo montado com synths e drum machines, sem uso de computador e o som varia entre o techno e house.

A MELHOR BALADA: Você não é DJ, é um Produtor que sempre faz Live. Isso te te dá mais liberdade criativa, certo? Comenta isso por gentileza!
L_cio: Penso que meu caminho é um pouco diferente até chegar a tocar minhas músicas na pista. Produzo para alimentar meu live cada vez mais – assim sempre toco coisas novas. Quanto a liberdade, acho que muitos DJs são tão criativos que acabam fazendo uma live performance, por exemplo: Marky, Zegon e Murphy. 

A MELHOR BALADA: Você morava em São Paulo, fez sua carreira lá e recentemente mudou-se para Florianópolis. Mudou muito sua vida? E sua carreira?
L_cio: Sim, mudei em Março desse ano. Foi uma escolha por qualidade de vida (natureza principalmente) e a possibilidade de me relacionar com outras pessoas e com uma outra cena – o que realmente está acontecendo. Minha carreira não mudou muito, porque a distância de Floripa pra São Paulo é curta, o que não mudou meus bookings. 

A MELHOR BALADA: Muito legal o fato de você usar letras em português. O que falta para mais produtores também optarem pela nossa língua mãe? Acha que tem resistência do público?
L_cio: A voz toca as pessoas de maneira diferente, e quando é na língua do ouvinte, pode ampliar a percepção da música, mas também pode suprimir os elementos que são tão importantes na música eletrônica. Gosto de pensar a voz como mais um instrumento. 

A MELHOR BALADA: Você está num patamar da sua carreira onde antigas referências hoje (re)conhecem seu trabalho. Tem alguém que você não trabalhou junto ainda, mas que gostaria? Poderia dizer?
L_cio: Sou muito grato quando artistas que são referência pra mim hoje estão mais próximos e alguns são até amigos. Meu sonho sempre foi trabalhar com Gui Boratto – e rolou.

A MELHOR BALADA: Tem uma coisa que me fascina nos teus lives que é uma certa dose de experimentalidade. O que você vai inventar sábado no Rio de Janeiro que pode adiantar pra gente? =D
L_cio: Sim. Tenho um live bem amplo e provavelmente vou tentar dar sequência ao set do Dixon. Devo tocar algumas faixas do meu álbum (Canto e Forte) além de um material novo que sai entre esse ano e o início do ano que vem. 

A MELHOR BALADA: Sábado você toca na RIO ME ao lado de Dixon, um cara que está no topo dessa coisa toda a muitos anos. Além dele vários outros brazucas que representam uma camada do que está sendo feito de mais interessante. Estas ocasiões te influenciam (a sua música) de certa forma?
L_cio: Toda gig é muito importante pra mim, e estar em um line up desse, realmente é muito bacana e certamente me inspira de forma diferente em como vou tocar.

L_cio toca nesse sábado dia 2 de dezembro de 2017 no Centro de Convenções SulAmérica – que conta com ar condicionado e estacionamento próprio – na Av. Paulo de Frontin, número 1, na Cidade Nova, Rio de Janeiro. Para ingressos e informações acesse o evento oficial do facebook.

entrevista l_cio


Entrevista L_cio
antes do Rio ME : Dixon

Data: 2 de Dezembro de 2017 – Sábado 18h
Line up: Dixon (ALE), Victor Ruiz, L_cio Live, Zopelar, Nana Torres, Mumbaata e District 21
Local: Centro de Convenções Sul América – Av. Paulo de Frontin, 1 – Rio de Janeiro – RJ

Informações: Evento Oficial do Facebook
Ingressos: Bilheteria Digital

Leia também:
Eli Iwasa conta sobre seu novo Club CAOS
Entrevista L_cio

✨ CONFIRA MAIS! ✨

- Para receber cupons de desconto e mais informações sobre as festas e festivais, ou para dúvidas sobre o Tomorrowland, clique aqui!

- Participe dos nossos grupos exclusivos de whatsapp de Festas de Réveillon , Universo Paralello, Tomorrowland e mais! Veja todos os nossos grupos aqui: We Go Out Together

- Participe do nosso grupo do Telegram neste link!

- Siga, colabore e curta nossas playlists do Spotify neste link!

– Para ter acesso a mais dicas sobre festas e festivais de música siga nossos perfis no Instagram @wegoout e @bruejode e curta também nosso canal no Youtube mimi

Tem duas paixões na vida: viagem e música. Com mais de 30 países na bagagem e muitas histórias em festivais, escolheu os cinco dias acampada na lama do Glastonbury e a mágica de trabalhar no Tomorrowland Bélgica como as experiências mais incríveis que já teve.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here