Durante os dias 19 e 23 de Outubro de 2022 rolou, na capital holandesa, o Amsterdam Dance Event, ou ADE, a maior conferência de música eletrônica do mundo. Ao longo dos cinco dias e cinco noites que compreendiam o evento, a cidade de Amsterdam respirou, falou, sentiu e viveu música eletrônica, com palestras, conferências, workshops e encontros, além é claro, de muita festa com os maiores artistas do mundo em eventos de tirar o fôlego.
Conhecido por suas proporções incomparáveis, o Amsterdam Dance Event recebe os maiores players da indústria da música eletrônica, desde agentes, empresários, contratantes, fotógrafos, imprensa especializada, DJs, produtores musicais, e a lista segue. Com tudo isso em mente, é certo dizer que o ADE é o lugar tanto para aqueles que buscam aprender, fazer negócios e network, quanto para curtir e viver o máximo da energia da música eletrônica. Mas afinal, como é realmente ir ao Amsterdam Dance Event?
Confira o mapa interativo do Amsterdam Dance Event completo aqui!
Chegando no ADE
Aterrissando no aeroporto internacional de Schiphol, existem diversas maneiras de se chegar à região central de Amsterdam, entre Uber, táxi, transporte público, ou até mesmo alugar um carro. Uma das coisas interessantes sobre o ADE é que por todos os bairros de Amsterdam podemos ver bandeiras do evento, sinalizando os espaços onde ocorrem as palestras, painéis e workshops, bem como as festas durante a tarde ou a noite, o que já vai criando um certo clima e expectativa pelas experiências que o evento proporciona.
Hospedagem
A hospedagem na capital Amsterdam existe em vários formatos, desde hostel, hotéis e até Airbnbs, com uma grande amplitude de valores que levam em consideração tamanho do grupo de pessoas, região, conforto etc. Um bom lugar para se hospedar durante o Amsterdam Dance Event é a região de Leidseplein, uma área mais central, onde se concentra grande parte dos espaços que integram a programação do evento. Na região ainda podemos encontrar a mais ampla variedade de restaurantes, bares, cafés, lojas de souvenir entre muitas outras, além de uma facilidade considerável em tomar transporte público e claro, a oportunidade de cruzar com algum grande artista no meio da rua.
Programação
Um dos pontos essenciais para planejar antes de ir ao ADE é a programação. O Amsterdam Dance Event oferece tantas possibilidades, que chega a ser árdua a tarefa de selecionar os eventos e montar sua própria programação. Uma questão importante é entender se o seu propósito na viagem é curtir, trabalhar, ou mesclar as duas coisas.
Ao longo dos dias, percebemos que existem duas principais intenções com o Amsterdam Dance Event: a primeira delas é aprender, criar novas conexões e contatos e conseguir novos insights do mercado; e a segunda é viver o máximo que a música eletrônica pode oferecer. O ADE dá conta de trazer as duas propostas com maestria e proporções faraônicas, o ponto desafiador é realmente conseguir ir em tudo, vista a quantidade de eventos, muitas vezes os horários acabam por se encavalar, nos obrigando a tomar decisões sobre o que mais vale a pena para cada um de nós.
O Amsterdam Dance Event oferece diferentes tipos de ingresso e passes, que são o ADE Pro Pass, ADE Lab Pass, além de tickets para cada um dos eventos separadamente, vamos a eles:
ADE Pro Pass
- Válido todos os cinco dias;
- Acesso total a todos os setores da conferência, incluindo ADE Pro, ADE Green, BMIM e Blendrealities;
- Acesso durante todo o ano à plataforma de rede e banco de dados do ADE Pro;
- Participe de eventos e sessões de networking especializados;
- Acesso a todos os hubs de negócios oficiais do ADE;
- Acesso ao programa completo do festival (capacidade limitada nos locais);
- Acesso ao programa Arts & Culture (capacidade limitada nos locais);
- Receba a mochila oficial ADE x G-Star RAW 2022.
ADE Lab Pass
- Quatro dias de masterclasses, sessões de estúdio, de perguntas e respostas e muito mais;
- Demonstrações dos equipamentos mais recentes das principais marcas do mercado;
- Oportunidades de conhecer os artistas e profissionais da cena durante as sessões de networking;
- Compartilhe seu trabalho e receba feedback dos maiores artistas do mundo;
- Competições de música;
- Acesso total à conferência ADE Beats na ADE sexta-feira.
Principais festas
Se você é um clubber de carteirinha, esteja preparado para curtir festas de quarta a domingo. Algumas das maiores label parties e festivais organizam suas próprias edições, que variam entre formatos pockets ou em grandes escalas. Abaixo você confere mais informações dos eventos que presenciamos no ADE 2022:
Awakenings
Considerado um dos maiores festivais do mundo, o Awakenings levou sua marca aos icônicos Ziggo Dome e Gashouder, com uma programação de tirar o fôlego, com os maiores nomes do Techno mundial. Com algumas das maiores labels da cena como Afterlife dos italianos Tale Of Us, KNTXT de Charlotte de Witte, Drumcode de Adam Beyer, Exhale de Amelie Lens, From Our Minds de Richie Hawtin e Spectrum de Joris Voorn, e Awesome Soundwave de Carl Cox, o Awakenings sem dúvida não poupa esforços para manter seu renome de maior do mundo. Produção de altíssimo nível, aliada a um sistema de som de tremer o chão, uma experiência de pista completa, com o máximo de energia e o melhor do Techno, não tem como dar errado.
DGTL
Como de costume o DGTL aconteceu no NDSM, bairro que ocupa um antigo complexo portuário em Amsterdam. Com uma ambientação repleta de contêineres e uma produção de visuais e sistema de som únicos, o festival é de tirar o fôlego. Trazendo artistas que representam o melhor do House e Techno de todo o mundo. De Artbat à Dax J, Gerd Janson, Seth Troxler, Ben Böhmer, Palms Trax, Paula Temple, Kölsch entre muitos outros, o DGTL é conhecido por trazer noites inesquecíveis e eletrizantes, com design de palco de outro mundo, e line-ups incomparáveis.
Audio Obscura
Audio Obscura é uma marca que promove festas conhecidas pela sua curadoria musical de altíssimo nível, com o que há de mais refinado entre o House e sonoridades mais melódicas, ao Techno Industrial e pegada mais intensa. Em três dias ocupando a RAW Factory, espaço no prédio da G-Star Raw C.V., marca de moda holandesa, o Audio Obscura trouxe muito House e Techno com Peggy Gou, Brain De Palma, Ryan Elliot, Anetha, Dax J B2B Perc, Héctor Oaks, Adriatique, Âme, Mano Le Tough entre muitos outros.
Secret Project
O Secret Project é um dos festivais mais aguardados em todas as edições do Amsterdam Dance Event, trazendo muito Techno, House e Tech House viajando por todas as camadas do espectro. Com um line-up estelar repleto dos maiores DJs e produtores, bem como artistas plásticos e visuais, o Secret Project acontece no antigo complexo industrial de Hembrugterrein e contou com quatro palcos e muitas intervenções artísticas.
Melkweg
O Melkweg é um espaço cultural icônico da capital holandesa, que funciona desde 1970 e ocupa uma antiga fábrica de leite. Recebendo quase 600 mil pessoas anualmente, o Melkweg tem diversas áreas e salas, e no ADE 2022 não poderia ser diferente: todos os dias uma sequência de artistas incríveis, dos mais variados gêneros da música eletrônica. Com uma programação de tirar o fôlego, incluindo Oliver Heldens, showcases da Monstercat, Paul Van Dyk, Markus Schulz, Dave Clarke, Goldfish, showcase da Anjunabeats e muito mais, o espaço se transforma e se molda à necessidade do artista.
Quanto custa ir para o ADE?
Se essa é uma das suas dúvidas, detalhamos praticamente todos os valores nesse vídeo abaixo, desde a passagem, hospedagem, alimentação, bebidas, festas e até souvenir.
As datas para a edição do Amsterdam Dance Event 2023 já estão confirmadas: o evento acontecerá de 18 a 23 de outubro. A programação deverá ser divulgada ao longo do ano que vem e compartilharemos todas as novidades no site. Fique de olho!
Leia também: Amsterdam Dance Event 2022 (ADE) | Tudo que você precisa saber