Conheça Carl Cox em 4 pilares

Otávio ApovianOtávio Apovian
08/11/2023 16:05

Após sete longos anos Carl Cox finalmente está de volta ao Brasil! Programada para acontecer no dia 8 de dezembro a noite do rei do House e Techno rola no Complexo Canindé em São Paulo! Não perca tempo e garanta seus ingressos aqui!

Nesse post vamos apresentar esse mestre da música eletrônica em quatro pilares que demonstram a grandiosidade e relevância de Carl Cox na cena global, vem conferir:

Repertório

Dando início à sua história como produtor musical, Carl Cox lança seu primeiro single em 1991. A faixa "I Want You" chegou pela gravadora Perfecto Records de Paul Oakenfold, e logo se consagrou um dos maiores hits da música eletrônica global, recebendo incontáveis remixes de outros gigantes. 

https://open.spotify.com/embed/artist/19SmlbABtI4bXz864MLqOS?utm_source=generator&theme=0


Mantendo-se sempre fiel ao que acredita como sonoridade, o britânico, ao notar que grande parte do público migrava para a House Music e sonoridades do Trance mais leves, começou a abraçar a estética underground e os sons do Techno. "O techno te leva a algum lugar além", Carl comenta sobre sua música. "Ele é construído para te levar a um elemento de tensão, sem saber exatamente para onde você está indo. É assustador, mas maravilhoso ao mesmo tempo."

Lançamentos relevantes que marcam até hoje a carreira de Carl Cox incluem o mixtape "F.A.C.T." de 1995, que se tornou uma referência do Techno; o EP "Two Paintings And A Drum" de 1996; o single "Sensual Sophisti-Cat"; o álbum "The Sign" de 2005; "Dirty Bass", collab com Christian Smith, entre muitas outras que conquistaram as paradas do Reino Unido e de toda a Europa.

Ibiza

O relacionamento de Carl Cox com a ilha mais famosa do mundo vem de longa data, tendo desde 2001, ajudado a estabelecer a Space Ibiza como uma das maiores casas noturnas do mundo. Com uma das residências mais bem-sucedidas da história, durante 15 anos consecutivos o britânico selecionou line-ups cuidadosamente planejados e um foco igual tanto em novos talentos quanto em grandes nomes. Carl sempre se esforçou para manter sua noite na vanguarda da cena noturna de Ibiza. Começando em 2001 com apenas 6 noites, sua residência cresceu e se adaptou à medida que o club também ia crescendo. 

Desde o fechamento da Space Ibiza em 2016, Carl seleciona cuidadosamente onde se apresenta na ilha. Levando o Resistance à ilha, o artista já marcou presença no Privilege Ibiza, e em 2019 veio a série 'One Night Stand', tocando no DC-10, Ushuaïa e Pacha. "Nos meus primeiros dias tocando em Ibiza, não era estranho para mim tocar em todas as casas noturnas", diz Carl. "Eu tive a oportunidade de fazer minha própria noite na Space e definir meu som em uma casa noturna. Agora é bom poder compartilhar o amor com algumas das outras casas noturnas."

Ultra

2001 foi o ano em se iniciou  a relação de um dos maiores nomes da música eletrônica com uma das maiores marcas da música eletrônica global, com a primeira apresentação de Carl Cox no Ultra Music Festival. Quatro anos no futuro, em 2005, o DJ recebe o convite para fazer a curadoria do seu próprio palco no festival, que se consagraria no "Carl Cox & Friends", e que inclusive marcou presença no Ultra Brasil, em 2016. Mantendo sua reputação como um dos DJs mais requisitados do mundo, após 12 anos com seu palco no Ultra, o artista firma uma nova parceria com a marca global. Ao lado do Ultra Worldwide, Carl Cox se torna o embaixador do selo e das festas Resistance do Ultra em todo o globo. agora tem orgulho de ser o embaixador das festas "Resistance" para o Ultra em todo o mundo. 

Carl Cox no Ultra Music Festival | Foto: Divulgação

Labels

Em 1999 vem ao mundo a Intec Records, a primeira gravadora de Carl Cox e que viria a se tornar um dos projetos que mais cultivou e desenvolveu a música eletrônica no mundo. Com oito anos na estrada e dezenas de hits e artistas da cena underground lançados, a Intec é encerrada em 2006, mas logo retornaria como Intec Digital, em 2010. O retorno triunfal da marca ainda recebeu diversos novos artistas e influências do som underground, além de abrigar o sexto álbum de estúdio de Carl Cox,  "All Roads Lead To the Dancefloor".  Em 2013 veio a icônica série de mixtapes "Pure Intec" ao lado de Jon Rundell, que foi responsável por revelar diversos talentos e faixas bombásticas e renderam quatro volumes. "Eu sempre me preocupei em apoiar artistas e promover novos talentos", diz Carl. "Às vezes, um lançamento passa despercebido ou é negligenciado. Pure Intec é uma ótima maneira de reunir o melhor de nossa produção e celebrá-la."

https://open.spotify.com/embed/album/6CjCW4jVic7gvaYPrfkGNG?utm_source=generator&theme=0

Além de tudo isso, em 2018 Carl lança outro selo, o Awesome Soundwave (ASW), em parceria com Christopher Coe. Com foco nas apresentações em formato Live Act, em que o artista toca suas faixas ao vivo com drum machines e sintetizadores, a gravadora assinou com 15 artistas, incluindo Marc Romboy, Hybrasil e Hannes Bieger.  "Minha ideia era criar um selo onde artistas que podem criar e executar sua música ao vivo tenham um espaço onde possam ser eles mesmos e criar música sem limitações.

Como se não bastasse, Carl Cox tem sua própria festa conceitual, a PURE. Baseando-se na ideia de voltar às raízes, Carl coloca a música em primeiro lugar em festas de techno sem muitos rodeios. "Pure é a minha marca. Eu a cultivei desde o início, buscando reunir os melhores purveyors (defensores) do techno para entregá-lo em sua forma mais pura, e isso funciona.

Não perca tempo e garanta seus ingressos aqui!

Para ficar por dentro das novidades sobre as festas, participe do nosso grupo de WhatsApp Festas & Festivais de Música e para conferir nossos outros grupos clique aqui!

Leia também: D-Edge inaugura Complexo Cultural no Rio De Janeiro com Charlotte De Witte