Entrevista | ARTBAT no turbilhão do verão europeu

Otávio ApovianOtávio Apovian
04/09/2023 21:22

O duo ucraniano ARTBAT é conhecido por sua abordagem única e atmosférica do techno melódico. A dupla formada por Artur e Batish começou a conquistar os fãs brasileiros na primeira edição do Cercle no Brasil, no Bondinho do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro, e, desde então, o projeto vem marcando presença em diversos festivais por aqui, como Time Warp, Só Track Boa, XXXPERIENCE entre muitos outros.

Com um ano cheio de apresentações incríveis pelo Brasil e pelo mundo, ARTBAT ainda tem uma intensa temporada em Ibiza na residência David Guetta & Morten presents Future Rave às sextas-feiras no Ushuaïa Ibiza. Com um ritmo consistente de lançamentos por algumas das mais relevantes gravadoras do mercado como Afterlife, Diynamic e Suara, os ucranianos também tem seu próprio selo, o UPPERGROUND. Abrigando a maioria de seus lançamentos recentes, ARTBAT vem cultivando em sua gravadora sua sonoridade única e atmosférica, ao lado de outros grandes artistas. Na última sexta-feira, 16 de junho, ARTBAT lançou a faixa "Breathe In" com os vocais de Another Life pela UPPERGROUND.

Confira nosso papo com ARTBAT e conheça esse projeto tão especial mais de perto!


Olá ARTBAT! Como vocês estão hoje? Obrigado por nos receberem!
Muito bem, obrigado! A temporada de verão é sempre muito movimentada para nós, com todos os shows e festivais, mas é sempre muito gratificante poder ter essa troca com todos os nossos fãs!

Para começar, gostaríamos de saber como vocês descobriram e se conectaram pela primeira vez com a música eletrônica, e o que os levou a seguir uma carreira nesse gênero?
Nós éramos apaixonados por fazer música mesmo antes de nos cruzarmos. Nós nos conhecemos em uma rave underground em Kiev. Tivemos uma conversa sobre música e logo percebemos que deveríamos trabalhar juntos no estúdio. Começamos a tocar juntos com mais frequência e, eventualmente, tomamos a decisão de deixar para trás nossos nomes artísticos individuais e continuar como ARTBAT.

Como artistas, quem são suas principais referências ou influências artísticas? Existem músicos específicos, gêneros, eras da música ou até mesmo outras formas de arte que tiveram um impacto significativo em seu estilo?
Durante os anos 90, nossa fascinação se voltou para a música dance européia, como o som de Dr. Alban, por exemplo. Nossos fones de ouvido se tornaram companheiros constantes enquanto a gente mergulhava nos ritmos únicos. Gastamos todo o nosso dinheiro com as músicas mais novas do momento, começando com cassetes e depois fazendo a transição para CDs. DJs como Paul van Dyk, Armin van Buuren, Carl Cox, Adam Beyer e Stephan Bodzin influenciaram nosso estilo de forma mais significativa.

Vocês poderiam nos contar sobre os objetivos e a visão que têm para a sua gravadora, Upperground? O que a diferencia de outras gravadoras do setor e quais são os planos futuros para a gravadora? Podemos esperar vê-la no Brasil? Felizmente, temos uma equipe incrível. Estamos muito contentes com a forma como a gravadora está crescendo e lançando novas músicas. Gostamos de ajudar e incentivar novos talentos. Além disso, ter nossa própria gravadora independente significa que não estamos restritos a criar. Costumamos dizer que o som da UPPERGROUND é único, emocional, sutil e não está ligado a um estilo ou gênero específico, já que gostamos quando a música rompe barreiras.

Seu novo single "Breathe In" foi lançado recentemente! Poderiam compartilhar a inspiração por trás da música? O que os motivou a criar essa faixa em particular e que mensagem vocês esperam transmitir ao público por meio de sua letra e música?
Criamos essa faixa como um lembrete para nós mesmos para pausar, respirar fundo e apreciar o mundo ao nosso redor. Ela celebra a energia incrível que surge quando nos envolvemos completamente no momento presente, encontrando felicidade e gratidão a cada segundo que passa. Trabalhando em colaboração com Another Life, criamos uma música que se conecta profundamente com nossas emoções.

Poderiam compartilhar um pouco sobre o processo criativo de vocês ao trabalhar juntos no estúdio?
Não temos papéis definidos um para o outro, o processo é diferente a cada vez. Sempre há harmonia e entendimento entre nós no estúdio e é importante mantermos o bom humor.

Com o surgimento do som Future Rave, como vocês veem a conexão de sua música com esse gênero? Existem elementos ou características específicas que vocês acreditam destacar o som de vocês dentro desse movimento Future Rave?
O Future Rave tem um som mais sombrio com alguns elementos melódicos, mas eletrizantes, que nós realmente gostamos e usamos em nossas próprias produções. Diríamos que o som da ARTBAT se conecta tanto ao underground quanto a gêneros mais populares, já que gostamos de combinar sons e influências diferentes para criar músicas verdadeiramente únicas.

Vocês construíram uma forte conexão com o Brasil ao longo dos anos. Como é essa sinergia com o público daqui?

Temos uma base de fãs dedicada e entusiasmada no Brasil. Sempre é ótimo tocar lá, já que o público transmite uma energia incrível e é realmente apaixonado pelo nosso som. Sempre nos lembraremos do nosso set para a Cercle no Rio de Janeiro, em um dos lugares mais cênicos do mundo. Vocês são incríveis!

Qual é a abordagem de vocês no processo criativo ao produzir novas faixas?
Sempre focamos em manter um clima positivo no estúdio e desenvolvemos uma forma de trabalhar que é muito harmoniosa e descontraída.

Olhando para o futuro, quais são seus objetivos e aspirações de longo prazo como artistas? Onde vocês se veem nos próximos anos em termos de música, apresentações e trajetória geral de carreira?

Poderiam nos dar algumas dicas sobre seus próximos projetos nos próximos meses? Há novos lançamentos ou colaborações que vocês estão particularmente animados? Em agosto, teremos um lançamento muito especial e um videoclipe que provavelmente é um dos nossos projetos mais pessoais e queridos até hoje, então fiquem ligados!

Acompanhe o duo no Spotify!

Leia também: ANNA apresenta seu novo e aguardado álbum “Intentions”