Lebox lança "La Locura", diretamente do projeto "Curso Delas"

Otávio ApovianOtávio Apovian
15/08/2022 16:40

A partir de debates da cena feminina, a DJ e produtora Lebox teve a ideia de criar um curso gratuito com 25 vagas para qualquer mulher que se interessasse em produção musical, fossem iniciantes, ou para aperfeiçoar suas técnicas. A ideia enfim saiu do papel e o Curso Delas surgiu, proporcionando muito aprendizado, troca e desenvolvimento para as artistas, inclusive o primeiro lançamento de Lebox, "La Locura", que veio pela Tropical Feelings.

Com duração de dois meses, o curso foi dividido em oito módulos, nos quais Lebox passou conhecimentos de aprendizagem básica e avançada no decorrer do processo de criação de uma música. Da escolha do tema, processo criativo até mixagem e masterização, contando com a participação especial do engenheiro de áudio Dramaki. Ao final do Curso Delas, estava pronta a track "La Locura", de Lebox com participação de Knashi, RALIP, Unstop e Dramaki

https://open.spotify.com/embed/track/1QfdAzYQBXZDTHX06T0z4K?utm_source=generator

A track veio pela Tropical Feelings, primeira e única gravadora que Lebox enviou a demo e teve aprovação imediata: “Eu sabia que o Kostt (CEO da gravadora) iria abraçar o projeto, ainda mais tendo a Carola como uma das fundadoras da label, antes mesmo de eu falar sobre o curso, a música já havia sido aprovada, o que me deixou mais contente ainda, senti que nós tínhamos cumprido com o propósito de entregar um resultado legal na conclusão do curso e que independente de qualquer coisa, o material estava bom.”

A participação dos artistas, em forma simbólica de retribuição e motivação, se deu por meio de presença e engajamento nas aulas, onde Knashi e RALIP, alunas do curso não tiveram nenhuma falta e acompanharam o curso completo, sempre opinando sobre a música e participando ativamente de qualquer decisão. Unstop, mediador presente em todas as aulas para eventuais problemas, somando também muita troca de conhecimento, e Dramaki, que finalizou a música com sua incrível mix e master durante a última aula adicionando também pontos de co-produção.

“No início achei que não teria nenhum tipo de troca, estava super nervosa com o conteúdo, mas depois as meninas foram se soltando e rolou uma troca de conhecimento de produção muito grande, eu mesma aprendi inúmeras técnicas e sacadas diferentes durante o curso… achei que estava ali pra passar meu conhecimento, mas aprendi muito durante o processo! É muito legal ver que várias meninas de vários estilos diferentes conseguiram se unir para chegarmos em um resultado tão incrível.” diz Lebox, feliz com o resultado da track feita em curso.

Todas decisões foram tomadas em conjunto, desde timbres a elementos, sempre levaram em conta a opinião das alunas para que a música realmente tivesse um pouco de cada uma no resultado final.

Lebox faz questão de ressaltar que conhecimento é pro mundo e que precisamos de mais projetos assim para nos unirmos. Ressalta que gostaria de presenciar mais iniciativas assim no cenário eletrônico de forma geral, pois a sensação de poder ajudar o próximo é indistinguível de qualquer outra.

Leia também: Ultra Naté lança seu mais novo álbum “ULTRA”