Uma luz no fim do túnel se acendeu nesse final de semana para os eventos de grande porte depois de tanto tempo sem festivais pelo mundo todo. O Road to Ultra Taiwan finalmente aconteceu no dia 14 de novembro, na capital Taipel, com apenas um palco e um público de 10.000 pessoas.
O headliner era o sueco Alesso, que finalizou o espetáculo depois da dupla Slander, de Los Angeles, de um set de psy trance da dos israelense Vini Vici e uma performance de trap e hardstyle do DJ americano Kayzo. O início do festival ficou por conta dos artistas regionais Junior, RayRay e Pei Pei, que fizeram o aquecimento da multidão presente.
https://www.youtube.com/embed/D1OFjKiRqZw?showinfo=0
Um dos principais motivos que levaram o governo local a permitir esse tipo de evento é que Taiwan está livre do COVID-19 há mais de sete meses. Com apenas sete mortes e 550 casos no total entre uma população de 23 milhões de pessoas que habitam a ilha, a forma como o governo lidou com o vírus foi admirável. Eles fecharam fronteiras logo no início, restringiram o transporte público, distribuíram máscaras para todos e criaram um protocolo pandêmico rígido. Isso fez com que a ilha se recuperasse tão rapidamente, e significou que eventos de grande escala foram considerados seguros novamente.
As medidas de distanciamento para os locais não eram tão rígidas, o festival apenas fez a medição de temperatura na entrada, disponibilizou álcool em gel e orientou para que cada participante levasse sua máscara, mas não obrigava o uso dentro do espaço.
Os participantes precisavam também preencher previamente um formulário com dados pessoais. Apenas pessoas vindas de outros países deveriam se submeter a uma quarentena de 14 dias de isolamento antes de chegar ao festival.
https://www.instagram.com/p/CHU8sy1jxXh/embed/
Essa quarentena teve que ser cumprida por todos os artistas, inclusive Alesso, que chegou a postar nas redes sociais sua estadia na cidade nas semanas anteriores ao evento. O único inconveniente gerado foi de que quatro artistas (que não tiveram os nomes revelados) acabaram não cumprindo a quarentena e foram multados em NT $ 10.000 ($ 351 USD).
O Road to Ultra Taiwan também foi transmitido ao vivo para todo o mundo através do canal UMF TV no YouTube.
https://www.instagram.com/p/CHk-Y3SnxK7/embed/
Leia Também: Agenda | Festivais de Música no Brasil em 2021