Nos últimos 10 anos o The BPM foi um dos festivais underground mais desejados pelos amantes de música eletrônica. Em um formato diferente, Play del Carmen – México – recebia um line up completíssimo durante 10 dias, com festas acontecendo em vários lugares da cidade. Infelizmente neste ano o festival foi muito noticiado pela tragédia do último dia, que resultou no cancelamento de próximas edições no mesmo local.
De qualquer forma nosso colaborador Renato Milano esteve por lá e descreveu toda sua experiência com várias fotos e vídeos super interessantes. Publicitário e DJ, ele é apaixonado por música eletrônica underground, e já está a procura de qual será o próximo festival:
Com certeza o BPM é um dos maiores e mais completos festivais do mundo, e caso você ainda não o conheça, segue um breve resumo:
O BPM sempre aconteceu em Playa Del Carmen no México (70km de Cancún). Fazem alguns anos que o festival se organiza através dos show cases, que é o seu grande diferencial. Cada selo/gravadora/crew se apresenta em um local diferente, dessa forma cada festa tem sua própria identidade e estilo. Encontrei desde pequenas festas na beira da praia e clubs de 4 andares, até mega palcos com milhares de pessoas no meio da floresta. Além disso a diversidade e a quantidade de top djs e produtores é gigante, por isso pode se dizer que o BPM é um dos festivais mais completos com toda certeza. E, para os amantes do underground, o EDM é proibido nesse festival!
Cheguei uns dias antes em Playa del Carmen para curtir as atrações turísticas que são muitas. Cenotes, ruínas, ilhas, a própria cidade, a culinária, as pessoas do mundo todo, o clima de festa, resumindo, o lugar é um paraíso!
6 de janeiro, chegou o dia! Depois de alguns anos acompanhando o festival de longe, decidi que em 2017 eu iria até ele, afinal era a comemoração de 10 anos do BPM. Comprei os tickets antes mesmo de sair o line-up, não tive receio que seria estrelado como todo ano, não deu outra, a quantidade de nomes foi impressionante.

1º DIA
Knee Deep in Sound – Gravadora do Dj e Produtor Hot Since 82, o cara está no Top 100 do RA já tem um tempo e vem realizando festas pelo mundo todo. O dono da festa mesmo não pode ir pois ficou doente, e foi substituído por “apenas” um dos membros do Appolonia, substituição mais que justa.
Friends of Pet – Catz and Dogz tocando com os amigos em um palco super intimista na altura da pista.
Ants – Line-up fo** incluindo um B2B entre Andrea Oliva e Davide Squillice, e fechando ainda teve Joris Voorn!
2º DIA
Tine and The Gang – Uma das minhas festas preferidas, estrutura pequena com a TINI fazendo um set only vinil de chorar! A energia que essa Dj transmite é surreal, fiquei mais fã ainda.
All Day I Dream – Lee Burridge e sua festa icônica com decoração especial e um deep com breaks intermináveis, som bem orgânico somado a sensação do pé na areia, a festa fez jus ao seu nome, parecia um sonho mesmo.
Resumo oficial do BPM SECOND DAY:
3º DIA
Crew Love – A famosa festa do Soul Clap que contou com um B2B entre Soul Clap e Wolf and Lamb, e o surreal live do No Regular Play, bem deep e bem dark. Esse live na praia com o sol já posto, foi bem épico!
Suara Party – Techno e Tech House catalão de primeira. Uma festa praticamente sem warm up, do início ao fim tracks intensas, tocadas pelos figurões da famosa gravadora do velho continente e seus convidados.
Music On – Fechando com chave de ouro, uma das mais famosas e prestigiadas labels partys do mundo, a Music On, com seu boss Marco Carola botando a pista abaixo. Ainda tinha uma segunda tenda com Apollonia, difícil foi escolher onde ficar.
Resumo oficial do BPM THIRD DAY:
4º DIA – BÔNUS PARTY
No dia 10 acordei bem cedo para pegar a estrada para Tulum, fui dar uma última checada no insta e o Solomun tinha acabado de postar isso:
Uma free party a 5 minutos do meu hotel, com Solomun e Adriatique, o resultado foi esse:
GUIA:
Caso esteja planejando ir ao BPM, vale lembrar que em 2018 ele não será em Playa Del Carmen, no último dia infelizmente aconteceu uma tragédia e a prefeitura da cidade baniu esse tipo de evento. Seguem algumas dicas e informações para você curtir o BPM em 2018 (ou não) independente do local.
Ingressos: Passport ou Tickets Avulsos?
Eu preferi comprar o passport dos 3 primeiros dias, esse ticket dá direito a pulseira, com ela você entra e sai de qualquer festa quantas vezes quiser. Eu queria ter a experiência de estar em uma festa e poder e ir para outra, ver o movimento e poder escolher a melhor, vivenciar aquela dinâmica do festival. Porém, você pode também escolher festas específicas e comprar o ticket avulso, a vantagem disso é que você pode distribuir melhor as festas durante sua viagem, comprar por exemplo, festa um dia sim e um dia não, para poder descansar e fazer outras programas.
Valores:
PASSPORTS: 10 DIAS $875 | 7 DIAS $585 | 3 DIAS OPENING $395 | 3 DIAS CLOSING $395 (+ IMPOSTOS E TAXAS).
AVULSOS : $40 A $75
Valores bebidas nas festas:
Cada lugar tinha seu preço mas segue uma média:
Corona ou Bud Light – $3,5 a $5,15.
Energético $5,5.
Água – $3,5 a $5,15 (puxado), eu comprava entre uma festa e outra nas conveniências.
Dica:
Independente da cidade, o festival deve continuar com a mesma proposta, a dica é; faça um planejamento de quais festas quer ir. Em um mesmo local, acontece festas diferentes a cada dia, tente colocar em sua programação locais diferentes, para você conhecer o máximo de clubs e espaços possíveis.
A região da Riviera Maya no México tem um cena gigante de festas e festivais além do BPM, 90% dos outdoors anunciavam algum tipo de evento com line-up recheado de grandes nomes, vale muito a pena conhecer!
✨ CONFIRA MAIS: ✨ - Para receber cupons de desconto e mais informações sobre festas, clique aqui! - Confira nossos grupos exclusivos de WhatsApp aqui! - Siga também nossos perfis no Instagram: @bruejode e @wegoout