Reino Unido
Intec Digital, Armada Music e Filth On Acid
Foi aos 15 anos que Carl comprou um par de toca-discos e começou a trabalhar como DJ. Disco foi a primeira música que o cativou, mas, no início dos anos 80, Cox já estava tocando o mesmo estilo de música que outros jovens DJs londrinos – rare groove, hip-hop de Nova York e electro. Ele estava na posição ideal para ouvir a house music de Chicago em suas formas mais iniciais, e quando a épica 'Acid Trax' de Phuture (também conhecido como DJ Pierre) foi lançada no início de 87.
Como um dos fundadores do som, Carl surfou na cena rave britânica em ascensão. Ele tocou na noite de abertura do lendário Shoom de Danny Rampling, co-promoveu o The Project com Paul Oakenfold, teve uma residência no Zap Club em Brighton e, no rave Sunrise de 1988, conectou um terceiro toca-discos para seu set ao amanhecer, colocando 15 mil pessoas de volta ao ritmo, e estabelecendo sua reputação pessoal por sua habilidade com três decks.
O próximo passo foi fazer música, e o single de estreia de Carl em 1991 para o selo Perfecto de Paul Oakenfold, 'I Want You', rendeu-lhe um hit no Top 30 e uma aparição no Top of the Pops. Outros dois singles também chegaram às paradas. Mas Carl era um astro pop relutante e, à medida que as massas migravam para o house e trance mais comerciais, e o hardcore gerava o jungle, Cox se retirou para o mundo dos clubes que o nutriu e, em vez disso, abraçou os sons underground do techno.
Os lançamentos clássicos de Carl incluem seu CD mix de 1995, 'F.A.C.T', que se tornou um marco do techno, vendendo mais de 250 mil cópias, e o EP de 1996 'Two Paintings and a Drum', que novamente alcançou o Top 30 britânico. Além da empresa de Carl, 'Ultimate Music Management', que contava com Josh Wink e Laurent Garnier entre 27 clientes, havia o selo Ultimatum, pelo qual Carl gravou seu terceiro single no Top 30 do Reino Unido, 'Sensual Sophis-ti-cat'. Em 2005, o terceiro álbum de Carl, ‘The Second Sign’, causou um grande impacto na Europa e alcançou o número 3 nas paradas nacionais da Espanha. Também ganharam aclamação da crítica 'Dirty Bass', uma colaboração com Christian Smith, e a funky 'Give Me Your Love', ambos lançados pela 23rd Century Records, um canal para sua crescente produção musical.
Carl formou seu próprio selo, Intec Records, em 1999, alcançando uma série de hits underground e desfrutando de oito anos na vanguarda da música eletrônica. Após seu encerramento em 2006, Carl ainda recebia uma enxurrada de novas músicas, decidindo finalmente relançar o selo como Intec Digital no início de 2010. Foi um retorno triunfante, graças a exclusivos de alguns dos maiores nomes do techno.
Intec Digital também foi a casa do 6º álbum de estúdio de Carl, ‘All Roads Lead To the Dancefloor’, lançado com grande aclamação em 2011, em tecnologia USB de última geração.
2013 marcou o relançamento da série seminal de Carl, Pure Intec, 9 anos após o sucesso do original ‘Pure Intec’. O lançamento coincidiu com o início de uma nova série de noites de clube do Intec, onde Carl e o chefe do selo, Jon Rundell, tocaram para um XOYO esgotado no leste de Londres, com datas seguintes em Ibiza, Madrid, Suíça, Amsterdã para o ADE, e no fabric de Londres, onde voltariam na Páscoa de 2015.
A lendária residência de Carl em Ibiza também continua quebrando barreiras. Celebrando incríveis 14 anos consecutivos no Space em 2015, Carl e a Safehouse Management construíram sua residência semanal em uma das noites mais populares da ilha, aclamada por suas line-ups ousadas e inovadoras, direção musical e produção de última geração. Isso, junto ao papel altamente envolvido e apaixonado de Carl como promotor, programador e anfitrião, é o motivo pelo qual cada ano superou o anterior, tanto em qualidade quanto em tamanho.
O verão de 2014 também foi uma temporada recorde para Carl em Ibiza – além de sua residência, ele também tocou na festa de encerramento do Space, com datas no Amnesia, Sands e DC10. Além de Ibiza, Carl continua a apresentar seu palco Carl Cox & Friends no Ultra, sendo um dos destaques do festival há muito tempo.
Tudo isso, e ainda assim o programa de rádio ‘Global’ de Carl continua batendo recordes, agora alcançando mais de 17 milhões de ouvintes semanais em todo o mundo e é transmitido por mais de 60 estações FM, satélite e DAB em 35 países, tornando-o um dos mais importantes locutores do planeta e o DJ mais seguido no Mixcloud.
*Fonte: Resident Advisor