Reino Unido
Atlantic Records, Ministry Of Sound Recordings e Sony Music
O grupo britânico de música eletrônica Clean Bandit alcançou sucesso ao combinar música clássica com dance-pop, criando um som refinado e cheio de ritmo – frequentemente com vocais de convidados de destaque.
Depois de conseguir seu primeiro hit com a sensação internacional multi-platina "Rather Be" (do álbum 'New Eyes' de 2014), com Jess Glynne, eles lançaram uma sequência de sucessos nas paradas do Reino Unido que também fizeram sucesso ao redor do mundo, incluindo "Rockabye" com Sean Paul e Anne-Marie, "Symphony" com Zara Larsson e "Solo" com Demi Lovato, todas incluídas no álbum 'What Is Love?' de 2018. Em 2020, chegaram novamente ao Top 10 do Reino Unido com "Tick Tock", com Mabel, antes de lançarem "Higher" em 2021, com Iann Dior.
Fundado em 2008 por colegas de escola Grace Chatto (violoncelo, percussão e vocais), Jack Patterson (baixo, teclados, piano e vocais), Luke Patterson (bateria) e Neil Amin-Smith (violino e piano), o grupo inicialmente se chamava Chatto Quartet quando se apresentavam em sua universidade. O quarteto de cordas, formado por músicos clássicos , tocava composições tradicionais J.S. Bach e citava Jacqueline du Pré como influência, mas após os shows, costumavam ouvir garage, 2-step, Craig David e faixas de Arcade Fire.
Os membros do quarteto conheciam o produtor Jon Wandeck e o MC Ssegamic através do trabalho fotográfico da dupla, e quando Wandeck sugeriu que eles tocassem em uma de suas faixas de house, o Clean Bandit nasceu. Com MC Ssegamic nos vocais, lançaram a mistura de gêneros "Telephone Banking" no verão de 2011. O mixtape 'Dance Armstrong' veio em 2012, enquanto 2013 viu o lançamento do EP 'Mozart's House'. A faixa "Mozart's House" também foi incluída em seu álbum 'New Eyes', lançado pela Atlantic Records em 2014.
Embora os primeiros singles "A+E" e "Dust Clears" tenham tido um desempenho modesto nas paradas do Reino Unido, foi apenas com o quarto single de 'New Eyes' — "Rather Be", com Jess Glynne — que o Clean Bandit entrou no mainstream internacional. A música multi-platina se tornou a segunda faixa mais vendida no Reino Unido em 2014 e ganhou um Grammy de Melhor Gravação Dance em 2015. O sucesso de "Rather Be" impulsionou o grupo com 'New Eyes' até 2016, gerando outros singles que mantiveram o Clean Bandit nas paradas do Reino Unido.
No final de 2016, Neil Amin-Smith deixou o grupo, poucos dias antes do lançamento do single "Rockabye", com Sean Paul e Anne-Marie nos vocais. A faixa se tornou o segundo número um do Clean Bandit no Reino Unido e entrou no Top 10 da Billboard, recebendo certificação de platina em toda a Europa, nos EUA e na Austrália.
Em seguida, lançaram outra colaboração de sucesso, "Symphony" com Zara Larsson, e o single Top 5 "I Miss You" com Julia Michaels. Em 2018, o trio garantiu seu quarto hit com o single de verão "Solo", com Demi Lovato. "Baby" com Marina e Luis Fonsi chegou pouco antes do lançamento do segundo álbum do grupo, 'What Is Love?'. Além dos singles lançados anteriormente, o álbum também trouxe colaborações com Ellie Goulding, Rita Ora, Craig David, e muitos outros. Em 2020, uma colaboração com a rapper Mabel resultou no single de sucesso "Tick Tock".
*Fonte: Spotify