Estados Unidos
Darkroom Records
O produtor, compositor e DJ Dan Griffith cria música dance-pop emotiva e de olhar aberto sob o pseudônimo Gryffin. Suas músicas combinam instrumentação orgânica e eletrônica, incorporando pianos e guitarras em faixas de house melódico e future bass. Ele chamou a atenção inicialmente com remixes de músicas de estrelas pop como Tove Lo e Maroon 5, e começou a lançar material original em 2016, obtendo mais de uma dúzia de hits nas paradas com singles que contaram com convidados como Carly Rae Jepsen, Aloe Blacc e AlunaGeorge. Muitos desses sucessos foram incluídos em seu álbum de estreia de 2019, "Gravity". Gryffin continuou sendo um favorito nas paradas com faixas como "Cry" com John Martin e "Safe with Me" com Audrey Mika, ambos em 2020, e colaborou com o OneRepublic para a música "You Were Loved" em 2022. Várias dessas músicas apareceram em seu segundo álbum, "Alive".
Com formação clássica em piano, Griffith aprimorou suas habilidades musicais tocando em bandas - ele também é um guitarrista talentoso. Após se formar em engenharia elétrica na Universidade do Sul da Califórnia, ele começou a se envolver na produção musical, eventualmente se mudando para Los Angeles. Fazendo sua estreia internacional como artista em 2015, ele lançou remixes de "Talking Body" de Tove Lo, "Animals" de Maroon 5 e "Desire" de Years & Years no mesmo ano. Em 2016, Gryffin lançou seu primeiro single, "Heading Home", que contou com o cantor australiano Josef Salvat e entrou nas paradas da Billboard de Dance/Electronic Songs.
Em agosto do mesmo ano, lançou "Whole Heart" com participação de Bipolar Sunshine, e em 2017 lançou "Feel Good", na qual colaborou com o DJ e produtor da Costa Oeste, Illenium, e a artista Daya, de Pittsburgh. Mais dois singles, "Love in Ruins" e "Nobody Compares to You", foram lançados em 2017, continuando a crescente série de sucessos de Gryffin nas paradas de Dance da Billboard. Uma colaboração com Quinn XCII e Daniel Wilson chamada "Winnebago" chegou em 2018, assim como o single "Just for a Moment", com a cantora norueguesa Iselin. A última faixa fez parte de seu EP "Gravity, Pt. 1", que também contou com participações de Elley Duhe e Stanaj. O single "Remember" (com Zohara) se tornou a primeira faixa de Gryffin a entrar na parada de clubes de dança da Billboard.
Em 2019, Gryffin continuou sua série de colaborações com Calle Lehmann e Slander ("All You Need to Know") e Aloe Blacc ("Hurt People"). Outros singles de sucesso, como "OMG" (com Carly Rae Jepsen) e "Baggage" (com Gorgon City e AlunaGeorge), antecederam o lançamento de "Gravity", o álbum de estreia de Gryffin. Lançado pela Geffen no final de outubro de 2019, o álbum apresentou a maioria de seus singles até então, bem como colaborações com Marina, Seven Lions, Maia Wright e outros. Ele alcançou o primeiro lugar nas paradas de Álbuns de Dance/Eletrônica da Billboard.
Mais faixas individuais seguiram, incluindo "Cry" com John Martin em 2020 e músicas de 2021 como "I Want Love" com Two Feet e "New Blood" com Boy Matthews. "You Were Loved" com OneRepublic e "Caught Up" com Olivia O'Brien chegaram em 2022. "Alive", composto principalmente por singles já lançados, foi lançado em novembro.
*Fonte: Spotify