SOBRE

Um beatmaker e produtor visionário, Jamie xx ajudou a moldar o som do final dos anos 2000 e além, com seu grupo The xx vencedor do Mercury Music Prize e em sua carreira solo. A mistura sutil de indie, R&B e dance que ele criou com o grupo The xx o tornou um artista procurado por artistas como Adele, Florence and the Machine e Gil Scott-Heron, como no inovador We're New Here de 2011. Como artista solo, Jamie xx mostriy seus outros trabalhos com sua reverência pelo poder da música dance em mover corpos e corações. Em singles como "Under One Roof Raving" de 2014 e no álbum "In Colour" de 2015, sua mistura artística do cinético e atmosférico foi igualmente inovadora e evocativa. Com a dura "Idontknow" de 2020 e a pronta para festivais "Let's Do It Again" de 2022, ele provou que sua música continua a evoluir.

Nascido em Putney, ele começou sua carreira musical tocando bateria, mas logo começou a usar um Akai MPC que ampliou sua música e permitiu que ele tocasse ao vivo, além de no estúdio. Em 2006, ele se juntou aos antigos amigos de escola Oliver Sim, Romy Madley Croft e Baria Qureshi para formar o grupo The xx. Em 2009, ele já era conhecido como Jamie xx, no mesmo ano em que a banda lançou seu aclamado álbum de estreia autointitulado, vencedor do Mercury Prize, pelo selo XL, subsidiária da Young Turks. Além de reestruturar as faixas do The xx, sua versão atmosférica de "You've Got the Love" de Florence and the Machine chamou a atenção de Richard Russell, chefe da XL, que o convidou para remixar o álbum "I'm New Here" do pioneiro do rap Gil Scott-Heron. O resultado foi "We're New Here", lançado em fevereiro de 2011, que foi elogiado pelas novas dimensões que adicionou ao álbum original.

Em 2011, Smith também lançou seu primeiro single solo, "Far Nearer/Beat For", outro lançamento aclamado que alcançou a posição 128 na parada de singles do Reino Unido. Ainda em 2011, Smith trabalhou no álbum "Take Care" de Drake, produzindo a faixa-título com participação de Rihanna, e também trabalhou em remixes de "Bloom" de Radiohead e co-produziu "When It's All Over" de Alicia Keys para seu álbum "Girl on Fire". Em 2012, o The xx voltou com o ainda mais polido e suave "Coexist", e os remixes de Smith para "Reconsider", "Sunset" e "Missing" seguiram seu lançamento.

Jamie xx voltou à sua carreira solo em 2014 com "Girl/Sleep Sound", um single elegante e propulsivo lançado pela Young Turks. Naquele ano, ele também lançou o single "All Under One Roof Raving", uma homenagem aos dias de glória do rave nos anos 90. Em março de 2015, Smith lançou dois singles no mesmo dia: "Loud Places", uma faixa ardente com a participação de sua colega de banda Romy Madley Croft, e "Gosh", um instrumental impactante. Ambos apareceram em seu álbum de estreia, "In Colour", que também contou com participações de Sim, Four Tet, Young Thug e Popcaan e foi lançado em junho de 2015, alcançando a posição três na parada de álbuns do Reino Unido e a posição 21 na Billboard 200. Como em seus trabalhos anteriores, "In Colour" foi amplamente aclamado e recebeu uma indicação ao Mercury Prize, uma indicação ao Brit Award de Álbum Britânico do Ano e uma indicação ao Grammy de Melhor Álbum Dance/Eletrônico. Ainda em 2015, Jamie xx compôs a trilha sonora de *Tree of Codes* de Wayne McGregor, um balé inspirado no romance homônimo de Jonathan Safran Foer.

Em 2017, Jamie xx se reuniu com Sim e Romy Madley Croft para o terceiro álbum do The xx, "I See You", uma obra com um som mais completo que alcançou o topo das paradas de álbuns do Reino Unido. Após uma apresentação ao vivo em 2019 com the Avalanches e trabalho de produção em uma mixtape de Headie One e Fred again.., Jamie xx ressurgiu em abril de 2020 com o single "Idontknow", que apresentava um som mais rápido e agressivo do que na era "In Colour". Logo após o lançamento do single, ele entregou seu primeiro Essential Mix para a BBC Radio 1 em nove anos, com faixas de Overmono, Hudson Mohawke e Robert Hood em seu set de duas horas. "Let's Do It Again", um hino que sampleia Bobby Barnes, foi lançado em abril de 2022.

*Fonte: Spotify