SOBRE

Um dos membros fundadores da notável instituição de Detroit, Underground Resistance (UR), Jeff Mills ajudou a construir o elenco de artistas e a ideologia do selo (bem como grande parte de seu catálogo) junto com os parceiros "Mad" Mike Banks e Robert "Noise" Hood, antes de se mudar para Nova York em 1992 para focar mais intensamente em sua carreira solo e de DJ (com uma residência no lendário clube Limelight e um contrato de gravação com o renomado selo alemão Tresor).

Os lançamentos de Mills relacionados à UR (incluindo "The Punisher" e "Seawolf") são minimalistas e erráticos, fundindo elementos de acid hardcore e techno industrial com a estética esparsa de Detroit. Não surpreendentemente, seu som pós-UR não suavizou nem um pouco, embora a tendência da UR por gravações de quatro faixas tenha sido substituída por produções de maior qualidade.

Antes de se envolver com a UR, Mills era DJ na estação de rádio pública de Detroit WDET (ele também estava estudando arquitetura na época), tocando de tudo, desde Meat Beat Manifesto e Nine Inch Nails até house de Chicago e techno underground de Detroit. Ele começou a produzir em meados da década de 1980, trabalhando com Tony Srock no projeto The Final Cut.

Mills conheceu Banks através de um grupo local, Members of the House, com o qual Banks estava trabalhando no final dos anos 1980. Mills remixou uma faixa de um disco de 12 polegadas do Members, e o amor compartilhado entre ele e Banks pela soul de Chicago e pelo lado mais pesado do techno de Detroit floresceu na Underground Resistance como uma empresa combinada de negócios e criatividade.A dupla, junto com Robert Hood, gravou vários EPs e singles juntos, incluindo faixas como "Waveform" e "Sonic", antes de Mills se mudar para Nova York em 1992 para seguir uma residência no clube Limelight e uma carreira solo gravando para a Tresor e seu próprio selo, Axis.

A discografia de Mills inclui dois álbuns completos da série "Waveform Transmissions" para a Tresor, um álbum ao vivo e uma coleção de raridades para o selo britânico React, e o primeiro álbum de um novo contrato com a Sony Japan, além de uma série de EPs em 12 polegadas no Axis e várias colaborações com Robert Hood em seu selo M-Plant. Em 2000, Mills tomou uma ação memorável ao compor uma nova trilha sonora para o filme *Metropolis* de Fritz Lang, de 1926, que foi exibido em locais ao redor do mundo, incluindo o Museu da Música em Paris, o Royal Albert Hall em Londres e o Festival Internacional de Cinema de Viena.

*Fonte: Resident Advisor