SOBRE

Kendrick Lamar, cujo nome completo é Kendrick Lamar Duckworth, (nascido em 17 de junho de 1987, em Compton, Califórnia, EUA), é um rapper americano que alcançou sucesso crítico e comercial com álbuns como "good kid, m.A.A.d city" (2012) e "To Pimp a Butterfly" (2015).

Duckworth cresceu em uma área de alto índice de criminalidade em Compton, onde, ironicamente, seus pais se mudaram para escapar de um ambiente violento em Chicago. Ele começou a escrever rimas quando era adolescente e lançou sua primeira mixtape, "Youngest Head Nigga in Charge" (2003), sob o nome K. Dot. A música impressionou Anthony Tiffith, chefe do recém-formado selo discográfico Top Dawg Entertainment, e ele assinou contrato com o músico. Duckworth lançou mais duas mixtapes como K. Dot - "Training Day" (2005) e "C4" (2009) - antes de lançar "Overly Dedicated" (2010) como Kendrick Lamar. Ele se tornou um artista convidado popular em faixas de outros rappers e também se juntou aos artistas da Top Dawg Ab-Soul, Jay Rock e ScHoolboy Q em um coletivo de hip-hop conhecido como Black Hippy. Em 2011, a Top Dawg disponibilizou o álbum "Section.80" de Lamar no iTunes, e em um show no mesmo ano, Lamar foi ceremonialmente declarado o "novo rei da Costa Oeste" por veteranos artistas de rap como Game, Snoop Dogg e Dr. Dre.

Em 2012, Lamar assinou com o selo Aftermath Entertainment de Dr. Dre e lançou seu primeiro álbum, "good kid, m.A.A.d. City". O álbum estreou em segundo lugar na parada Billboard 200 e produziu os sucessos de R&B/hip-hop "Swimming Pools (Drank)" e "Poetic Justice". Os críticos observaram que era um álbum conceitual com uma narrativa autobiográfica. Lamar foi indicado a sete prêmios Grammy em 2013, incluindo melhor álbum e melhor artista estreante, mas não venceu. No ano seguinte, no entanto, seu single "i" ganhou os prêmios de melhor canção de rap e melhor performance de rap.

Em 2015, Lamar lançou "To Pimp a Butterfly", que foi um grande sucesso. O álbum quebrou um recorde do Spotify - sendo transmitido mais de 9,6 milhões de vezes - dentro de uma semana de seu lançamento, e o presidente dos EUA, Barack Obama, declarou que a música "How Much a Dollar Cost" era sua favorita de 2015. No ano seguinte, Lamar recebeu 11 indicações ao Grammy e ganhou nas categorias de melhor performance de rap e melhor canção de rap (ambas por "Alright"), melhor colaboração rap/canto (por "These Walls"), melhor videoclipe (por "Bad Blood") e melhor álbum de rap (por "To Pimp a Butterfly"). Ele também animou a cerimônia com uma performance vibrante de "The Blacker the Berry".

Em março de 2016, Lamar lançou inesperadamente um novo álbum, "untitled unmastered", composto por oito faixas que ele descreveu como demos inacabadas. Mais tarde naquele ano, ele foi indicado a dois prêmios Grammy, ambos por sua contribuição para a música "Freedom" de Beyoncé, do popular álbum de 2016 "Lemonade". Em 2017, Lamar lançou outro álbum, intitulado "DAMN.", que apresentava a canção de sucesso "HUMBLE.". O álbum foi bem recebido por fãs e críticos. Ele ganhou Grammys de melhor álbum de rap (por "DAMN."), melhor canção de rap, melhor performance de rap e melhor videoclipe (todos por "HUMBLE."), e melhor performance de rap/canto ("LOYALTY."; com Rihanna). Além disso, "DAMN." foi o primeiro álbum não clássico ou de jazz a receber o Prêmio Pulitzer de Música.