SOBRE

A artista sonora KENYA, que se apresenta como KENYA20HZ, é DJ, Produtora Musical, Redatora, Apresentadora e Investigadora Cultural, natural do Rio de Janeiro, que iniciou a sua carreira em 2014 como uma das selecionadas da residência artística Red Bull Favela Beats sediada no Afroreggae, onde se destacou por suas pesquisas focadas em Música Urbana, Experimental e Eletrônica. 

Desde 2016, constrói seu nome na comunidade artística com atividades simultâneas nas áreas da Investigação Multimídia, Tecnologia e Arte. Em 2017, fez sua primeira apresentação internacional, como principal atração da festa Bullybass em Córdoba – Argentina e desde então atuou como residente e produtora em diversos coletivos brasileiros focados em música e iniciativa sociais para o público feminino como Oficina das Minas (RJ), BRUK (RJ), Red Monkey (RJ), Vala (RJ), Dubstepna Rua (SP) e Breakz (RJ).

Em 2018, integrou projetos e residências artísticas orientados para estudos sobre Tecnologia, Cultura e New-Media como; Perfomance Audiovisual TELEPATHUS (Planetário do Ibirapuera – Festival Comuna Intergalática focada em Artes e Ciências Espaciais); Residência Artística ASA (OI FUTURO & British Council) e Cobertura Jornalística do RIO 2C (OI FUTURO). 

Nesse mesmo ano, foi convidada como residente e apresentadora do programa Festa Mix na Rádio Mix FM, onde atuou na curadoria abrindo espaço para apresentações de artistas e DJs negros do Hip Hop e Trap e se formou no curso de Música e Negócios da PUC-RJ. 

Ela continua sua atividade, participando de reconhecidos festivais, clubes e festas por todo o território brasileiro como Arca, Circo Voador, Vapør, Festival Coquetel Molotov, Festival Time Warp 2022 e 2023, Festival Rock The Mountain, SP NA RUA, Gop Tun, Selvagem, Mamba Negra, Carlos Capslock, Metanol ; Masterplano e integrando projetos de curadoria e shows em web-rádios nacionais e internacionais como Boiler Room, RINSE FM, Rinse France, Brasil Grime Show, Veneno Radio, Na Manteiga Rádio, The Lot Radio, Subtle Radio, Cashmere Radio e Radio REA. 

Em 2019, foi a atração de encerramento do Festival Nova Frequências com a sua performance HOLOXUM, explorando conceitos de Holografia e Espiritualidade, nesse mesmo ano dividiu os palcos com artistas como Alice Caymmi, Djonga, Baco Exu do Blues, Flora Matos, BK’ e também foi convidada para abrir a turnê do artista Afrika Bambaata no Brasil. 

Participou nos anos de 2020 e 2021 do Festival Art Rio, como compositora para a mostra de vídeos de encerramento da programação, nesse mesmo período se apresentou no Festival Internacional MUTEK 2021 (CA) com a performance audiovisual ‘It Was All A Dream’’, trabalhou como assistente de Roteiro e Pesquisadora Musical para a Websérie ‘Vozes e Tons’’ (Sony Music - 2022), como Compositora na Rádio Novelo produzindo trilhas para campanhas como Red Bull e Spotify e em 2022 escreveu sobre o Funk Carioca na matéria de sua autoria intitulada ‘’The History Rio’s Funk in Ten Tracks” para o canal Resident Advisor. 

Foi uma das indicadas na categoria de Melhor DJ em 2021 pela WME (Women Music Event) e apresentadora da mesma categoria em 2023. Atualmente, integra o coletivo de música eletrônica e experimental Domina (SP-RJ), é residente da Carlos Capslock (SP), integrante da equipe curatorial do Festival Novas Frequências e estudante da área de Sonoplastia pela Escola de Teatro de São Paulo.

*Fonte: KENYA20Hz