SOBRE

Ricardo Villalobos é um produtor e DJ chileno de música eletrônica. Ele é bem conhecido por seu trabalho nos gêneros de techno minimal e microhouse. Villalobos nasceu na capital do Chile, Santiago, no ano de 1970. No entanto, aos três anos de idade, ele se mudou para a Alemanha com sua família depois que o General Augusto Pinochet derrubou o governo socialista de Salvador Allende em 1973.

Quando Ricardo tinha cerca de 10 ou 11 anos, começou a tocar congas e bongôs. Embora amasse música, nunca se viu como músico. No final dos anos 80, ele começou a fazer música eletrônica. Desde muito jovem, ele é um grande fã do Depeche Mode, chegando a seguir suas turnês pela Europa para ouvi-los.

Villalobos tira grande parte de sua inspiração do Depeche Mode, assim como de outros artistas como Daniel Miller, Thomas Melchior, Baby Ford, Daniel Bell e Andrew Weatherall. Ele também se inspirou na música rítmica sul-americana.

Villalobos começou a tocar sua música em festas enquanto estudava na universidade, mas isso era apenas para seu próprio divertimento. Ele iniciou um selo, Placid Flavour, em 1993, mas não teve sucesso. Seu primeiro disco foi lançado no selo alemão Playhouse em 1994 e ele começou a tocar como DJ profissional em 1998, sendo considerado nos dias de hoje um dos DJs minimalistas mais importantes da Europa, ao lado de outros talentosos DJs e produtores chilenos como Luciano Nicolet (um colaborador ocasional) e Dandy Jack.

*Fonte: Resident Advisor