SOBRE

Soichi Terada, um veterano DJ e produtor frequentemente visto vestindo uma camisa havaiana e ostentando um grande e luminoso sorriso, é uma das figuras mais encantadoras da música eletrônica. Este artista nascido em Tóquio é igualmente conhecido por suas faixas de deep house dos anos 90 e por suas inúmeras trilhas sonoras de jogos de vídeo (notavelmente a série Ape Escape), mas também explorou outros estilos, como o jungle e o downtempo. Ele foi apresentado a uma nova geração de fãs de house quando a coletânea "Sounds from the Far East" foi lançada em 2015, e "Asakusa Light", seu primeiro álbum de house desde meados dos anos 90, surgiu em 2022.

A carreira musical de Terada remonta ao final dos anos 80, quando ele era membro da banda de rock Tax Flee, que lançou um álbum autointitulado pela Polydor em 1987. Após se formar na Universidade de Comunicações Eletro em 1989, Terada fundou o selo Far East Recording para lançar sua música eletrônica, quando nenhum outro selo demonstrou interesse. Suas alegres faixas de house, frequentemente co-produzidas por Shinichiro Yokota, conquistaram DJs, especialmente quando o pioneiro do house garage de Nova York, Larry Levan, remixou o single "Sun Shower" de Terada. Vários singles de Terada e Yokota, incluindo uma versão da clássica faixa de disco "Got to Be Real" de Cheryl Lynn, foram compilados no álbum "Far East Recording" em 1992. "Urban Rhythm Solutions", um álbum mais experimental com o DJ Keizo, também foi lançado naquele ano. "Far East Recording 2" seguiu em 1993, com "Smoky" chegando em 1994.

Durante meados dos anos 90, Terada se encantou pelo jungle/drum'n'bass, e sua abordagem desse gênero foi tão cheia de energia e única quanto suas faixas de house. "Sumo Jungle" de 1996 foi seu único álbum completo dedicado ao estilo, mas ele continuaria a incorporar batidas quebradas rápidas em seus trabalhos subsequentes. Em 1998, ele começou a compor trilhas sonoras de videogames, incluindo a série Ape Escape e Fantavision. Após remixar várias músicas da cantora japonesa de min-yo/enka Akiko Kanazawa, os dois formaram um duo chamado Omodaka, que misturava estilos folk e pop japoneses com chiptunes. O projeto lançou vários álbuns e EPs pela Far East Recording.

No meio da década de 2010, houve um ressurgimento de interesse pelas primeiras faixas de house dos anos 90 de Terada, e muitos ouvintes foram expostos ao seu trabalho pela primeira vez quando a Rush Hour lançou "Sounds from the Far East", uma retrospectiva do selo compilada por Hunee. (Uma das faixas mais populares na compilação, "Do It Again", na verdade foi produzida por Yokota, mas originalmente lançada em um álbum dividido pelos dois produtores.) Terada começou a fazer DJ sets e apresentações ao vivo em todo o mundo, além de lançar novas faixas de house. Usando os mesmos sintetizadores e caixas de ritmos que ele usava nos anos 90, Terada gravou o álbum de house "Asakusa Light", que foi lançado pela Rush Hour em 2022.

*Fonte: Spotify