Reino Unido
Virgin Records e EMI
Tom Rowlands (nascido em Henley-on-Thames, Oxfordshire, Inglaterra) e Edward Simons (nascido em Dulwich, Londres, Inglaterra) se conheceram enquanto estudavam história na Manchester Polytechnic no final dos anos 80. Rowlands se tornou membro do grupo Balearic Ariel, que lançou várias músicas pela Deconstruction Records. Ao mesmo tempo, a dupla encontrou um interesse comum em acid house, techno e hip-hop e começou a discotecar em festas, se autodenominando Dust Brothers, em referência aos produtores de hip-hop da Costa Oeste.
Posteriormente, tocaram em um clube chamado "Naked Under Leather" e começaram a escrever seu próprio material para usar. Uma faixa, "Song To The Siren", foi escolhida pela Junior Boy's Own Records e lançada no início de 1993. A dupla foi consequentemente convidada para remixar "Packet Of Peace" do Lionrock e faixas de vários outros artistas, incluindo Leftfield/John Lydon, Republica e the Sandals. No ano seguinte, os Dust Brothers lançaram os EPs "14th Century Sky", que se tornou conhecido pela faixa "Chemical Beats", e "My Mercury Mouth".
Após o sucesso desses registros e do Sunday Social, um clube que eles dirigiam em Londres em conjunto com a Heavenly Records, eles assinaram com a Virgin Records no início de 1995 como Chemical Brothers, após a ameaça de ação legal dos Dust Brothers originais dos EUA. Seus primeiros lançamentos incluíram o single "Leave Home" e o álbum "Exit Planet Dust" em sua própria subsidiária, Freestyle Dust. Além de seu som característico de guitarras, pesados breakbeats e ruídos analógicos, o álbum surpreendentemente incluiu vocais de Tim Burgess, dos Charlatans ("Life Is Sweet") e Beth Orton ("Alive: Alone").
Durante 1995, a dupla promoveu o álbum com apresentações bem-sucedidas em muitos festivais de rock e música eletrônica no Reino Unido e na Europa e também fez turnês pela América ao lado de Orbital e Underworld. Um álbum de mixagem ao vivo apareceu junto com remixes para Dave Clarke, Manic Street Preachers e Method Man. No outono de 1996, a dupla lançou "Setting Sun", que contou com vocais principais de Noel Gallagher, do Oasis, e se tornou seu primeiro single número 1. A enorme popularidade dos Chemical Brothers foi confirmada com o lançamento de seu segundo álbum, "Dig Your Own Hole", que também recebeu aclamação da crítica, sendo indicado para os prêmios Mercury e BRIT no Reino Unido, enquanto o single número 1 "Block Rockin' Beats" ganhou um Grammy de Melhor Instrumental de Rock (apesar de ter vocais). A música big beat dos Chemical Brothers se tornou o sucesso de crossover do ano, atraindo fãs de rock e dance igualmente.
Trabalhos de remix para Spiritualized, Mercury Rev e os Dust Brothers originais seguiram em 1998, assim como outro álbum de mixagem. A dupla retornou às paradas de sucesso pop do Reino Unido em junho de 1999 com o single "Hey Boy Hey Girl", Top 5, e o álbum de sucesso "Surrender". O álbum contou com participações vocais de Bernard Sumner, do New Order, Bobby Gillespie, do Primal Scream, e Hope Sandoval, do Mazzy Star. Rowlands e Simons mantiveram sua notável criatividade com seu primeiro álbum do novo milênio, "Come With Us".
*Fonte: Resident Advisor