Festival

10 Anos de Só Track Boa | Como a marca revolucionou a cena eletrônica brasileira

Bruna Antero
We Go Out

Descrição da Imagem
Festival

Se você é fã de música eletrônica e acompanha a cena no Brasil nos últimos anos, certamente observou, mesmo que de longe, o crescimento exponencial da label Só Track Boa, que está prestes a completar 10 anos de história!

A comemoração vai acontecer nos dias 6 e 7 de junho novamente na Neo Química Arena, em São Paulo — devido ao sucesso no último ano. Serão três palcos: NSD (Never Stop Dancing), OCA e LuvLab, que receberão mais de 40 atrações nacionais e internacionais.

Não deixe de conferir nosso guia completo sobre o festival Só Track Boa São Paulo | Guia: tudo que você precisa saber! Participe do nosso grupo de WhatsApp Só Track Boa para ficar por dentro de todas as novidades, próximos eventos, ter acesso a benefícios exclusivos, além de conhecer e trocar experiências com a galera!

O que era apenas um grupo de amigos e uma marca de camisetas acabou se tornando um dos maiores eventos de música eletrônica nacional, que recebe 70 mil pessoas durante dois dias, além de edições especiais em cidades do Brasil e do mundo. Mas como foi o processo de crescimento da marca? Vem com a gente analisar a história da label que foi fundada por Vintage Culture e Henrique Vaz em Curitiba, Paraná, e está mais forte do que nunca uma década depois:

2015

O grupo "Só Track Boa" já existia desde 2012, com uma marca de camisetas, um lifestyle ainda nichado e alguns pequenos eventos entre amigos e convidados, mas foi três anos depois que o primeiro grande evento foi criado. Em dezembro de 2015, a STB fez seu primeiro evento próprio na Pedreira Paulo Leminski em Curitiba. Foi neste ano que durante o Kaballah Festival de 12 anos, o palco "Só Track Boa" foi considerado um dos mais destacados, com apresentações que agradaram os amantes de house e techno.

"O Só Track Boa começou junto com alguns amigos de Curitiba, meio que numa ideia de ser um portal orientado pra música, lançando podcasts, faixas (gravadora) e como uma plataforma aberta, um fórum pra quem quisesse participar, discutir, agregar, sempre com foco na música. Daí o nome pegou e virou uma febre, talvez porque represente bem a essência da nossa cena atual, irreverente, com muitos artistas locais fazendo um trabalho legal, relevante, além de ser uma iniciativa plural, democrática, que não se prende a bairrismos, a ideia é agregar e agregar, sempre" diz Vintage Culture ao Music Non Stop.

2016

Em 2016, foram produzidas 13 festas itinerantes em cidades como Rio de Janeiro, Juiz de Fora, Arraial d’Ajuda, Vitória, Brasília e diversas outras. Vale destacar a primeira edição do Só Track Boa Festival em São Paulo, no Estádio do Canindé, com artistas como Vintage Culture, Chemical Surf, Illusionize, Tube & Berger, Croatia Squad, entre outros. 

Essa edição foi um marco para a marca, que estabeleceu a Só Track Boa como uma força na cena da música eletrônica brasileira, e a partir daí, o festival passou a ser um sucesso de público e crítica.

2017

Com o sucesso da label pelo Brasil todo, a segunda edição do Só Track Boa Festival aconteceu mais uma vez no Estádio do Canindé, em São Paulo. Nomes como Claptone, Kyle Watson, Mat. Joe, Jord, L_cio, Cat Dealers e o aguardado b2b do Vintage Culture com Illusionize foram algumas das atrações!

Outro destaque positivo do ano foi a edição do festival em Belo Horizonte com nomes como Chemical Surf, Vintage Culture, GoldFish, Amine Edge & DANCE, Groove Delight, Cat Dealers e Gabriel Boni e lotou o Estádio do Mineirão, fazendo da capital mineira a segunda casa da STB.

2018

Na véspera do feriado de 07 de setembro rolou o Só Track Boa Festival SP 2018, com mais de 14 horas de muita festa no Estádio do Canindé em São Paulo.

O festival preparou dois palcos com propostas diferentes: o mainstage consagrou grandes nomes da música eletrônica nacional e mostrou que o público brasileiro estava realmente entregue aos nossos artistas locais. Vintage Culture, Cat Dealers, Chemical Surf, KVSH, Gabriel Boni são alguns exemplos desse sucesso. Já o Garden trouxe uma proposta mais deep house, com nomes gringos super queridos pelo público também, como Amine Edge & Dance, Chris Lake b2b Fisher e Gorgon City.

2019

Seguindo a fórmula de sucesso dos anos anteriores e ganhando cada vez mais força juntamente com o nome de seu fundador Vintage Culture, o festival em SP teve um line-up com vários artistas nacionais e internacionais, incluindo nomes como Sonny Fodera, Dom Dolla, Nora en Pure, Solardo, entre outros.

2020 - 2021

Com a chegada da pandemia, a Só Track Boa não podia fazer algo diferente de pausar suas edições. Mas a marca não ficou abandonada: lives e conteúdos digitais foram criados para conectar os fãs à STB, que se manteve no digital. Houve também um crescimento das playlists no Spotify, foco no desenvolvimento da gravadora e uma maior proximidade dos artistas da Entourage (empresa que detém a marca Só Track Boa) com o público.

Destaque também para campanhas de arrecadação de doações (Só Track Doa) que fizeram para ajudar a salvar vidas de norte a sul do País.

Com a volta gradual dos eventos, em 2021 a STB realizou apenas uma edição em Nova York, no Brooklyn Mirage, em 15 de agosto, com Vintage Culture apresentando um set especial.

2022

Com mais de 30 mil pessoas no Autódromo de Interlagos, 2022 foi marcado pela volta triunfal do festival em São Paulo, com dois dias deevento e vários artistas nacionais e internacionais como Claptone, Dubdogz, Eli Brown, Ferreck Down, Gabe, Illusionize, James Hype, Kasablanca, Korolova e Vintage Culture, além de uma experiência audiovisual de altíssimo nível. Outras cidades que receberam edições do Só Track Boa em 2022 incluem Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia e Brasília. 

2023

O lineup do Festival Só Track Boa São Paulo em 2023 foi extenso, incluindo mais de 40 DJs nacionais e internacionais. Alguns dos destaques incluem: Vintage Culture, Duke Dumont (Live), Joris Voorn, Artbat, Cat Dealers, Dubdogz, Bhaskar e vários outros artistas. O festival aconteceu em dois dias, 26 e 27 de maio, com um palco inédito.

Foi neste ano que surgiu o espaço inédito de Área VIP no festival, com banheiros exclusivos, entrada mais rápida, área de descanso, acesso a uma vista privilegiada aos 2 palcos, área de jogos e entretenimento, cabine fotográfica, carregamento de celular, flash tattoo, maquiagem e cabeleireiro também estavam disponíveis.

2024

A Só Track Boa São Paulo de 2024 aconteceu nos dias 14 e 15 de junho, mais uma vez em formato festival! Foi a maior de todos os tempos até agora e veio com muitas mudanças: um novo local (Neo Química Arena), 3 palcos, muitos artistas no line up, ativações inéditas e muito mais.

*Créditos: Instagram @sotrackboa | Palco Never Stop Dancing na Neo Química Arena, 2024

O lineup incluía artistas como Adam Beyer, Anna, Anna b2b Vintage Culture, Ashibah b2b Bhaskar, Beltran b2b Classmatic, Brisotti, Cat Dealers, Camelphat, Chris Lake, Denis Sulta, Gorgon City e Joris Voorn. Esta edição certamente estabeleceu novos padrões de entrega, pelo sucesso na entrega para um público de 35 mil pessoas por dia.

Em 2024, o festival Só Track Boa também teve uma edição especial no navio, de 15 a 18 de março, no MSC Preziosa, que ofereceu 72 horas de música com diversos artistas como Airrica, Amémé, Antdot, Blond:ish, Brisotti, Bruno Be, Cat Dealers, Classmatic, Dennis Ferrer, HoneyLuv, Kölsch, Mathame, Mau P, Mochakk, Sam Divine, Solardo, Victor Lou, Vintage Culture e Viot.

2025

A edição deste ano da STB São Paulo vai acontecer nos dias 6 e 7 de junho, na Neo Química Arena. Serão três palcos: NSD (Never Stop Dancing), OCA e LuvLab, que receberão mais de 40 atrações nacionais e internacionais, como Anna, Argy, Artbat, Astrix, Cat Dealers, Fatboy Slim, Vintage Culture, e muitos outros. Confira as informações sobre ingressos

Setores

  • Pista: acesso a todas as áreas comuns do festival
  • Área VIP: área premium com banheiros e bares exclusivos, vista privilegiada em dois palcos, área de descanso e outras facilidades
  • Stage Lounge (Open Bar): área premium em cima do palco com open bar, finger food, área de descanso, banheiros vips exclusivos, além de acesso a área vip dos dois palcos e seus benefícios + pista

Tipos de ingresso

  • Passaporte: ingresso válido para os dois dias de festival
  • Day Pass: ingresso para um dia do festival (sexta ou sábado)


Bruna Antero

Bruna Antero

Pós-Graduação em Engenharia de Marketing (USP); Graduação em Administração (UFPR PR); 13 anos de experiência nas áreas de marketing, trade e vendas. Onde encontrar: em algum palco underground explorando novos artistas e em alguns afters

CONFIRA MAIS

Ler mais

NOTÍCIAS RELACIONADAS