Pesquisando brevemente pela internet, você encontrará infinitos anúncios com muitas indicações de lugares e clubs para se visitar na Europa. Listas e dicas maravilhosas pulam aos olhos, mas como saber para onde ir e fugir daquele roteiro óbvio? E quanto ao quesito festas? Os clubbers também precisam desse tipo de informação, essencial a qualquer boa viagem.
Para tratar do assunto, convidamos o DJ e produtor Luan Trombin, que nos pontuou quais são seus clubs favoritos na Europa, dentro do circuito underground da cena. O artista já rodou o velho continente e morou na Inglaterra por um longo período e agora mantém residência na Espanha.
Muy Guapo é seu single mais recente. Com tanta experiência, Luan separou 5 lugares que valem a pena conhecer para um bom baile. Confira!
Fabrik, Madrid
"É enorme! Apenas na sala principal cabem 4000 pessoas e ainda possui mais 4 salas e um terraço. As vertentes variam do house, tech house e techno. Só para ter uma noção, a elrow tem residência lá desde 2018 — e toda edição é um estouro."
Mansion, Liverpool
"É um dos clubs mais bonitos e organizados que conheço. Bem mais compacto, o que faz dele um diferencial para o sistema de som, que é impecável. Camelphat, Sosa, Martin Ikin e muitos outros já passaram por ele. Liverpool já tem uma cultura musical muito forte, então a vibe lá dentro é surreal e realmente a música é apreciada e me encanta sempre que vou."
Eden Ibiza, Espanha
"Muitos dirão que é um club que está no hype, porém não é tão popular entre a massa comparado a outros clubs em Ibiza. Poucos sabem, mas o Eden tem um sistema de som que é único entre a ilha toda e é o sonho de todo o DJ, para a pista então… nem se fala! Sem contar que esse ano já teve artistas de peso como Cloonee, Lee Foss, John Summit, Miane e muitos outros."
Cocoricò, Itália
"É um club que passou por muitas managements por questões judiciais e impostos, chegou até a trocar de nome, porém, retornou às suas origens. Situado em Riccione, na Itália, está aberto desde 1989 e já foi rankeado na DJ Mag Pool do Top 100 club list em 16º, em 2015. O club é conhecido também por sua pirâmide com o teto de vidro que dá de ver o sol nascendo ao som de muito techno."
Egg London, Inglaterra
"Por ser um club que já tem raiz forte na cena eletrônica em Londres, possui três andares e 5 palcos. Tem uma capacidade de 900 pessoas e o mais importante: nos fim de semana pode tocar o barco por 24h seguidas — o que para os fãs de carteirinha é uma ótima ideia. O club começou apenas com house e techno e hoje com a variedade de gêneros dentro da cena, se manteve mente aberta e sempre dando espaço para o novo."
Leia também: Réveillon SP Weekend 2023 | Tudo que você precisa saber
Otávio Apovian
Graduado em Publicidade (ESPM-SP); DJ e produtor musical no projeto Apollorabbit. Onde encontrar: nas pistas mais obscuras e com sons cabeçudos