Música

5 curiosidades sobre Hernán Cattáneo, lenda da música eletrônica mundial

Otávio Apovian
We Go Out

Descrição da Imagem
Música

Neste carnaval, o Warung Tour chega ao icônico club de Maresias: Sirena. No dia 19 de fevereiro, domingo, a atmosfera do templo de Itajaí chega ao litoral paulista, trazendo artistas nacionais e internacionais para a melhor combinação de todas: carnaval, praia e muita música eletrônica! Entre os DJs do line-up está ninguém mais, ninguém menos que o gigante do House e Progressive House: Hernán Cattáneo!

O argentino, nascido em Buenos Aires, atua como DJ há mais de três décadas e tornou-se um nome que dispensa apresentações, sendo uma peça chave no nascimento da cena underground de House.

El Maestro é conhecido por seu talento único de comandar a pista de dança e já viajou o mundo, desde Tokyo aos Estados Unidos, e da América Latina para a Europa. Seja em clubs, estádios ou festivais, Hernán conduziu como um maestro os mais diferentes públicos.

Trouxemos cinco curiosidades para você conhecer mais sobre a carreira desse ícone internacional. Confira!

Primeiro residente sul americano nos clubs da marca Cream


No final dos anos 90 e início dos anos 2000, Hernán tinha acabado de viajar aos Estados Unidos abrindo os sets de ninguém mais, ninguém menos que Paul Oakenfold. Depois dessa exposição mundial que levou Cattáneo da Argentina para o mundo, o produtor tornou-se residente dos clubs Cream em Liverpool e Ibiza. Sim, a marca Cream que é responsável pelo festival Creamfields. Hernán foi o primeiro sul-americano a tocar como residente dos clubs, um marco extremamente importante para a entrada dos talentos do continente em uma época em que o mercado era totalmente dominado por DJs estadunidenses e europeus.

Sabendo de seu papel crucial na cena eletrônica latino-americana e, principalmente, argentina, Hernán Cattáneo se esforça para gerar oportunidade para novos talentos de seu país ganharem o mundo. Ele tem um programa semanal que é transmitido na rádio FM Delta 90.3 de Buenos Aires e em formato de podcast, no qual ele está constantemente conectando novos astros a uma comunidade global, apresentando novos talentos ao mundo.

11 anos consecutivos no Top 100 da DJ Mag UK

Hernán esteve entre os 100 melhores DJs do mundo de acordo com a votação popular realizada pela DJ Mag do Reino Unido 11 anos consecutivos. Sua primeira participação foi em 2001, como Top 50 em um ano no qual John Digweed, Sasha e Danny Tenaglia compunham o Top 3.

A partir daí, El Maestro foi figurinha repetida no ranking, ficando entre os Top 10 em 2004 (6º) e 2005 (7º). A última vez que o argentino entrou para a lista foi em 2011, ficando em 82º.

Ele possui sets na Netflix

Em 2018 o DJ se apresentou ao vivo no Teatro Colón, a principal casa de ópera da Argentina, cuja acústica está entre as cinco melhores do mundo. Foram quatro sets ao vivo com convidados especiais como Zucker e Baunder, além de uma orquestra. As apresentações foram nomeadas “Connected” e tiveram direção de Milton Kremer. Em março de 2021, elas foram disponibilizadas na plataforma de streaming Netflix.

Relação íntima com o Brasil

Hernán não é estranho ao país verde e amarelo, costumando vir ao Brasil de duas à três vezes por ano. Essa relação vem de antes de sua carreira como DJ se consolidar: ele costumava vir à Porto Alegre de ônibus para comprar vinis na década de 80. Segundo Cattáneo, ele buscava obras de artistas brasileiros como Gilberto Gil, Paralamas do Sucesso e Guilherme Arantes, além de maxi singles com versões de músicas americanas e europeias que não estavam disponíveis em Buenos Aires. Ainda, ele conta que os DJs eram mais bem atendidos aqui do que na Argentina e os vendedores sempre davam a ele versões estendidas das tracks.

Outra curiosidade sobre suas passagens no país é que em sua turnê, no final dos anos 90, com Paul Oakenfold, ele desfilou com a escola de samba Beija Flor no carnaval do Rio de Janeiro. Ele e Paul tinham acabado de chegar ao Rio em 1999 e foram convidados para o carnaval. A produção da turnê comprou lugares no desfile da Beija Flor, com direito a fantasias e passos de samba.

E se a íntima relação com nosso país já não estivesse selada por essas experiências, Hernán considera o Warung Beach Club em Itajaí uma de suas casas espalhadas pelo mundo. A relação do argentino com o club tem 20 anos já! Para ele, ao lado do Stereo Montreal, o Warung Beach Club é  a melhor casa de música eletrônica das Américas. A última passagem do DJ por lá foi no final do ano passado.

Ele lançou um livro

Em 2021, Hernán Cattáneo lançou uma biografia intitulada “Um Sonho de DJ”. No final do ano passado, o livro foi traduzido para o português e o lançamento dessa versão aconteceu no Warung Beach Club, com um set all night long especial do artista, no dia 28 de dezembro. No livro, ele conta sobre os mais de 30 anos de carreira, tratando desde sua participação na construção da cena eletrônica Argentina até a ascensão ao posto de um dos maiores DJs de todos os tempos.

Na obra, além das histórias de seus shows, residências em grandes clubs, você encontra histórias sobre como ele vendeu seu carro para ir assistir ao seu grande ídolo Frankie Knuckles em Nova Iorque pela primeira vez ou como ele perdeu a chance de tocar para Madonna no Pachá Buenos Aires, porque resolveu que estava de folga e foi ao cinema.

Não perca a oportunidade de ver El Maestro em ação neste carnaval! Os ingressos para o Warung Tour Maresias estão disponíveis via plataforma Ingresse! Clique aqui e garanta já o seu!

  1. Serviço - Warung Tour 2023 Maresias
  2. Data: 19 de fevereiro de 2023
  3. Horário: a partir das 21h
  4. Local: Club Sirena - Rua Sebastião Romão Cesar, 418, Maresias, SP.
  5. Atrações: Gabe, Mochakk, Eric Olliver, Franzz, Molothav, Vitor Vinter,  D-Nox, Hernán Cattáneo, Zac, Fiorani, Tolex, William Marques
  6. Ingressos: via Ingresse, neste link.
  7. Redes sociais: @warungtoursaopaulo

Leia também: Alok B2B Bhaskar comemoram o episódio 100 do Radio Show da CONTROVERSIA

Otávio Apovian

Otávio Apovian

Graduado em Publicidade (ESPM-SP); DJ e produtor musical no projeto Apollorabbit. Onde encontrar: nas pistas mais obscuras e com sons cabeçudos

CONFIRA MAIS

Ler mais

NOTÍCIAS RELACIONADAS