A Alemanha está preparando um show de música pop para entender a transmissão do COVID-19 em eventos de grandes proporções. A ideia envolve reunir 4 mil voluntários, de 18 a 50 anos, para que pesquisadores façam um controle de contágio da doença.
O país afirma que entender o contágio do vírus em eventos de grande porte é essencial para evitar uma nova onda da doença e ao mesmo tempo permitir que alguns setores muito afetados pela pandemia possam ter um planejamento para a volta, como esportes e eventos musicais.
O experimento será realizado no dia 22 de agosto, na Arena de Leipzig, com um show do cantor Tim Bendzko. As pessoas serão testadas e precisam ter o exame negativo para o novo coronavirus. Na entrada do evento, todos receberão um dispositivo que controlará a distância entre eles, máscaras de proteção para reduzir os riscos de contágio e desinfetante fluorescente - assim os pesquisadores terão mais controle sobre as superfícies mais tocadas.
O evento prevê três tipos de público, um com voluntários que não terão regras de distânciamento, outro com medidas mais restritas de distância e um terceiro que ficará apenas na arquibancada, com distância de 1,5m por pessoa.
O experimento tem o custo estimado de 1 milhão de euros e será utilizado para elaborar um modelo matemático para melhor controle após a flexibilização no país, que está prevista para 30 de setembro.
Fonte: Deutsche Welle
Leia também: Co-fundador do Lollapalooza acredita na volta de grandes eventos somente em 2022
Jode Seraphim
Graduação em Marketing (USP); 1 ano de experiência em Marketing Digital na DHL (Alemanha); 12 anos de experiência nas áreas de marketing, mkt digital e trade. Onde encontrar: comemorando os fogos no mainstage