Amsterdam Dance Event 2022 (ADE) | Tudo que você precisa saber

O Amsterdam Dance Event (ADE) é o maior evento de música eletrônica do mundo. A cada ano mais aberto, influente e educacional para a música eletrônica e sua indústria e com suas conferências, festivais e espaços de criação educacional, o ADE é capaz de criar não apenas o maior momento de sustentação anual da indústria, mas também uma base sólida para as futuras gerações de profissionais de música eletrônica. O encontro atrai de mais de 1.000 eventos em quase 200 locais em seu programa multidisciplinar; por cinco dias e cinco noites no mês de outubro, a cidade de Amsterdam realmente respira música eletrônica.
Dividido em duas etapas, mas que acontecem ao longos dos mesmos dias e em espaços diferentes, o ADE traz uma série de conferências e palestras informativas e educacionais, e uma seleção de festas das maiores labels de música eletrônica do mundo, como Awakenings, Secret Project, DGTL, CircoLoco, The Masquerade, Monstercat, Loveland, AMF (Amsterdam Music Festival) entre muitos outros.
Indo além dos showcases das maiores marcas da cena, o programa de conferências da ADE é a plataforma de negócios e inspiração mais completa da indústria da música eletrônica, apresentando programação dedicada para profissionais da música, aspirantes a DJs / produtores e músicos, start-ups de tecnologia, gerentes de marca / marketing e muito mais.
A programação do festival do Amsterdam Dance Event cobre todo o espectro de subgêneros eletrônicos, com mais de 2.500 artistas se apresentando em 140 dos melhores espaços musicais e noturnos de Amsterdam. Em 2019, o festival atraiu 400.000 visitantes espalhados por quase 200 locais.
O programa diurno oferece entretenimento, aprendizado e muitas surpresas para os fãs de música eletrônica que visitam Amsterdam para o ADE e traz uma variedade de exposições relacionadas à dance music, filmes, documentários, apresentações de DJs, masterclasses de equipamentos e MusicTalks de artistas. Tudo isso acontece nos cinco principais bairros da capital holandesa, utilizando locais históricos e exclusivos em toda a cidade.
Todos os eventos da programação estão marcados para acontecer entre os dias 19 e 23 de Outubro de 2022, espalhados pela capital da Holanda, Amsterdam.
ADE Pro é a experiência definitiva quando se trata de plataformas de negócios e inspiração para a indústria global de música eletrônica, apresentando programação dedicada para profissionais da música, criadores talentosos e os líderes da indústria. O evento acontecerá no icônico e histórico Felix Meritis, inaugurado em 1788, que ainda serve como um símbolo da iluminação, da liberdade intelectual e da tolerância pelas quais a cidade é conhecida.
Os painéis e discussões aprofundadas têm ênfase na interação e imersão, com os primeiros palestrantes confirmados, incluindo o DJ, produtor e performer Diplo, conhecido por extrapolar e desafiar gêneros musicais, Youssou N’Dour e a pioneira dos sintetizadores modulares e lenda da música eletrônica Suzanne Ciani. Além disso, a conferência deste ano apresenta Sunnery James e Ryan Marciano discutindo seu primeiro álbum e um novo projeto de documentário, bem como a presidente executiva do IMPALA, Helen Smith, e o empresário Ben Turner.
É quase impossível listas todos os eventos que acontecerão na próxima edição do Amsterdam Dance Event, mas vamos destacar alguns dos mais concorridos. Para ver a programação completa, acesse aqui.
Com uma programação de múltiplas frentes ao longo de cinco dias, o ADE é uma experiência que é formada por diversos eventos, sejam palestras, conferências, masterclasses, festas, shows entre muitas outras. Para ter acesso a toda a programação proporcionada pelo ADE, o evento oferece o ADE Pro Pass, que dá acesso a todos os espaços de conferência, lounges de networking e a todas as festas, shows entre outras atividades culturais.
O valor do ADE Pro Pass é de €550,00, e o valor aumenta no dia 8 de Setembro para €625,00. Além da entrada que dá acesso a todas as atividades, os participantes também podem comprar ingressos individuais para as conferencias e palestras, e para os eventos culturais. Basta selecionar o evento desejado, e checar a disponibilidade de ingressos aqui.
Para começar a planejar sua viagem, a primeira coisa que você precisa é de um passaporte com validade de no mínimo 3 meses após a sua data de ida. Ou seja, como o Amsterdam Dance Event acontece no meio de Outubro, seu passaporte precisa valer até no mínimo Fevereiro de 2022. Se você já tem, maravilha, se não tem, precisa fazer todos os trâmites na polícia federal (confira todas as informações aqui).
Com relação ao visto, a boa notícia é que nós, cidadãos brasileiros, não precisamos de nenhum específico para entrar na maioria dos países da Europa. É possível ficar até três meses no continente e visitar sem problemas os países do Tratado de Schengen (que totalizam 26, incluindo a Holanda). Se você for prolongar a viagem, pesquise antes o que é necessário para cada lugar que você pretende visitar. Lembrando, é claro, que é necessário verificar a situação da entrada de brasileiros na UE com a atual situação da pandemia.
Seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa! Garanta o seu e tenha impresso antes de ir para a viagem! Confira se a bandeira do cartão de crédito que comprou a passagem já oferece o seguro gratuitamente.
Se você optar por comprar a passagem aérea por conta, nossa dica é uma só: pesquise, pesquise, e pesquise muito! As passagens costumam entrar em promoção por volta de 06 meses antes da viagem. Coloque uma meta de preço, e se achar pelo valor que você quer não pense duas vezes – é muito comum as promoções acabarem em minutos!
Outra dica é procurar destinos diferentes na Europa. Além de Amsterdam, pesquise trechos para outros grandes aeroportos em países perto, como Alemanha ou Bélgica. Muitas vezes a locomoção entre os países é muito mais barata e você acaba economizando uma boa grana. Preste atenção também na franquia de bagagens para garantir que você não vai pagar muito a mais pelo voo.
Atualmente é mais fácil encontrar locais com sinal de wifi liberado, mas para quem quer garantir a conectividade da viagem é melhor considerar a compra de um chip (os planos de internet internacionais em qualquer operadora do Brasil são caríssimos e não compensam lá fora). Se você quer garantir a comodidade de sair do país com um número que já estará funcionando assim que o avião pousar na Europa, nossa sugestão é o chip da Easysim4u. Confira os preços e planos no site.
Nossa dica é comprar antecipadamente para já definir a taxa de troca da moeda e poder planejar seus gastos! Faça um planejamento de quanto pretende gastar por dia e veja o total necessário. Compre um pouco a mais por garantia, mas não exagere, porque se sobrar, depois pode perder dinheiro novamente na conversão para Reais.
Como o evento acontece na Holanda, os idiomas mais falados no país são holandês, inglês e alemão, mas como é um evento internacional, praticamente todo mundo se comunica em inglês.
Leia Também: Quanto custa ir para o festival Awakenings, na Holanda
Graduado em Publicidade (ESPM-SP); DJ e produtor musical no projeto Apollorabbit. Onde encontrar: nas pistas mais obscuras e com sons cabeçudos