O carnaval está chegando e a música eletrônica na capital paulista será muito bem representada no D.Rete, o Carnaval do D.Edge. No dia 11 de fevereiro, domingo, o Memorial da América Latina recebe a estrela do momento Indira Paganotto, a gigante francesa Anetha e dois sets em formato B2B que exaltam a cena nacional prometem bombar no D.Rete, são eles Renato Ratier com Eli Iwasa e Betriza ao lado de Bllack Rose.
Um dos nomes mais quentes do momento na cena global e representando de forma única e muito rica o Techno com BPM acelerado, hipnótico, enérgico e atmosférico, Anetha não é uma artista muito comentada no Brasil, mas hoje vamos mostrar o por quê de merecer a devida atenção e já esquentar os motores para o D.Rete que tem tudo para ser inesquecível.
Foto: Divulgação
Com raízes na constante ebulição da cena eletrônica de Paris, Anetha fez seu lançamento de estreia em 2015 pelo selo berlinense Work Them. Não demorou muito tempo para emplacar novos releases, dessa vez por labels como OAKS, de Héctor Oaks, Anagram, de Sinfol e Taapion de Shlømo, que elevaram o status da francesa para um patamar global. Nascida em Bordeaux, a artista busca encontrar o equilíbrio perfeito na mescla do old school com o moderno, o Techno e Trance, energia e emoção. Uma identidade complexa, muito bem intrincada e desenvolvida, que foge completamente do trivial mas serve como fonte de inspiração para uma legião de novos DJs, produtores e entusiastas da música eletrônica, um prato cheio.
Foto: Divulgação
Transformando a música, a moda e a identidade visual num produto único, Anetha tem parcerias com marcas de moda como Marine Serre e Rombaut, e se mostra cada vez mais habilidosa em equilibrar a vida de turnê mundial com a produção musical, comandando duas gravadoras e uma agência de bookings com maestria.
Em 2018 a label Mama Told Ya foi lançada e veio com um propósito inovador na cena até então: promover a colaboração entre artistas, novas combinações e experiências musicais. O nome da gravadora remonta aos conselhos que os pais dão às crianças, que por vezes desafiados, acatados ou subvertidos, nos levaram até onde estamos hoje.
Livre e desinibido, o selo foca em manter seu direito de evoluir para onde quer que seja, seguindo seus encontros. Cada lançamento traz consigo sua própria história, ritmo e microcosmo, sempre encorajando os artistas a saírem de sua zona de conforto, tirando o melhor de sua criatividade. O espírito colaborativo se reflete também na parte gráfica da gravadora. Cada capa é feita por um artista diferente, que apresenta seu universo, sua visão para o projeto. Entusiastas de novas tecnologias os artistas dão vida a obras contrastantes, flutuando entre as memórias rarefeitas da juventude e o futuro.
Em 2020, expandindo ainda mais o seu escopo, Anetha inaugura a agência Mama Loves Ya. Com valores muito bem estabelecidos e que reforçam a fraternidade, a agência se propõe em colaborar e desenvolver uma nova forma de pensar. Acreditando que os artistas merecem verdadeiros aliados na evolução de suas carreiras, e que uma mudança profunda é possível, afinal, Mama Loves Ya é uma nova comunidade para ajudar os artistas a crescer, se envolver na cena, e principalmente focar no que diz une todos: a música.
O ano de 2024 marca o lançamento do aguardadíssimo álbum de Anetha pela Mama Told Ya, "Motherearth". O LP de dez faixas faz referência a sua múltipla relação com a música eletrônica, fundindo uma série de estéticas e sonoridades como Techno, Trance, Experimental, Nu-Wave, Rave e Drum n Bass. O álbum conta a história da trajetória de Anetha até o momento e explora a conscientização ecológica, feminilidade, masculinidade tóxica e opiniões não solicitadas na indústria da música. No estilo característico da artista, ela transmite esses temas com brincadeira e um toque de ironia ao longo do álbum.
Foto: Divulgação
Sem sombra de dúvida a francesa Anetha está fazendo história neste momento, e mais um pedaço dela será escrita em breve, no dia 11 de fevereiro, quando a artista se apresenta no D.RETE no Memorial da América Latina em São Paulo.
Garanta seus ingressos com desconto usando o cupom wegoout aqui e não perca a chance de mergulhar nesse mundo artístico, rico e criativo com Anetha, Indira Paganotto, Renato Ratier, Eli Iwasa, Bllack Rose e Betriza!
*Imagem de capa: Divulgação
Leia também: Melhores festas e festivais de música eletrônica no Brasil em 2023
Otávio Apovian
Graduado em Publicidade (ESPM-SP); DJ e produtor musical no projeto Apollorabbit. Onde encontrar: nas pistas mais obscuras e com sons cabeçudos