Festival

Boom Festival, programado para julho em Portugal, adia edição para 2021

Bruna Antero
We Go Out

Descrição da Imagem
Festival

Um dos maiores eventos de música eletrônica da Europa, o Boom Festival, cancelou a edição de 2020, que estava programada para os dias 28 de julho a 04 de agosto, e confirmou que acontecerá apenas em 2021, nos dias 22 a 29 de julho, em Portugal .

O Boom é conhecido por ser um acontecimento multidisciplinar, pois cruza diversas correntes artísticas, como pintura, escultura, land art, instalações interactivas, música, video arte, galeria de artes plásticas ou graffiti.

Segundo comunicado, que está disponível no site oficial do Boom, o cancelamento da edição de 2020 ocorreu devido à situação do Coronavírus, que impossibilita que os trabalhadores comecem a produzir o evento e coloca em risco também a saúde da comunidade local. Confira partes da nota oficial:

"No dia 13 de Março comunicamos que trabalhávamos para o Boom acontecer em Julho 2020. Observando a pandemia Covid-19, considerávamos ainda a não realização caso a situação mundial se deteriorasse.

Somos um festival que visa o desenvolvimento humano. Através da experiência social de celebração que funde música, artes, cultura, sustentabilidade, bem-estar, conhecimento e natureza almejamos um estado de união sublime (Oneness) entre seres humanos e o todo. É uma experiência de pertença, de contacto próximo, de amor e paz.

O presente momento não nos permite alcançar estes propósitos de vida do Boom. A situação Covid-19 continua a degradar-se. É irrealista achar que se a pandemia passar até Julho os efeitos psicológicos irão desaparecer subitamente.

As limitações que a pandemia impôs à produção e logística do festival, assim como à comunidade mundial Boomer, com supressão de movimentos por tempo indeterminado, obriga-nos a uma decisão.

É uma escolha que nos abala. Irá colocar a organização numa situação extrema. Os Boomers, as famílias e pessoas que trabalham; free lancers, artistas, técnicos, fornecedores, os que beneficiam com o evento, particularmente a região onde se realiza o festival e o país que o acolhe. É um tempo de incerteza. Não obstante, consideramos que é a decisão sensata.

Perante esta pandemia, temos que ser éticos e responsáveis. Para preservar a saúde pública, os Boomers, o espírito do Boom; norteados pelos nossos princípios e, especificamente pelos de Humanismo e Unidade; seguindo as orientações em Portugal patentes no Decreto-Lei n.º 10-I/2020, que se aplica a todos os espetáculos que não podem ser realizados no lugar, dia ou hora agendados, entre os dias 28 de fevereiro de 2020 e até ao 90.º dia útil seguinte ao fim do estado de emergência somos obrigados a reagendar a edição de 2020.

A 13ª edição do Boom Festival será entre 22-29 Julho 2021 (Lua Cheia). Consideramos que antes dessa data não teremos as condições para a realização do evento com segurança sanitária e acesso equitativo de Boomers de todo o mundo."

Leia Também: Burning Man adia venda de ingressos da edição 2020

Bruna Antero

Bruna Antero

Pós-Graduação em Engenharia de Marketing (USP); Graduação em Administração (UFPR PR); 13 anos de experiência nas áreas de marketing, trade e vendas. Onde encontrar: em algum palco underground explorando novos artistas e em alguns afters

CONFIRA MAIS

Ler mais

NOTÍCIAS RELACIONADAS