O Festival Glastonbury, assim como para muitas pessoas, é o nosso sonho de consumo dos festivais! Confira nossas dicas. Além de ser o maior festival a céu aberto do mundo, com 200.000 pessoas durante 3 dias, ele leva para o interior da Inglaterra mais de 2.200 apresentações e performances.
Na verdade as pessoas começam a chegar na quarta-feira, como nós iremos, e ficam se aquecendo para os grandes shows que rolam a partir de sexta, com várias atividades e festas que vão rolando pelo local.
O festival é tão conceituado, não só por todo ano trazer um line-up devastador, que junta dezenas de bandas que você sempre sonhou em ver, como também por ter um estilo tipicamente inglês, super tradicional, onde as pessoas querem mais aproveitar ao máximo a experiência do que ficar focadas em arrasar no look e postar selfies.
Embarcaremos na próxima quarta-feira para 5 dias nessa imersão inglesa, mas antes disso vamos deixar aqui nossas DICAS para o Festival Glastonbury, para você que também sonha ir nesse festival um dia:
INGRESSOS: Acredito que é o item mais importante e difícil de todo o processo. Mas antes de desistir de tentar, saiba as “manhas” para garantir o seu! . A venda acontece em Outubro, então desde o começo do mês você já precisa ficar atento à data certa de abertura. Ela é anunciada alguns dias antes, então acompanhar o site e o facebook do evento é primordial. Antes disso você precisa se cadastrar no site e ficar atento ao seu código de registro, que será necessário na hora da compra. Mais de 1 milhão de pessoas se cadastram, então a concorrência é grande.
Chegando na data anunciada, veja exatamente a hora (do Brasil) que a venda vai abrir. Fique preparado com todas as informações que você precisa (Nome, CPF, código de registro, dados do cartão de crédito). Se possível, convide seus amigos pra ajudar na compra, porque quanto mais pessoas apertando F5, melhor. A venda costuma durar 20 minutos, mas os 5 primeiros minutos são essenciais pra conseguir garantir um dos 135.000 ingressos.
O valor é de £228 para os 5 dias (3 principais + 2 de warm up) se você comprar apenas o ingresso. Se quiser facilidade, vale comprar também o transporte até o festival, o Coach. Saiba de onde partirá pra saber qual opção comprar porque tem dezenas de pontos espalhados por UK! O “Ticket + Coach” saiu nesse ano por £ 288 = R$ 1.600,00.
Se você não conseguiu comprar em Outubro e ainda quer muito ir no festival, tem que esperar até Abril (foi o que fizemos) e tentar o re-sale. É quando as pessoas que compraram o primeiro lote tem que fazer o último pagamento e, caso não façam, o ingresso volta a venda. Normalmente são disponibilizados poucos ingressos (alguns dizem 30.000, mas ninguém sabe ao certo), então o tempo para compra é ainda menor (10 minutos). O processo para compra é o mesmo e o limite para compra por pessoa é de 2 ingressos (ambas devem ter o cadastro).
LOCALIZAÇÃO: O festival acontece na cidade de Glastonbury, a 220km sudoeste de Londres. A cidade, que tem menos de 9.000 habitantes, acaba se transformando em um fim de semana na 8ª maior cidade da Inglaterra! (Pensa que isso tudo abaixo não existe fora da época do festival :O)
COMO CHEGAR: A forma mais fácil de chegar ao festival se você não é morador de UK é pelo Coach oficial que é vendido na hora que você compra o ingresso. Mas caso você não consiga comprar essa opção, algumas pessoas vão de carro ou motorhome e param no estacionamento do evento. Existe também como ir de ônibus até a cidade de Glastonbury ou cidades ao redor e encontrar algum shuttle fazendo o trajeto até o festival, mas essa opção é a mais arriscada pois é difícil reservar antes.
ONDE FICAR: O festival oferece praticamente uma opção de hospedagem: camping. É um espaço enorme onde todos ficam hospedados em suas próprias barracas. O terreno é separado com áreas de acordo com o estilo (lugares mais família, mais agitados, mais perto dos palcos onde o barulho é maior e lugares mais afastados e sossegados, mas que demora muito pra andar até o centro do evento).
.
O processo de acampamento é visto com muita dedicação pelos frequentadores, ou seja, você tem que se preparar pra não passar 5 dias no aperto. Nós estamos fazendo um check list de coisas pra levar que logo dividiremos com vocês, mas algumas principais dicas são: . - Mesmo sendo quase verão, faz frio a noite, então esteja preparado com colchão de ar, saco de dormir e um moletom. - Não tem tantos chuveiros disponíveis então as filas para banho podem ser longas. Então leve toalhas umedecidas que podem te salvar em alguns dias. - A probabilidade de chover em algum dos dias é de 99%, então esteja preparado para isso (capa de chuva, lona para barraca, galochas e muitas sacolas de plástico pra guardar roupa molhada. E se preparar para caso chova muito:
Se você quer uma coisa um pouco menos roots, pode optar pelo Tipi Village, uma área exclusiva com barracas, banheiros e café incluso. Cada barraca pode ser alugada por £975 para 6 pessoas. . Outra opção é alugar uma Campervan e ficar hospedado nela, em uma das áreas do festival. O espaço custa £100 fora o ingresso.
BEBIDAS E COMIDAS: O festival tem um lado muito positivo relacionado a comidas e bebidas: você pode levar o que quiser, tanto que não seja em garrafa de vidro! O acesso às barracas é liberado durante todo o evento, dessa forma você pode se estocar e se alimentar com o que tiver. As pessoas chegam a levar packs e packs de cerveja ou drinks, além de comida de todos os jeitos. O festival oferece mesmo assim centenas de barraquinhas de comida e uma refeição por lá custa em torno de £6. Já um pint de cerveja custa uns £5.
ESTRUTURA: O festival, que começou em 1970 com 1.500 participantes, agora tem mais de 100 (CEEEEEEEM) palcos. É uma infinidade de estilos, música, palestras, exposições, gastronomia, além do espaço de camping. É uma área de 13,6 kms de perímetro, com mais de 755 barracas de comida e bebida, 5.000 banheiros químicos e o palco principal comporta 90.000 pessoas. Difícil é se localizar e visitar tudo em 5 dias, além de aguentar andar tanto!
LINE UP 2016: O line-up desse ano juntou as performances de Adele, Coldplay, Muse, os três como headliners, também de Foals, Disclosure, Editors, Sigur Rós, Explosions in the Sky, Bastille, Wolf Alice, Savages, New Order, Ellie Golding, Two Door Cinema Club, Chvrches, James blake, The Last Shadow Puppets, M83, Beck, LCD Soundsystem, PJ Harvey, Underworld, Gary Clark Jr, Jake Bugg, Mac Demarco e Of Monsters and Men. Isso selecionando apenas algumas das bandas que não queremos perder! Além do que vários desses shows rolam ao mesmo tempo nos palcos principais do festival. .
Durante a quarta e a quinta, alguns artistas famosos podem dar as caras em algum palco pequeno então vale a pena rodar pelas pistas atrás de uma banda conhecida. E também vale se jogar e experimentar música e estilos novos.
Bruna Antero
Pós-Graduação em Engenharia de Marketing (USP); Graduação em Administração (UFPR PR); 13 anos de experiência nas áreas de marketing, trade e vendas. Onde encontrar: em algum palco underground explorando novos artistas e em alguns afters