No dia 20 de Abril de 2024 o Gop Tun Festival está mais do que confirmado para mais uma edição que promete ser inesquecível. Com um line-up bombástico trazendo dezenas de nomes nacionais e internacionais do mais alto escalão da música eletrônica, o Gop Tun Festival é conhecido por sua curadoria inovadora e única, apresentando ao público nomes que fogem do circuito mais popular, e esbanjam criatividade e originalidade.
Selecionamos seis artistas gringos que você talvez não conheça, mas que com certeza vão fazer história no Gop Tun Festival 2024, confira!
Robert Hood
Diretamente de Detroit, Robert Hood é amplamente reconhecido como o pioneiro do Minimal Techno, embora sua identidade sonora seja notável por ser ousada, consciente e envolvente, colocando-o num lugar à parte da cena. É uma lenda viva. Como produtor e DJ, ele desempenhou um papel fundamental como membro fundador, ao lado de Jeff Mills e Mike Banks, no coletivo Underground Resistance. Os influentes lançamentos deste coletivo ao longo da primeira metade da década de 1990 tiveram um papel essencial na transformação do cenário do techno de Detroit levando a sonoridade para cada vez mais gente.
Por trás do pseudônimo Floorplan - projeto com sua filha Lyric Hood-, Robert Hood combina elementos de música gospel, soul e funk com o Techno de Detroit. Comprometido com a inovação e qualidade técnica em suas produções, o americano é sem dúvidas um dos artistas mais importantes da história da música eletrônica.
Surgeon
Diretamente de Birmingham no Reino Unido, Anthony Child vem desde os anos 1990 criando e compartilhando com o mundo sua visão única e minimalista do Techno por trás do projeto Surgeon. Seus primeiros lançamentos na gravadora Downwards foram muito bem recebidos pela crítica, com alguns o comparando a Jeff Mills, e suas faixas se tornaram destaque nos sets de DJs populares de Detroit. Ele lançou uma trilogia de álbuns clássicos na Tresor Records no final dos anos 1990, que são aulas de Techno Industrial. Surgeon continuou a explorar os limites da música eletrônica em seu selo, Dynamic Tension, com lançamentos complexos, como "Breaking the Frame" de 2011 e "Luminosity Device" de 2018. Em 2023, ele retornou à Tresor com "Crash Recoil", um álbum inspirado em suas apresentações ao vivo.
DJ Gigola
DJ Gigola desafia tensões e contradições e encontra oportunidades criativas. Sua abordagem leve e brincalhona na quebra de tabus reflete o espírito mutável de uma geração que reavalia conceitos e estereótipos. Seus sets e produções são conhecidos pela profundidade e versatilidade, fundindo gêneros da Dance Music com Pop de forma única. Com uma curiosidade incansável, DJ Gigola mixa tracks priorizando a estrutura rítmica e padrões de percussão sobre melodias, o que deixa a pista em movimento a todo o momento. Não é incomum ouvir DJ Gigola mixar Madonna no vinil e depois voltar para uma track de Surgeon em apenas 5 minutos.
Com um amplo conhecimento musical e sem medo de se permitir experimentar, DJ Gigola é uma das artistas mais quentes do momento na cena da música eletrônica underground, e com certeza merece muita atenção no Gop Tun Festival 2024.
Palms Trax
Começando sua relação profissional com a música em uma das principais lojas de discos de Londres, Palms Trax conheceu a House Music de Chicago e o Techno de Detroit. Com o tempo, o artista passou a construir um relacionamento forte com a label holandesa Dekmantel, pela qual teve a oportunidade de lançar um par de EPs em 2015 e 2016, garantindo ao britânico uma apresentação memorável no Dekmantel festival de 2015.
A partir daí Palms Trax passou a receber reconhecimento global por sua habilidade com a pista de dança e sua visão única da música eletrônica. Ainda em 2015 o artista dá início a seu programa de rádio "Cooking With Palms Trax", que veio a se tornar gravadora por onde lança seu trabalho autoral e ainda uma label party no ADE 2023.
Octo Octa B2B Eris Drew
Parceiras tanto na vida quanto na música, Eris Drew e Octo Octa são conhecidas por mergulharem profundamente em sua coleção de discos para sets que exalam energia. Surgindo na cena queer da música eletrônica americana, elas vem há décadas compartilhando sua vasta pesquisa musical com a pista e trabalhando ativamente na luta pelos direitos da comunidade queer, trans e não binária.
Conhecida por criar conexões físicas e mentais entre sua música e a pista, a dupla explora o potencial de cura que dançar proporciona, e a experiência construída pela união das artistas se reflete em seu lema "Seu corpo é poderoso. Seja quem você quiser ser. Permita seu corpo ser livre!".
Não perca tempo e corra para garantir seus ingressos para o Gop Tun Festival 2024 aqui!
Leia também: Conheça Carl Cox em 4 pilares