Com certeza durante seu planejamento de viagem para o Tomorrowland você já se pegou com a dúvida de ficar ou não no DreamVille, e principalmente buscando formas de conhecer melhor a sua localização, estrutura, acomodações dentro do camping entre várias outras curiosidades. Neste post vamos te ajudar com todos os detalhes, até porque acreditamos que todo mundo tem que ter essa experiência pelo menos uma vez.
O DreamVille é o camping oficial do Tomorrowland, com uma super estrutura localizada bem próxima ao festival e que abriga aproximadamente 38 mil pessoas por final de semana durante os 5 dias (quinta a segunda). Você estará totalmente imerso em uma cidade onde terá acesso ao Marketplace, área que irá encontrar por exemplo, desde salão de beleza, padaria, mini-mercado, diversas opções de comida e bebida do mundo todo até áreas para relaxar e descansar. Vale lembrar também do The Gathering, a festa exclusiva que ocorre na quinta-feira somente para quem está no camping.
Dreamville - O Camping oficial do Tomorrowland
Tá, mas como o Dreamville é dividido? Quais são as acomodações? Onde fica cada espaço? A ideia aqui é te dar uma noção das localizações para que você entenda inicialmente toda a mega estrutura e dimensão, até porque abordar a fundo todas as acomodações e áreas seria bem extenso, afinal são 7 áreas com mais de 21 acomodações diferentes, das mais simples até o luxo total.
*Preços com base na edição de 2019
Vamos dividir em duas partes. A primeira são as acomodações que ficam mais próximas da entrada do Tomorrowland, e consequentemente quanto mais perto, mais cara e luxuosa. Essa área, fisicamente, fica fora da área central do DreamVille, então para ter acesso ao Marketplace será preciso acessar a entrada principal do camping toda vez, mas isso é tranquilo pois a entrada é grande e fora dos horários de picos não há filas. Nessa parte temos as áreas:
- Mousai - mansões para até 10 pessoas, com serviços bem semelhantes a um hotel (valor a ser consultado diretamente com o Tomorrowland).
- Montagoe - uma das maiores áreas que abriga 7 opções super confortáveis e luxuosas, com área social com piscina, café da manhã com buffet entre outras exclusividades (a partir de 1.704 para 2 pessoas).
- Easy Tent - são 5 opções de acomodações, em barracas já montadas e prontas para você (a partir de 1.011 para 2 pessoas).
Mansion (mousai area) Cabana (montagoe area) Ensuite (montagoe area) Kokono (montagoe area) Easy tent Relax room (montagoe area)
Vale lembrar que só tem acesso a elas quem estiver com a pulseira dessas áreas. Além disso para a próxima edição, será disponibilizada um nova e super luxuosa opção de acomodação, a Terra Solis. Será como uma mini vila com uma piscina bem no meio dela, porém ainda não temos a exata localização, mas será muito provavelmente próxima da Mousai.
A segunda parte é de fato a área principal do DreamVille. Aqui é onde concentra-se a maior parte da galera que está acampando. Todos que compraram qualquer acomodação do camping tem acesso as áreas comuns, como por exemplo ao Marketplace, Chill Out Area (área de relaxamento e descanso), The Gathering e a área do Magnificent Greens. As acomodações são divididas em:
- Camp2Camp - comprando uma das duas opções dessa área você ajuda o projeto super bacana do DreamVille, baseado na responsabilidade social e em ser ecológico, pois eles retrabalham, higienizam e verificam todos os detalhes de barracas que seriam jogadas fora no ano anterior e disponibilizam para ser alugada por um preço mais baixo quando você realiza a compra. Você não precisa levar barraca, ela estará lá esperando por você (a partir de 950 para 2 pessoas).
- Friendship Garden - aqui você pode ficar com um grupo de 10 amigos em que você precisa levar seu equipamento de camping mas sem se preocupar em chegar cedo para pegar espaço, pois já terá um lote demarcado para vocês além de uma tenda exclusiva para criar uma área super agradável (a partir de 4.198 para 10 pessoas).
- Magnificent Greens - a maior e mais famosa área do DreamVille para quem não se incomoda com algo mais simples, em ter que arrumar seu próprio cantinho e se divertir com os vizinhos de várias partes do mundo, além de ser a acomodação mais em conta. Aqui é onde você encontra a essência de acampar e acaba vendo desde barracas simples a barracas para 10 pessoas e até áreas em que a galera realmente monta uma super estrutura de barracas e tendas e vira uma mini vila. São 3 opções, uma em que você leva suas coisas, e outras duas em que você paga por uma barraca da TML e retira quando chega (a partir de 295 por pessoa).
camp2camp Friendship garden Magnificent greens
Por ser a área central, você também encontrará toda a estrutura para se manter ao longo dos 5 dias. São elas:
- Marketplace - fica bem no centro do camping. Aqui é você tem acesso ao mini-mercado, padaria, salão de beleza, área para pegar seu carregador portátil, loja oficial da TML, loja para arrumar seu celular, parar comprar equipamentos de camping caso esqueça algo, a estação de rádio com DJs residentes e claro todas as várias opções de comidas e bebidas para todos os gostos do mundo.
- Chill Out Area (área de descanso e relaxamento) - você já imaginou encontrar uma academia no DreamVille? Sim, é uma das opções, fora aulas de dança, Ioga e alongamento. Ainda pode desfrutar de um super campo de futebol, quadras de tênis, vôlei de areia, tênis de mesa e redes para relaxar. E se quiser descontrair bebendo algum drink ao som eletrônico há ainda um barzinho com lounge super bacana.
Marketplace Chill out area
Vale a pena ficar no Dreamville?
Batemos um papo com alguns brasileiros que viveram a experiência de ficarem acampados no Dreamville no Tomorrowland, que nos contaram o que acharam, pontos positivos e negativos, que podem ajudar na sua decisão de ficar ou não hospedado lá:
"O DreamVille é conhecido como a vila dos apaixonados por música eletrônica , uma mini cidade aonde abriga cerca de 38 mil pessoas por final de semana, uma experiência única na vida de uma pessoa que curte acampar em festivais. Este foi meu primeiro festival de música eletrônica e não poderia ter sido diferente, tive a oportunidade de acampar no famoso DreamVille, um lugar cheio de magia!
Foram cinco dias incríveis acampados em um lugar com muitas coisas para fazer enquanto não rola o festival. Tem quadras para jogar tênis, vôlei, áreas para descansar e conta também com algumas praças de alimentação e restaurantes (com preços bem acessíveis). Para a galera que curte, lá também tem uma academia e aulas de ioga.
Próximo de onde rola o The Gathering (festa exclusiva para o pessoal que acampa) existe um Carrefour com preços muito bons, basicamente o mesmo valor dos mercados que tem fora do festival, com diversos tipos de frutas, salgadinhos e comidas. Uma coisa que me chamou bastante a atenção foi um lugar exclusivo aonde você pode comprar um Power Bank personalizado do Tomorrowland para poder carregar seu celular. Custa em torno de 6 pearls - moeda do festival - (aprox. R$45), e o mais interessante é que quando não tiver mais carga é só você chegar lá que eles dão outro para você carregar sem custo algum, e ao final você pode levar de lembrança para casa.
Lá dentro você pode optar por tomar o banho frio (ao ar livre), ou pelo banho quente que custa em torno de 2,75 pearls (aprox. R$20). Para quem gosta de acampar e viver novas experiências com pessoas do mundo inteiro, super recomendo acampar no DV. Foi a melhor experiência que já tive na minha vida, pois foram dias mágicos lá, mas é claro que você deve estar preparado para tudo, muito calor, vento, chuva, frio e, obvio, uma caminhada de uns 30 a 40 minutos de ida até o festival, e o mesmo tempo para voltar até sua barraca. Em 2020 certamente voltarei para o Tomorrowland, e mais uma vez ficarei no Dreamville (mesmo passando por alguns perrengues)." - Cassio Danielli, Porto Alegre, RS.
"2019 foi a minha primeira vez acampando em festival - muito contra a minha vontade, mas meus amigos insistiram. Das outras vezes sempre privilegiei ficar em hotel (Global Journey) por medo de passar perrengue. E devo ser sincera: eu passei perrengue sim, mas não no que esperava!
Tinha uma ideia de que o banheiro ia ser péssimo, com muitas filas, sujo e sem papel. Também tinha certeza que o banho ia ser gelado - o que eu detesto - até levei um pacote de baby wipes para improvisar no desespero. Mas tive que engolir todo o meu preconceito, porque a infraestrutura fornecida pelo festival estava impecável. Obviamente tinha fila para tomar banho nos horários de pico, mas nunca foi mais do que 10 minutos e sempre tinha a opção de ir um pouco mais cedo ou mais tarde - sem falar em toda a infraestrutura interna para secar o cabelo, espelhos iluminados para maquiagem, etc. Os banheiros também sempre estavam limpos e notei que tinha um funcionário todo o tempo preocupado em manter tudo organizado.
Outro ponto muito positivo é não depender de shuttles e poder ir e voltar na hora que quiser, sem falar na proximidade do Dreamville, uma caminhada muito mais curta do que a saída regular e que termina em uma praça de alimentação que ainda está aberta quando você volta do festival e, por mais que as comidas sejam caras, salvam muito! Sem falar que todo mundo volta junto e quando a galera está animada tem alguns afters, seja na própria praça de alimentação ou no bar Jameson, que também continua aberto depois do festival.
Mas como eu disse, não ficamos livres do perrengue! No dia do The Gathering tivemos um sol de 40ºC e existem poucos lugares com sombra no Dreamville, então todo mundo acabava se apertando, ou tomando 4-5 banhos por dia no chuveiro externo (que não é pago). E acordamos com o mesmo calor na sexta-feira as 8:00 porque o sol faz a barraca virar uma sauna - mesmo sendo Fresh&Black - e caminho para o Holy Grounds também não tem sombra, então a solução foi levar uma garrafa de água e ficar jogando no corpo durante o caminho.
Já no sábado a coisa mudou de figura e tivemos muita - mas MUITA - chuva, em um nível que nunca tinha visto em meus outros anos no TML. A conclusão foi muita lama na frente da barraca, que chegou a estragar o meu tênis. Umas amigas, que não tinham uma barraca tão boa, chegaram a ter problemas de alagamento, molhando todas as roupas delas. Enfim, o perrengue foi muito mais em relação à barraca e ao clima, então acho que o truque é estar bem preparado: chegar cedo para ficar na sombra para evitar o calor e ter uma barraca boa que aguente a chuva. E também contar com um pouco de sorte, claro!
De forma geral, achei a experiência do camping interessante e admito que tem suas vantagens em relação ao hotel, principalmente quanto à distância (o hotel demanda uma caminhada de ~ 40min + o tempo de voltar ao hotel), aos horários (o shuttle do hotel sai as 12h e se você perder não tem outro - Nada de soneca até mais tarde, se estiver cansado), e à integração com todo mundo sendo vizinho de barraca, se arrumando junto e voltando juntos. Mas também acho que depois de 5 TML nas costas estou ficando velha para passar perrengue e continuo buscando a solução ideal: um Airbnb em Boom ou Antuérpia, talvez?" - Raisa Pio, São Paulo, SP.
"2019 foi meu primeiro ano de Tomorrowland, meu primeiro festival acampando e eu estava morrendo de medo, pois fazia tempo que não me arriscava em uma aventura como essa então estava com um certo receio em vários aspectos. Comprei a barraca e os outros equipamentos de camping em uma loja em Bruxelas e isso por si só foi uma diversão a parte, adorei poder escolher cada coisa!
Ao chegar no Dreamville, tive que localizar um espaço vazio para montar a barraca e foi uma nova diversão! Encontrei uma vaguinha próxima de uns brasileiros e eles me ajudaram a montar minha barraca, já que eu nunca tinha nem encostado em uma! =)
No Carrefour de dentro do DV comprei pães, frutas e bebida lactea para o café da manhã! Criei uma rotina de tomar café na barraca e depois tomar banho (pago), que era quentinho e gostoso! Depois voltava para a barraca pra me arrumar para o festival!
Fiquei impressionada com tanta interação entre os campistas e conheci pessoas novas e super solícitas! Adorei tanto a experiência de acampar que depois segui viagem pela Europa e carreguei comigo a minha barraca até o Brasil! Minha mala podia ficar na Europa, mas minha barraca, jamais! Está guardada para 2020! =)" Rossana Taranto, Niterói, RJ.
Dicas para quem quer acampar no Dreamville do Tomorrowland
- Chegue cedo na quinta-feira
A organização do festival libera a área conforme ela vai sendo ocupada pelo público, portanto não é possível que um amigo reserve um espacinho para sua barraca, a não ser que ele esteja com ela lá. Por possuir uma área relativamente extensa, quanto mais cedo você chegar mais perto poderá ficar da entrada e mais curto será o tempo necessário para chegar até o festival. O tempo de caminhada da entrada do DreamVille até a entrada da Tomorrowland gira em torno de 15-20 minutos. Caso fique distante da entrada o tempo pode dobrar, ficando em torno de 30-40 minutos, portanto vale a pena se esforçar para chegar cedo.
- Aproveite o supermercado
Nos últimos anos a área contou com um supermercado, o qual oferecia produtos como frutas, lanches rápidos, sucos, produtos de higiene pessoal e outros, sendo que os itens de alimentação costumam ser mais baratos por lá que no demais restaurantes da praça de alimentação. Outro diferencial é que no supermercado o pagamento é feito via cartão, em euros, sendo um dos poucos lugares do festival onde não se paga com a Pearl, moeda oficial do Tomorrowland. Para facilitar ainda mais, este ano o supermercado conta com um site onde as pessoas podem fazer as compras online e apenas retirar no festival, facilitando ainda mais a compra e permitindo fugir das filas.
Um ponto importante em relação as bebidas alcoólicas: elas não são vendidas no supermercado, apenas nos bares do DreamVille. A entrada é liberada na área do camping, desde que em garrafas de plástico, mas não no festival. Ou seja, caso você opte por levar, o consumo deverá ser fora do festival. Comidas também são liberadas, mas é mais conveniente comprar no mercado e não sai tão mais caro.
- Alugue um locker
Mesmo na Europa, onde os níveis de criminalidade são menores, existem furtos. Como na maior parte do tempo você fica longe da sua barraca, o locker é a melhor opção para guardar documentos e bens de valores. Eles estão disponíveis em diferentes tamanhos e você pode, inclusive, dividir com um amigo, apenas se atente que é oferecida apenas uma chave.
- Tome banho nos horários de menor fluxo
São oferecidos chuveiros quentes (cobrados a parte) pelo festival, mas eles costumam ter filas médias ou grandes. Para aproveitar ao máximo seu tempo busque utilizá-los nos horários de menor fluxo, que são no início da manhã ou após às 15h, quando grande parte das pessoas já foi para o festival. Caso tenha dificuldade com os horários, observe se não há chuveiros um pouco mais distantes com menor fluxo, pois a caminhada pode ser vantajosa.
O DreamVille oferece uma experiência única ao público, que envolve estar próximo do festival, não se preocupar com trânsito ou deslocamentos longos e filas na entrada, visto que há uma portaria exclusiva para o festival. Esta realidade permite uma imersão total no festival e você se desprende do mundo "real' durante quatro dias. Além disto, caso seja necessário, você tem sua barraca e seus pertences acessíveis de forma rápida. Aproveite nossas dicas e curta ao máximo sua estadia no DreamVille.
Vídeo: Como funciona o Dreamville no Tomorrowland
Para quem quer começar o planejamento da viagem com uma ideia de todos os custos por lá, confira esse post aqui com todas as informações de preços, incluindo o gasto com consumo dentro do Tomorrowland!
Para mais informações sobre cada opção de acomodação dentro do Dreamville, você pode consultar no site oficial do Tomorrowland. Fiquem sempre de olho na data de abertura de vendas, pois as opções costumam esgotar em minutos. Ficou com mais alguma dúvida ou quer ajuda para planejar sua viagem? Você pode nos mandar uma mensagem aqui ou um inbox no Instagram do We Go Out.
Esperamos que com todas essas dicas vocês consigam tomar a decisão de qual a o formato de camping combina mais com o seu perfil e bolso e que não deixem de vivenciar a experiência do Dreamville quando forem ao Tomorrowland na Bélgica!
Matéria escrita por: Bruno Zuccari
Bruno Zuccari
DJ e Produtor Musical no projeto Blummer; Graduação em Publicidade e Propaganda (USC); 6 anos de experiência em Marketing. Onde encontrar: viajando no front