Durante muito tempo, todos os olhos e ouvidos que buscavam um Techno de qualidade, se voltavam ao hemisfério Norte. Do berço em Detroit aos porões de Berlim e festivais de Amsterdam, as maiores referências eram todas de lá. E não é que a cena nessa parte do mundo tenha esfriado, pelo contrário. Acontece que aqui, em solo tropical, a vasta gama de estéticas sonoras do gênero começou a ganhar mais força, e com novos admiradores, uma leva de novos talentos também foi aparecendo, e ainda, novos formatos e projetos, como as duplas ou duos. Hoje falaremos de alguns duos de Techno brasileiros que estão em um ritmo imparável!
Nomes como Gui Boratto, Victor Ruiz e Anna são alguns deles, que hoje já possuem carreira sólida também fora do Brasil. E se tratando de duo, quem vem a mente? Binaryh certamente é uma dessas referências. No entanto, o talento e qualidade do Techno nacional só se expande, deixando o país marcado de outras tantas boas duplas em ascensão.
Pensando nisso, separamos uma lista imperdível de duos nacionais de Techno que você não pode deixar de conhecer, indo do melódico até sonoridades mais agressivas. Confira!
Desthen
Melodias complexas e uma bateria bem trabalhada são características que marcam as produções do duo Desthen, formado por Antonio e Caique. Criado ao final de 2016, o projeto musical da dupla se inspira em produtores na linha do selo Afterlife, de Tale of Us, construindo uma assinatura sonora que além do melódico também apresenta profundidade na construção de ambiências e pads muito bem trabalhados, resultando em tracks profundas, marcantes e hipnóticas. No currículo, o duo já carrega a chancela de selos como Eye And Eye, Prototype Music, Real Supernova Records, Rezongar Music, SMTC Underground e Underground Records.
Acompanhe no Instagram.
Innure
O duo catarinense formado por Colussi e r4ne há algum tempo já é alvo de holofotes dentro da cena Techno nacional. Com sonoridades mais voltadas ao melódico, a dupla se destaca não somente por suas produções, mas também pelo trabalho realizado à frente da Prototype Music, descobrindo e impulsionando novos talentos do gênero para o Brasil. Aos poucos, esse prestígio tem atravessado fronteiras e conquistado espaço também fora do país. Em agosto, Innure realizou sua primeira gig internacional, em Portugal, no The Cube. Agora, seu último EP, intitulado "Overload", recebeu assinatura da tradicional Awen Tales e ainda conquistou suporte de ninguém menos que Nick Warren.
Acompanhe no Instagram.
After Moments
Também catarinense, o duo formado por Rafael Gil e Bruno Pereira nasceu em 2016 já sabendo que o after era seu momento ideal de pista. Com isso, toda a identidade sonora do projeto conversa com o apelo emocional dos momentos de despedida, sendo melódico, profundo e irresistível. Seus lançamentos já foram assinados por labels como Deep Bear e Prisma Techno. O último EP do duo, "In the Dark", foi lançado pela Prototype Music e conta também com um remix de Innure.
Acompanhe no Instagram.
TEGRON
Desde muito cedo apaixonados por sons intensos e experimentais, Jorge e Natan em 2019 finalmente decidiram ingressar juntos na cena eletrônica underground e criaram o projeto musical TEGRON. Com uma assinatura sonora inspirada nos porões mais obscuros de Berlim, as produções da dupla carregam todo o impacto esperado de um Hard Techno impecável, marcado de batidas brutais, breaks profundos e melodias dramáticas. Essa excentricidade do som do duo já os levou a lançar por selos conceituados da vertente como Crusade, 96noisia e Cartel Berlim, além de terem publicado mais de 100 sets em canais e podcasts de música eletrônica ao redor do mundo.
Acompanhe no Instagram.
PETduo
É claro que com tantos anos de carreira, o PETduo não poderia ficar de fora dessa lista. Embora baseado em Berlim há um certo tempo, o duo formado por Ana Gelfei e David Merlino é um nome marcante na cena underground brasileira, principalmente quando se fala de Hard Techno. Suas produções são dotadas de uma energia destruidora, sob altíssimos BPMs, e já ganharam palcos de festivais como Love Parade, Awakenings, I Love Techno, Monegros e Time Warp.
M.Hu
Por fim, finalizamos a lista com M.HU, projeto formado por Leonardo Marques e Júlia Duarte que, desde 2019, usam o amor como fonte de energia e inspiração para criar um som dinâmico entre o Techno e o House. No background, está a formação com alguns mentores imponentes como Rene, do Binaryh, Andre Salata, Ingrid Diniz e Kachas Villamar; aprenderam rápido, evoluíram e com isso já marcaram presença em dois palcos importantes do circuito brasileiro: D-Edge e CAOS. A novidade mais recente é seu lançamento de estreia, Mighty, abraçado pela crew da Createch. Vale a pena ouvir:
Acompanhe no Instagram.
Leia também: Drumcode Brasil | Festa está confirmada em dezembro na ARCA!