A Espanha decretou que ontem, 09/05, foi oficialmente o último dia de toque de recolher e do estado de emergência devido a pandemia de COVID19 em 13 de suas 17 regiões. Como resultado, espanhois em várias cidades saíram para comemorar em festas no domingo a noite.
Algumas medidas de restrições ainda são necessárias, como uso de máscara e distanciamento social, sendo permitidas reuniões com grupos de até no máximo 6 pessoas. Em Barcelona muitos se reuniram nas praias, e em Madrid a praça Puerta del Sol foi tomada pelas pessoas. A polícia teve de intervir nas duas cidades com alto-falantes relembrando das medidas que ainda devem ser levadas em consideração.
Com o fim do estado de emergência restaurantes podem voltar a abrir até as 23h, com limite de 30% da capacidade. Além disso, viagens pelo país também estão liberadas. Na maior parte do país há 198 casos de COVID19 por 100.000 habitantes, e 13 milhões (28%) da população já tomaram a primeira dose da vacina. Com a vacinação indo de acordo com o esperado pelo governo, mais medidas de flexibilização são esperadas para as próximas semanas.
Leia também: Os grandes eventos estão voltando pelo mundo. Entenda a retomada em diferentes países