Festival

Line up Awakenings Summer 2024: DJs que você conhece e outros que você vai amar conhecer

Otávio Apovian
We Go Out

Descrição da Imagem
Festival

Surgindo na esfera underground, a House Music e o Techno são as origens de toda a música eletrônica como conhecemos hoje. Atualmente, com o advento das redes sociais, a linha que divide o que é mainstream e underground vem se tornando cada vez mais cinzenta. Com o público tendo acesso a sonoridades menos conhecidas, logo o gosto se expande para cada vez mais pessoas, o que propulsiona seu panorama inicial mais regional e localizado para proporções de nível global. Um claro exemplo é o Melodic Techno, que como uma sonoridade menos "amigável" para o público, tendo em vista as faixas longas, hipnóticas e com pouca letra, por meio da propaganda orgânica gerada pelos fãs nos eventos com vídeos nas redes sociais, passou a ter uma aceitação muito grande e seu consumo alavancado, movendo seu status para mainstream. 

O line up do Awakenings Summer, o maior festival de Techno e House do mundo foi anunciado. Hoje, vamos comentar um pouco sobre artistas mais conhecidos, que vindos do cenário underground, se encontraram no sucesso midiático e de público e agora tem uma grande visibilidade; e também falaremos de artistas menos conhecidos, que dominam o reino underground, fazem uma sonzeira de tirar o fôlego e que marcam presença na edição de 2024 do Awakenings Summer. Vem conferir:

Camelphat

O EP "Kill The VIP" marca o início da jornada de lançamentos originais de CamelPhat em 2010, e mantendo um ritmo fortíssimo de produções, logo os artistas passaram a explorar diversos terrenos e sonoridades. Nervous Records, Spinnin', Axtone, Suara, ToolRoom, Defected, Afterlife e Filth On Acid são apenas algumas das gravadoras que receberam lançamentos e hits do duo, que incluem "Cola", "Dopamine Machine", "Breathe", "The Sign" entre muitas outras. 

Depois de indicações ao Grammy, CamelPhat viajou o mundo todo apresentando seu som, caracterizado por uma emoção sempre forte e presente, independente do gênero da track. Pistas dos maiores festivais do mundo como Tomorrowland, Ultra Music Festival, Glastonbury e Coachella, tiveram a oportunidade de marcar presença em line ups da Afterlife e ainda, comandam todas as noites de terça-feira na sua residência na Pacha Ibiza, que recebe como convidados nomes como Agents Of Time, Stephan Bodzin, Innellea, a brasileira Mila Journée, Massano, KAS:ST, Kölsch e muitos mais! 

Chlär

Chlär é o exemplo de um artista extremamente técnico com criatividade ímpar. Suas produções e performances despertam um instinto primitivo que existe dentro de nós. Seus sets transbordam a pista com energia, sempre com mixagens precisas e técnicas inovadoras. Para Chlär, o improviso é o padrão. Tocando 4 tracks ao mesmo tempo, em atividade ininterrupta, sua habilidade de leitura da pista faz com que seus sets sejam sempre acertados. Chlär é garantia de uma pista quente em qualquer momento da noite. Com certeza sua energia vai te fazer dançar incansavelmente, mergulhando numa atmosfera veloz de groove e movimento. 

O DJ e produtor também é um engenheiro de áudio, que tem no currículo trabalhos com selos renomados como Taapion, RAW ou Ritmo Fatale, e comanda o selo. Bipolar Disorder Rec. Chlär está aprimorando seus sentidos musicais e habilidades em várias áreas da indústria, sendo um artista e engenheiro, mas também trabalhando em A&R. 

Enrico Sangiuliano

Um dos nomes mais talentosos e quentes do momento na cena da música eletrônica underground mundial, DJ, produtor musical hitmaker, diretor artístico, Enrico Sangiuliano é um dos artistas mais celebrados por onde passa. Com lançamentos pela Drumcode, Herzblut e Truesoul, o italiano agora vem apresentando seu trabalho autoral pela gravadora temporária NINETOZERO, bem como de outros artistas que constroem uma atmosfera sonora coerente com o projeto.

Blasha & Allat

Blasha & Allatt são nativas de Manchester e co-fundadoras e residentes das famosas festas Meat Free, aclamadas como uma das raves de techno mais selvagens do Reino Unido. O duo é reverenciado em sua cena local tanto quanto é apoiado por muitos dos artistas e colegas com os quais tocaram juntos. Eles têm uma energia simbiótica atrás das cabines - seja comandando o leme no White Hotel de Manchester, mantendo a vibe no Blitz Club ou seguindo pelas primeiras horas na Bret, Blasha & Allatt arrasam sempre.

Tendo conquistado uma sólida série de lançamentos em selos como Blue Hour, Positive Source e Symbolism, o futuro parece promissor para o som de Blasha & Allatt.

Honey Dijon

Criada em Chicago, infundida em Nova York, Honey Dijon tem um portfólio que vai além de suas extensas apresentações em clubs globais. Ela invadiu a arte, a sociologia, a moda e os direitos do indivíduo. Como artista musical, ela dirigiu um álbum de estreia audacioso, The Best of Both Worlds, de 2017. Os créditos de remixes recentes incluem a releitura de clássicos antigos para Blancmange e Neneh Cherry e Lady Gaga. Honey Dijon tem tudo a ver com o Awakenings Festival, trazendo ao line up e à curadoria artística uma dose especial de diversidade, groove e energia positiva.

Lobster

Residente do coletivo Vault Sessions, Lobster é um daqueles artistas que sabe como se adaptar a qualquer público. Seu som é hipnótico e intenso, com grooves que se entrelaçam e se desenrolam, basslines saltitantes com andamento acelerado, perfeito para quem gosta de dançar sem parar. Sem muitas baixas, o som de Lobster é dinâmico, enérgico e original, repleto de movimento que instiga a curiosidade da pista e constrói uma atmosfera de constante atividade. 

Com uma biblioteca musical que abrange múltiplos subgêneros, tempos e décadas, Lobster sempre tem a faixa adequada pronta para ser tocada, explorando a pista de dança em busca do momento perfeito. 

Kevin De Vries X Kölsch

Um dos B2Bs mais bem sucedidos dos últimos tempos, unindo duas potências globais do Melodic Techno. Sem sombra de dúvidas a apresentação entre Kevin e Kölsch vai surpreender muito!  Comandando a KOMPAKT, Kölsch tem incontáveis faixas atemporais no portifólio, como Loreley, Opa, Goldfisch, All That Matters, Cassiopeia feat. Gregor Schwellenbach e Grey. Com uma série de shows em festivais de alto nível, Kölsch continuou sua corrida de dominação global com sua residência em Ibiza 'In The Dark' no Hï Ibiza, icônico DC 10, sets de DJ Berghain/Panorama Bar e sua famosa transmissão ao vivo para 5 milhões de pessoas em cima de a Torre Eiffel em Paris.

Já Kevin de Vries, desde seu primeiro lançamento em 2015, vem em uma ascensão astronômica, conquistando seu espaço na cena techno. Quando uma track de Kevin toca, o tempo parece parar, pairar no ar e voltar com um drama inconfundível. A sua música leva os soundsystems ao seu limite, ao mesmo tempo que mescla o poder do techno e a euforia do trance de uma forma única para o artista. Seus lançamentos e remixes são lançados em alguns dos selos mais reverenciados: Cocoon de Sven Väth, Drumcode de Adam Beyer e, mais recentemente, o selo de Tale Of Us, Afterlife. 



Freddy K

Considerado um ativista do Techno, Freddy K vem desde os anos 90 lutando para desenvolver sua cena. Valorizando sempre a pista de dança, a cultura de tocar com vinil e os novos talentos, o romano baseado em Berlim criou em 2009 a label Key Vinyl, que anos depois passou a ser conhecida como o "selo de Techno para DJs". 

Freddy K passou a ser conhecido por seus sets de até 16 horas no vinil, sempre com muita técnica e habilidade, mantendo a pista de dança sempre ativa. Seu som é caracteristicamente fluido e 100% voltado para a pista de dança. Freddy K fez seu primeiro set no Berghain em 2013; dois anos depois, estava encerrando o local, mantendo os níveis de energia elevados até a segunda-feira. De acordo com o próprio Freddy, "os últimos 20 minutos, são sempre os mais importantes". Sem dúvida é um nome que você vai ficar feliz de ter conhecido. 


Indira Paganotto

Nos últimos 12 meses, a ascensão de Indira tem sido imparável: de ser a atração principal em todos os principais clubes e eventos, como Awakenings, Tomorrowland, Circoloco, Amnesia Ibiza, EXIT festival, Pacha Barcelona, Shelter Amsterdam, Fabric London, EDC Las Vegas, Thuishaven, Bar Americas, Nordstern, Cavo Paradiso, DC-10 e muitos outros, Indira se tornou um nome conhecido em todo o mundo. Com grande apoio de Charlotte de Witte, Indira se apresentou em seus eventos KNTXT em todo o mundo: Europa, América do Norte, América do Sul…

O futuro de Indira é tão brilhante quanto seu sorriso: com sua energia, dedicação ao trabalho e habilidades impecáveis, ela nunca permitirá que o público saia indiferente - ela está lá para fazer uma afirmação. Seja nm espa;co para 15 mil pessoas, em um festival ao ar livre ou em um clube underground , pode ter certeza de que ela o conquistará.

Planetary Assault Systems

Planetary Assault Systems é um dos pseudônimos do britânico Luke Slater, um DJ e produtor multicultural que vem há mais de 30 anos influenciando diretamente no desenvolvimento da cena Techno global. Navegando pelas variantes do gênero com uma clareza ímpar, Luke Slater é um dos artistas mais caleidoscópicos do Techno.

Com um som firme e potente, instantaneamente reconhecível, o projeto Planetary Assault Systems construiu uma nova direção no Techno do Reino Unido. Caracterizado como monumental e massivo, seu som combina síntese analógica robusta e extremamente bem trabalhada com variações ásperas e uma sensibilidade rítmica natural. Comandando o selo Mote-Evolver, PAS trabalhou com Sven Väth, Chris Liebing, Depeche Mode, Adam Beyer entre vários outros, tem no catálogo álbuns lançados via Ostgut Ton e sem dúvida é uma lenda viva que tem uma importância imensurável na cena Techno. 


Chaos In The CBD

Indo para o lado do House com uma pegada mais tranquila e lo-fi, sempre sempre guiada por melodias leves e orgânicas, o duo Chaos In The CBD é formado pelos irmãos neozelandeses Ben e Louis Helliker-Hales.

Com elementos de jazz e uma abordagem muito original a House Music, de acordo com os próprios artistas, seu som "é um reflexo de como somos tranquilos; crescemos perto da praia". afirma Louis, enquanto Ben acrescenta: "É muito uma representação da nossa infância". Apesar de sua abordagem relaxada no trabalho de estúdio, seus sets ao vivo estão em um outro nível. "Nossos sets de DJ são completamente diferentes da forma como produzimos", diz Louis. "Nós tocamos de forma intensa - não pesado como techno - mas é muito raro tocarmos uma música como Midnight In Peckham."

A pegada de som do duo é bem rara de vermos no Brasil, sobretudo com tanta visibilidade. Quem marcar presença no Awakenings certamente não vai se arrepender de conferir Chaos In The CBD.



Bonus Track: Brazucas!

ANNA

Conhecida por seus lançamentos bombásticos como "Forever Ravers" e "Coosmovision", ANNA tem mais de vinte anos de uma carreira altamente respeitada, que a elevou das pistas de dança da Six – a boate que seu pai possuía em São Paulo – e está no topo de alguns dos clubes e festivais mais conceituados do mundo: DC10, Hi , Warung, Movement, Tomorrowland, TimeWarp e Coachella. Seus sets são altamente versáteis e poderosos, se destacando em qualquer horário que seja, variando do Techno Melódico ao Hipnótico, passando por elementos de Ambient e sempre com uma vibe muito positiva. 

 

Mochakk

Um dos artistas mais queridos do momento, Mochakk tem em pouquíssimo tempo, um dos currículos mais bem formados quando o assunto é apresentação. EDC, Coachella, Circoloco, Time Warp, Cercle, Lollapalooza, Printworks, Hï Ibiza e muitos outros já receberam o carisma e a energia alegre e extrovertida do brasileiro. Conhecido pelo seu som enérgico e carismático, com muita House Music, Tech House, passeando pelo funk e techno, Mochakk sem dúvida vai fazer história no Awakenings Summer. 


Vintage Culture

Dispensando apresentações, um dos maiores artistas da música eletrônica mundial, Vintage Culture estreia no Awakenings nesta temporada do verão europeu. Incontáveis collabs, lançamentos solo, remixes para artistas globais dos mais variados gêneros, festivais e shows que ultrapassam as 24 horas fazem Vintage Culture ser quem é. Aparentemente incansável, Lukas Ruiz tem seu álbum de estúdio para ser lançado ainda esse ano e promete elevar ainda mais o nível para essa nova temporada. 



Leia também: Tomorrowland Bélgica anuncia line-up para 2024


Otávio Apovian

Otávio Apovian

Graduado em Publicidade (ESPM-SP); DJ e produtor musical no projeto Apollorabbit. Onde encontrar: nas pistas mais obscuras e com sons cabeçudos

CONFIRA MAIS

Ler mais

NOTÍCIAS RELACIONADAS