Lollapalooza 2022: os grandes festivais estão de volta ao Brasil. Saiba como foi!

Depois de dois anos de hiato, o festival Lollapalooza Brasil voltou a agitar o Autódromo de Interlagos nos dias 25, 26 e 27 de março de 2022. Foi difícil segurar a emoção de ver um grande evento acontecendo novamente em São Paulo, e nítida a alegria das pessoas de novamente viver a experiência de curtir junto a uma multidão.
De acordo com a organização do festival, o Lolla BR teve recorde de público. Na sexta foram 100.980 pessoas, no sábado 103.000 pessoas e no domingo 98.255 pessoas. No total, mais de 70 atrações se apresentaram nos quatro palcos e várias marcas espalharam suas ativações para melhorar ainda mais a experiência da galera.
Como nas últimas edições, o transporte público teve o funcionamento ampliado para que a maioria pudesse garantir a ida e a volta de trem. Nos três dias o horário foi esticado até à 01h da manhã, e o caminho para o Autódromo foi tomado pelo público. A chegada, como sempre, foi marcada pelas fotos nos famosos cartazes "lambe-lambe" e pela ansiedade. A estrutura deste ano estava bem parecida com as últimas edições: os quatro palcos principais - Budweiser, Ônix, Adidas e Perrys by Doritos - continuaram na mesma disposição, assim como a maior parte dos caixas, bares, banheiros e ativações.
O primeiro dia de Lollapalooza Brasil começou às 12h30 e tudo ocorreu de forma tranquila até o meio da tarde, quando veio a chuva. Os fortes ventos derrubaram algumas partes das decorações, incluindo uma torre de iluminação de um patrocinador que deixou um ferido. No mesmo momento a marca e a T4F isolaram a área e prestaram socorro ao ferido. A tempestade atrapalhou a organização como um todo, já que muitas ativações pararam de funcionar e também houve queda de energia e as filas para recarga e compra de bebidas ficaram enormes.
Depois da paralisação, o festival anunciou que os shows voltariam em breve, e começamos a caminhada até o Palco Adidas. Chegamos a tempo de ver o início de Pabblo Vittar, com a multidão correndo para ver o que pra muitos foi o primeiro show do dia. Aos poucos as bandas voltaram e o clima de festival também. Enquanto Chris Lake fazia um show intenso para o público eletrônico, Doja Cat foi o grande nome do palco Ônix. O dia terminou com a banda The Strokes lotando o palco principal e dividindo opiniões sobre o show, que foi regado de hits e novas faixas do álbum "The New Abnormal", deixando "Last Nite" de fora do setlist.
Logo após o final do primeiro dia, veio a notícia que nenhum fã de festival ou de música gostaria de receber. Tragicamente o baterista da banda Foo Fighters, Taylor Hawkings, foi encontrado morto no quarto do hotel onde estava hospedado em Medellin, na Colômbia para o show no festival Stereo Picnic. A banda, que seria responsável por fechar o festival no domingo, cancelou todos os shows da tour. Confira a nota oficial:
No sábado, o festival ocorreu em clima de muita homenagem. Enquanto artistas brasileiros como Clarice Falcão, Jão, Emicida e Djonga arrastaram o público com suas faixas mais famosas, o destaque do Palco Perry ficou por conta do duo Chemical Surf e pelo experiente DJ Marky.
Durante o dia foi anunciada para domingo uma apresentação especial no horário marcado para a apresentação da banda Foo Fighters, às 20h30, com a presença do rapper Emicida e da banda Planet Hemp e participação especial de nomes como DJ Nyack, DJ KL Jay, Criolo, Bivolt, Drik Barbosa e Rael.
O tempo ajudou, e o sol deixou o espaço ainda mais bonito e propício para quem foi ao autódromo. Um dos shows mais esperados foi do rapper americano A$AP Rocky, no palco Ônix. Pela primeira vez no Brasil, o astro marcou presença com muitos gritos dos fãs durante toda a apresentação, incluindo o nome da esposa Rihanna, que infelizmente não deu as caras por aqui.
Enquanto os shows rolavam, já dava para perceber que o Lolla tinha um público maior no segundo dia. Os deslocamentos estavam mais cheios e o palco principal ficou lotado para ver o show de Miley Cyrus. Depois de um desabafo no twitter lamentando a morte do amigo Taylor Hawkings, a cantora entrou no palco e entregou um show intenso e com muita emoção. O primeiro destaque foi para a presença da cantora Anitta, que alcançou o Top #1 do ranking global do Spotify nessa semana. Juntas elas cantaram “Boys Don’t Cry” com toda a animação do público. Logo após Miley dedicou sua música "Angels Like You" e entregou um dos momentos mais emocionantes do festival.
Ao mesmo tempo, Alok foi o responsável por fechar o palco Perry. O maior DJ do Brasil levou um show de luzes e efeitos especiais ao bater o recorde nacional, com 32 máquinas de laser em uma apresentação. Muitos hits e fogos de artifícios marcaram o final da segunda noite do Lolla Brasil.
No domingo a previsão de chuva atrapalhou os planos do festival mais uma vez. Após mais de uma hora com portões fechados e do anúncio "Galera, devido às condições meteorológicas nos arredores do Autódromo de Interlagos, os shows foram interrompidos. As apresentações voltam em breve", alguns shows infelizmente foram interrompidos pela metade e até cancelados, como no caso do Evokings, Planta e Raiz, Aliados e Rashid.
Após a normalização do festival, o público esqueceu todos os problemas e foi curtir os últimos momentos que marcaram a grande volta do Lolla para o Brasil. No palco Perry, Fancy Inc, Cat Dealers e os australianos Goldfish agitaram a galera que pulava com todos os efeitos do palco.
A banda IDLES levou o indie rock para o palco Budweiser, enquanto a dupla norte-americana de soul psicodélico Black Pumas foi uma das ótimas revelações do Palco Ônix, seguida por uma das mais energéticas do festival. Martin Garrix fez um show recheado de hits, e levou o público à loucura com muita interação e mostrando estar por muito feliz por estar no palco. No Adidas, Kehlani levou as artistas brasileiras Ludmilla e Iza, enquanto Gloria Groove levou um mar de pessoas para o Perry.
O DJ Alesso fechou o palco eletrônico enquanto acontecia o tributo à banda Foo Fighters no palco principal. Com os dizeres "Taylor Hawkings, 1972-2022" no telão, o encerramento teve uma mensagem emocionada de Perry Farrell, criador do Lollapalooza, que falou sobre a amizade com o baterista, a banda Ego Kill Talent, que já saiu em turnê com FF, apresentou as faixas “We All” e “Everlong”, e a homenagem terminou com um vídeo da banda de Dave Grohl apresentando “Best of You”, no show que fizeram no Brasil na primeira edição do Lolla em 2012.
Os preços não variaram muito com relação à última edição. Uma das novidades do cardápio de bebidas foi a opção de Gin e Whisky à venda em todo o festival (antes era oferecido apenas no Lolla Lounge). As filas para essas opções de bebidas costumavam ser maiores do que nas outras barracas, o que pode ser um sinal de alerta para proporcionarem mais espaço pro próximo ano.
Além dos ambulantes vendendo Hot Dog, Batata Frita e Doritos pelo festival, também era possível comer nas barracas de alimentação e no Chef Stage, que nesse ano estava em um espaço descoberto, com vista para o palco Budweiser. Em uma área não muito grande, era comum ver filas e pessoas comendo sentadas no gramado, assistindo aos shows. Casa do Porco, Pirajá, Bar da Dona Onça, Fôrno, Paris 6, Eataly e Bráz Elettrica foram alguns dos restaurantes presentes no espaço, que ofereceram opções veganas, lanches práticos e refeições mais substanciais, em uma faixa de preço de R$35,00 por prato.
Confira abaixo os preços:
Foi possível comprar ítens do Lollapalooza nas lojinhas oficiais que estavam em alguns pontos espalhados pelo Autódromo (de frente ao palco Perry e próximo ao Ônix). Aquela regrinha de comprar logo o que gosta no primeiro dia continua sendo válida, pois no domingo já tinham diversos ítens em falta. Confira os preços dos produtos oficiais do Lolla Lounge desse ano:
Para quem queria adquirir outros produtos personalizados, também era possível encontrar algumas lojas no Lolla Market vendendo ítens como meias, óculos de sol, chapéus e outros acessórios. A collab adidas x Lollapalooza comercializou itens feitos em parceria, como um tênis exclusivo e três camisetas com estampas criadas para o LollaBR 2022.
Na frente de sustentabilidade, o Planeta Lolla reuniu 10 ONGs, que apresentaram suas causas e amplificaram mensagens socioambientais que merecem atenção, além da Braskem, que trouxe a ação Rock and Recycle, responsável por receber itens para reciclagem. Foi a primeira vez que vimos diversas pessoas do público no Autódromo juntando embalagens plásticas para trocar por brindes como sacolas recicláveis, capas de chuva, viseiras e até ingressos para curtir os outros dias de festival.
Para quem buscou mais conforto e comodidade, pôde aproveitar o Lolla Lounge by Vivo que oferecia um espaço exclusivo com três andares, área coberta e aberta, palco das After Parties, Open Bar, Open Food, translado de ida e volta até o Autódromo, transmissão dos shows nos telões e dezenas de ativações de marcas como Budweiser, adidas, Chevrolet, Samsung, Sadia e Mc Donald’s e Vivo. Conheça um pouco mais sobre o espaço no vídeo abaixo:
Sim, os festivais voltaram! No nosso ponto de vista, os artistas estão ainda mais empolgados nos palcos e o público curtindo cada momento! A diversidade musical continua presente, com muita música rolando durante os dias e shows para agradar a todos os gostos.
Como pontos de melhoria, vale comentar sobre a falta dos pontos de água gratuita, ativação mais comentada da edição de 2019, e a estrutura de banheiros químicos que seeempre pode ser melhor.
No geral, o nosso festival do coração continua crescendo, com shows incríveis e entregando uma experiência completa para todos. Já com saudades, fica a ansiedade pro Lolla 2023.
Graduação em Marketing (USP); 1 ano de experiência em Marketing Digital na DHL (Alemanha); 12 anos de experiência nas áreas de marketing, mkt digital e trade. Onde encontrar: comemorando os fogos no mainstage