Cena

Marco Carola: a grande influência do techno por trás da Music On

Laura Paro
We Go Out

Descrição da Imagem
Cena

Natural de Nápoles, no sul da Itália, Marco Carola é um DJ e produtor italiano que se consagrou como um dos principais artistas globais do techno. O artista foi fundamental no desenvolvimento da cena eletrônica no início dos anos 90, quando iniciou sua carreira e passou a levar o techno napolitano para o resto do mundo, impressionando todos com o seu talento e habilidades como produtor. Hoje, Marco Carola tem sua label party Music On, que desde a sua criação tem sucesso garantido em Ibiza!

O artista chega ao Brasil pela primeira vez com a sua label party, para uma festa incrível no dia 02 de novembro, no mesmo fim de semana do Grande Prêmio de São Paulo da Fórmula 1. A festa, que é sucesso internacional, trará grandes artistas no line up: Vintage Culture, Melanie Ribbe, Franky Rizzardo, Chelina Manuhutu e Sarah Stenzel. Você não pode deixar de viver essa experiência única, aproveite para comprar os seus ingressos neste link

*Imagem: divulgação.

Anos 90: o início da carreira 

No início dos anos 90, Marco Carola começou sua carreira comprando discos de vinil para explorar novas sonoridades da música. Foi a partir daí que descobriu seu tipo de som favorito e ele afirma que, na época, era assim que muitos DJs faziam para aprimorar suas técnicas e descobrir novos sons: ir até todas as lojas de vinil possíveis para comprar e tocar discos. Ele começou por volta dos 15 anos, com um equipamento de dois toca-discos e um mixer – e a partir daí, tudo virou história. Ele começou tocando em uma boate local do pai de um amigo, logo dominou a arte da mixagem e se adaptou ao ritmo dançante do House, durante o auge do House e do Acid House na Itália. 

Quando eu era jovem havia algumas lojas de discos em Nápoles, mas tudo ainda era muito filtrado. Então, estamos falando do início dos anos noventa e, realmente, além de alguns lugares, foi muito difícil para mim encontrar o que estava procurando. Eu até achava que não sabia realmente o que estava procurando. Então comecei a viajar para Londres [para comprar discos]. É por isso que Londres é especial”, afirma em entrevista para a DJ Mag em 2016. 

Historicamente, os italianos têm uma certa obsessão e paixão pelo techno, graças a uma cena que cresceu principalmente em Roma, a partir do final dos anos 80 – quando o techno se tornou uma religião para a juventude italiana. Talvez tenha sido por esse motivo que Carola tenha se encontrado no gênero, sem contar que o techno não era muito bem visto pela mídia na época. Em entrevista para a DJ Mag, ele afirma que a Itália é um país onde esse tipo de música é colocada de lado, rejeitada pela mídia em geral, e que isso talvez tenha sido melhor para as pessoas que amam o estilo. O techno cresceu em Nápoli e a cena local se mantém forte há quase trinta anos. 

Lembro que comprei meu primeiro sampler e ele chegou em agosto — que é um grande mês de férias para nós na Itália — e eu estava com minha família. Fui direto para casa e comecei a brincar com ele. Eu nem sabia que estava produzindo, eu realmente o comprei simplesmente para melhorar meus sets de DJ — mas foi quando comecei a produzir. A partir desse passo, comecei a comprar novas máquinas, teclados e computadores”, afirma em entrevista para a DJ Mag em 2016. 

Em 1997, lançou seu primeiro EP, junto de Gaetano Parisio e C&G Soundsystem, intitulado de ‘Dual E.P’. Em 1998, continuou com os lançamentos, quando o seu segundo EP, ‘Coincidence’, também junto de Gaetano Parisio, veio à tona. Ainda em 98, lançou seu primeiro álbum ‘The 1000 Collection’, pela gravadora One Thousands; o álbum tem produções voltadas para o techno e minimal. 

Anos 2000: lançamentos de destaque e fundação de suas próprias gravadoras

O início dos anos 2000 marcou a carreira de Carola, quando estava consolidando seu sucesso na música eletrônica. Já em 2001, lançou o álbum ‘Open System’ pela Zenit, que se move um pouco pelo electro e tech-house, com um forte acento em breaks – provando ainda mais a sua qualidade sonora como produtor. No ano seguinte, lançou ‘Question 10’ e depois voltou com seus releases em 2007, com o EP ‘Apnea’, pela Plus 8 Records – uma das gravadoras mais reconhecidas pela cena global. 

Ao falar em gravadoras de sucesso, Carola fundou e marcou sua passagem por muitas delas: Design, Zenit, Question, One Thousands e Do.Mi.No. Os anos 2000 marcaram sua carreira nesse sentido, pois foi a partir desses vários lançamentos de álbuns, EPs e singles que foi conquistando cada vez mais seu espaço na música eletrônica. Marco parece nunca ter ficado parado, sempre com uma vontade constante de se desafiar – isso explica a sua vasta discografia e lançamentos um após o outro. 

Mais para frente, em 2008, lançou uma série de EPs, muito significativos para o seu reconhecimento: ‘Plus One’, ‘Plus Two’, ‘Get Set’ e ‘Bloody Cash’, pelas gravadoras Plus 8 e Minus. Em 2009, mais um álbum foi produzido, ‘Walking Dog’, também pela Minus. Além de todos esses releases, Carola também foi responsável por uma série de compilações de mix seminais. Em 2006, sua mix Fabric 31.[1] para a série Fabric do club londrino foi uma aula de sons minimalistas e elegantee e, mais tarde, também produziu compilações para a Time Warp em 2009.

2011: lançamento de ‘Play It Loud’ e criação da label party Music On

O ano de 2011 também foi muito marcante para a carreira de Marco Carola. Já no início do ano, em fevereiro, lançou pela Minus o álbum ‘Play It Loud’, um dos mais conhecidos de sua trajetória. A música que leva o nome do álbum é a mais ouvida do Spotify, com quase 5 milhões de streams.

Ainda no mesmo ano, Carola fundou sua própria label party Music On, iniciada em Miami, nos Estados Unidos, que se tornou muito mais do que uma simples festa ou gravadora: a marca é uma manifestação da visão do artista sobre a cultura clubber. A festa cresceu de forma estrondosa, ampliando seus horizontes e consolidando uma base sólida em Ibiza, na Espanha. Atualmente, é realizada semanalmente na ilha durante toda a temporada de verão, no Amnesia – um dos maiores clubs de música eletrônica do mundo. 

Com Marco Carola como o grande curador da label, a festa é conhecida por suas intermináveis noites que se estendem até o amanhecer, que atrai um público fiel do techno e do tech-house de alta qualidade. Durante sua permanência em Ibiza, a Music On se consolidou como uma das festas mais prestigiadas da ilha, funcionando como uma marca essencial para artistas emergentes e consolidados do gênero. Além de seu impacto em Ibiza, a Music On também tem reconhecimento global, principalmente por realizar eventos em grandes cidades como Nova Iorque, Londres, Amsterdam, Nápoles e Estocolmo, bem como em festivais de renome internacional. 

*Imagem: divulgação.

Hoje, o mundo da música está gigante, cheio de novos talentos e novas sonoridades. Mas Marco Carola se manteve todo esse tempo como um dos artistas mais relevantes para a cena e para a história da música eletrônica, por deixar sua marca no gênero e por ter feito a diferença, principalmente no techno. O artista continua sendo super reconhecido por sua label party Music On e continua com sua residência em Ibiza, durante toda a temporada de verão – além de levar a festa para vários lugares do mundo. 

Chegou a hora de São Paulo experimentar um pouco de tudo que Marco Carola tem a oferecer com a Music On! No dia 02 de novembro, prepare-se para viver algo único. Clique aqui para comprar seus ingressos para não perder o evento, que promete ser incrível! 

*Imagem de capa: divulgação.

Leia também: Music On, label party de Marco Carola, chega pela 1ª vez em São Paulo 

Laura Paro

Laura Paro

Graduanda em Jornalismo (PUC-SP). Onde encontrar: nas pistas onde o techno prevalece

CONFIRA MAIS

Ler mais

NOTÍCIAS RELACIONADAS