O DJ e produtor inglês Michael Bibi é um artista completo da dance music. Apaixonado por música desde criança e influenciado por seu pai, um artista consolidado na cena do Jazz e do Blues, Bibi se sentiu motivado a trilhar seu caminho no meio musical e tem se consolidado cada vez mais como um dos artistas de mais destaque do Techno e da House Music.
Com 34 anos, após ser diagnosticado com câncer no ano passado, o artista anunciou sua volta ainda mais forte para 2024, após se ausentar dos palcos por mais de seis meses para se dedicar a sua saúde. E é claro que seu retorno por trás dos decks não poderia ser comemorado da melhor forma – Michael Bibi está confirmadíssimo no lineup de aniversário de 17 anos do Greenvalley, um dos maiores clubs de música eletrônica do Brasil e do mundo! O evento será no dia 16 de novembro e você pode adquirir os seus ingressos clicando aqui.
Michael é muito mais do que um simples DJ e vale a pena conhecer sua história, entender sua trajetória na música eletrônica e sua força depois de enfrentar uma batalha contra o câncer. Fique até o final desta matéria e descubra quem é o grande artista por trás das maiores pistas de dança do mundo!
*Créditos: divulgação
Há 10 anos atrás, Michael Bibi lançou seu primeiro single no SoundClound. Mas antes mesmo de iniciar sua carreira como produtor musical, o artista já era um frequentador assíduo de clubs e conhecia a cena; ele sabia quais sons poderiam cativar o público. E foi assim que ele começou, de maneira avassaladora.
Dentre os seus primeiros lançamentos há uma década atrás, uma faixa que chamou a atenção do público é intitulada de Feed Me Poison – a track reflete o espírito livre do artista e sua habilidade natural de observar o mundo ao seu redor. O som traz a ideia de liberar aquilo que se absorve de negativo e transformar isso em algo positivo, expressando-o por meio da arte.
O primeiro EP veio em 2013 pela gravadora Sounds of Juan, em parceria com o artista Saytek. Intitulado de Chewy Weeps, a obra mescla grooves profundos com uma abordagem experimental, que se destacava no cenário da música eletrônica da época. Ambos os artistas, cada um com seu estilo distinto, se uniram para criar um EP que é ao mesmo tempo dançante e inovador, mas com uma energia crua que captura a essência da música underground. Chewy Weeps foi um dos primeiros marcos da grande e intensa jornada de Michael Bibi na música eletrônica.
https://open.spotify.com/embed/album/0u8tDMKVUATHhfxFKm5gW1?utm_source=generator
O primeiro EP foi seguido de vários outros lançamentos, como Sweepstake, Fell My Freak, Clarity e Restoration. Esse último foi lançado pela Solid Grooves, sua própria gravadora em conjunto com o DJ e produtor Pawsa. Criada em 2015, a Solid se tornou uma das mais conhecidas e renomadas quando o assunto é House e Techno. Vindo de uma comunidade unida de artistas, enquanto também apoia produtores emergentes e em ascensão, seu principal objetivo é focar em produzir músicas que sejam ao mesmo tempo de qualidade e funcionais para as pistas de dança, criando um ambiente propício para o surgimento de uma nova geração de talentos. Além disso, Bibi também criou a SG Raw.
*Créditos: divulgação
Michael Bibi se consolidou como um dos maiores artistas da música eletrônica bem antes da pandemia, mas depois disso, cresceu ainda mais no mercado – ele se consagrou como um dos nomes mais requisitados nos maiores line ups de festas e festivais. Passando por Time Warp, DC-10, Pacha, Amnesia, Sonus, Coachella, Amsterdam Dance Event, Tomorrowland, Creamfields e outros lugares, Bibi é referência em Tech House ao redor do mundo.
Chocando todos os fãs, em junho de 2023, o artista precisou dar uma pausa em sua carreira musical em decorrência de um câncer: o diagnóstico de Linfoma do Sistema Nervoso Central foi percebido através de um zumbido constante que vinha sentindo no ouvido. Através das redes sociais, anunciou que precisaria de afastar dos palcos para cuidar de sua saúde, até então, sem previsão de quando voltaria.
*Créditos: reprodução Instagram @michael_bibi_ | O artista compartilhou nas redes sociais sua jornada de luta contra o câncer
Em dezembro de 2023, o artista anunciou estar livre do câncer e sua luta contra a doença evidenciou ainda mais a sua paixão pela vida e pela música eletrônica. Bibi conseguiu retornar ainda mais forte para os palcos e em janeiro deste ano, lançou a label party “One Life”, que já passou por lugares como Londres, Sevilla, Ibiza e algumas outras cidades ao redor do mundo.
Depois de passar por um período difícil de muitos tratamentos, o artista dizia se sentir preparado para voltar aos palcos, mas que dessa vez seria diferente. Em entrevista para a Billboard, ele afirmou:
“Eu sabia que sempre voltaria para a música. Eu só sabia que nunca mais voltaria da mesma forma. Tipo, isso vai me mudar para sempre. Eu estava viajando muito. Acho que essa parte da minha vida já acabou. Eu ainda quero fazer shows e ainda vou viajar, mas nunca mais viajarei tanto quanto antes. E eu só quero mais equilíbrio na minha vida. Mas não, a música é apenas parte de mim. Acho que não conseguiria viver sem música”.
https://www.youtube.com/embed/z2MflPz4AHQ?showinfo=0
O artista leva a sério a premissa de viver a vida como se não houvesse amanhã, ao aproveitar cada segundo e ao valorizar os momentos bons de sua jornada. Sua história como artista prova que tudo é possível; ao vencer uma batalha contra o câncer, Bibi se reergueu e voltou a seguir com seu maior sonho: espalhar amor através da música e levar isso para as maiores pistas do mundo, celebrando a vida e o poder de nunca desistir.
“Foi aí que surgiu todo o conceito de One Life. Porque eu estava tipo, "Bem, você tem uma vida, vamos vivê-la." Lembro que alguém disse, "Você realmente vai?" Acho que era meu irmão, alguém próximo a mim, e eu disse, "Eu tenho uma vida, então vamos lá." E foi aí que surgiu "uma vida, viva-a". O conceito basicamente é — viver o momento, viver o agora, abraçar o agora. Se você está bem e tem a capacidade de aproveitar a vida, aproveite. Seja livre e seja feliz, e não leve as coisas muito a sério” - Michael Bibi em entrevista para a Billboard, em fevereiro de 2024.
Chegou a vez de sentir toda essa emoção de pertinho, no Brasil! O Greenvalley comemora seus 17 anos em grande estilo e convida Michael Bibi, que está mais forte do que nunca, para dominar a pista no dia 16 de novembro, em uma sunset party que promete te arrepiar da cabeça aos pés com o melhor do tech house. Você não pode ficar de fora desse retorno de Bibi no Brasil e pode adquirir os seus ingressos clicando aqui!
*Créditos capa: reprodução do Instagram @michael_bibi_
Leia também: Greenvalley: conheça a história do club que chegou no topo do mundo