Festa

ODD une forças com Bassiani para uma nova edição em Agosto

Otávio Apovian

Otávio Apovian

4 de agosto de 2022

ODD une forças com Bassiani para uma nova edição em AgostoFesta

Seguindo o ritmo de eventos com line-ups estelares, da comemoração de sete anos em parceria com Dixon e da última edição trazendo Roman Flügel e Jensen Interceptor, a ODD não cansa de fazer história. O núcleo paulistano chega com uma nova edição em parceria com o com club Bassiani, diretamente da Geórgia no dia 20 de Agosto. ODD + Bassiani traz os residentes georgianos NDRX e Kancheli ao lado de novas revelações, promessas e DJs experientes da cena underground do Brasil com apresentações de performers.

Hoje considerado um dos maiores redutos de techno do mundo, o Bassiani guarda valores que vão diretamente ao encontro das premissas da ODD, e é por isso que esse casamento faz tanto sentido. Foi fundado em 2014, a partir de uma — vejam só! — festa itinerante na capital e maior cidade da Geórgia, Tbilisi, encontrando seu espaço no complexo esportivo da Dinamo Arena, logo abaixo do estádio onde joga a Seleção nacional de futebol.

Dentro de uma pequena nação que passou e segue passando por diversas transformações desde a sua independência da União Soviética, há mais de 30 anos, o Bassiani acaba sendo um refúgio de liberdade e resistência em um cenário político conturbado, que vê religiosos ultraortodoxos e nacionalistas fanáticos discriminando a população LGBTQIA+, enquanto leis de tolerância zero a drogas vigoram.

Na madrugada de 12 maio de 2018, esse contraste acabou atingindo o seu ápice. Ao lado de outro espaço destinado à house e ao techno, o Cafe Gallery, a casa foi alvo de uma operação policial antidrogas depois que cinco jovens morreram de overdose — o que, segundo as autoridades, teria relação com os dois estabelecimentos. Os policiais fizeram uma batida e detiveram os sócios do Bassiani, Tato Getia e Zviad Gelbakhiani.

Vendo o que considerava não só uma enorme injustiça, mas uma tentativa de suprimir a sua liberdade, a resposta da comunidade clubber do país foi sem precedentes. Milhares de pessoas se uniram em uma grande rave em frente ao parlamento georgiano, no que ficou conhecida como uma das maiores e mais famosas manifestações de protesto da história da cultura das pistas de dança. O fato chamou a atenção do mundo todo, rendeu grandes reportagens e documentários e deu uma notoriedade ainda maior ao Bassiani, que já reunia em suas pistas alguns dos maiores nomes da música eletrônica underground internacional, bem como promovia seus DJs residentes em showcases pela Europa.

ODD Bassiani

É nesse contexto que a já lendária casa noturna de Tbilisi somou forças à ODD, ainda em 2019, em edição memorável na Fabriketa, e agora, pela segunda vez, volta a unir-se a um dos projetos mais celebrados do cenário brasileiro, que desde sua estreia, em 2015, preocupa-se, para além da boa música, em conservar e propagar os valores originais da cultura de pista, promovendo espaços seguros, de liberdade e de inclusão para todos — sobretudo às minorias que seguem sendo discriminadas na sociedade, apenas por serem o que são.

Assim, além dos residentes e nomes mais conhecidos dos "ODDancers" (Vermelho e Davis, que unem-se em back to back, Frontinn, em B2B com o estreante ótimoKaráter, e Vivi An, desta vez tocando lado a lado com o experiente Daniel UM), a ODD + Bassiani traz à já consagrada Fábrica de BrinqueDDOs dois residentes do clube da Geórgia — NDRX e Kancheli — e novas promessas e revelações locais e nacionais: Kontronatura, Eram b2b Ananda, Aya Ibeji e Agrabah.

Já no time das artes visuais, as perfomers residentes Aun Helden, Enco e Katrevosa recebem os reforços de Carmen Laveau, LUDOVYKO e Ruby Prodigy. As luzes, como de praxe, são comandadas por Julio Parente.

  1. Serviço:
  2. ODD + Bassiani
  3. Local: Rua Dr. Moisés Kahan, 130 - Várzea da Barra Funda, São Paulo - SP
  4. Atrações: NDRX, Kancheli, Ananda, Aya Ibeji, Agrabah, Eram, Frontin B2B ótimoKaráter, Kontronatura, Vermelho B2B Davis e Vivi An B2B Daniel UM (som); Aun Helden, Carmen Laveau, Enco, Katrevosa, LUDOVYKO, Ruby Prodigy e Julio Parente (visuais)
  5. Data: 20/08 (sábado)
  6. Horário: A partir das 21h
  7. Ingressos: A partir de R$ 80,00 via Sympla

Leia também: Kubik Brasil | Guia: Tudo o que você precisa saber

Otávio Apovian

Otávio Apovian

Graduado em Publicidade (ESPM-SP); DJ e produtor musical no projeto Apollorabbit. Onde encontrar: nas pistas mais obscuras e com sons cabeçudos

CONFIRA MAIS

Ler mais

NOTÍCIAS RELACIONADAS