Quem nos acompanha pelas redes sociais sabe que não dispensamos uma festa, com a agenda cheia o ano todo, e quando um rolê é bom nós vamos, não importa o dia da semana! Uma das perguntas que mais recebemos é: "como vocês aguentam e tem pique pra festar tanto e não ficarem tão destruídas no dia seguinte?". Com o passar dos anos fomos descobrindo formas de melhorar essa sensação de "ressaca" e uma das soluções que conhecemos recentemente é o pré-festa NOVVO.
Logo que ficamos sabendo deste pré-festa, batemos um papo com Felipe Rebelatto, o empreendedor que descobriu, pesquisou, testou, desenvolveu e aprimorou o NOVVO, suplemento com fórmula clean label e ingredientes naturais que ajudam as pessoas a aproveitarem, proporcionando bem-estar físico após o consumo de bebida alcoólica.
Tudo começou depois de um happy-hour longo e agitado. O CEO e fundador do NOVVO, que na época era consultor de uma big four, acordou no dia seguinte com uma incrível sensação de bem-estar no lugar das esperadas e conhecidas dor de cabeça e indisposição. ''Não entendia o que havia feito de diferente para ter acordado bem naquele dia. Eu tinha certeza que teria um dia improdutivo, mas não. Então, listei tudo o que comi e bebi no dia e na noite anterior: as proteínas, os drinks, a água, os suplementos de performance e decidi repetir aquele “ritual” em outras ocasiões e, novamente, acordei novo'', explica Rebelatto.
Rebelatto reuniu todas as informações e começou a estudar as causas e os sintomas da ressaca. Participou de seminários e palestras para tentar entender o processo fisiológico, contratou cientistas, até que, finalmente, descobriu que um ingrediente natural era o responsável pelo bem-estar que sentia.
Por ser um ingrediente natural e sem contraindicações, os estudos realizados não apontaram riscos e Rebelatto passou a oferecer e a testar a fórmula com amigos e familiares. Após a surpreendente validação de 82% das pessoas que provaram o produto e lhe deram um retorno positivo, ficou evidente a garantia do bem-estar. A partir daí, o empreendedor foi a fundo no projeto em conjunto com laboratórios norte-americanos e cientistas especialistas em biomateriais, toxicologia e genética para compreender melhor a fisiologia e aprimorar as características do produto.
''Em 2016, elaborei e registrei a patente, pois não existia nada igual no mundo. Em 2019, a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Brasil - deu a anuência e iniciamos o processo de lançamento. Quando soube que os efeitos benéficos do produto eram sentidos por todos, iniciei os processos de testes independentes e cheguei à conclusão de que precisava lançar o produto no mercado para dar às pessoas a liberdade de celebrarem e curtirem a vida sem maiores preocupações com as obrigações do dia seguinte ou com os efeitos indesejados do álcool no organismo'', diz Rebelatto.
Como estratégia para lançamento, Rebelatto chamou Rodrigo Hidaka, empreendedor e também ex-big four, além de Thiago Pereira, ex-nadador e medalhista Olímpico dos Jogos Pan-Americanos, que se juntou posteriormente na sociedade. Juntos, eles apostaram em dois grandes eventos que acontecem anualmente no Brasil: o Carnaval da Sapucaí e o Baile da Vogue, ambos no Rio de Janeiro. ''Após dois anos sem festejar, muitas pessoas estão com energia de sobra. Ambos os eventos representaram um início importante para a marca. Distribuimos milhares de packs com o suplemento NOVVO no espaço do Camarote Allegria, bem como durante o credenciamento dos convidados do Baile da Vogue e na cobiçada gift bag entregue ao final do baile. Muitos celebraram os sete dias de folia e o desfile das escolas de samba campeãs sem a famosa ressaca'', comenta Hidaka, CFO da startup.
Segundo Rebelatto, o plano é adquirir mais maturidade nos processos internos de negócio, como a venda pelo e-commerce e investir na expansão externa, disponibilizando o NOVVO em pontos de venda físico, a exemplo de conveniências, supermercados, farmácias e mesmo bares. ''Além do site e das redes sociais, em breve, estaremos disponíveis em grandes marketplaces e aplicativos como Rappi, Pede Pronto, Daki e ifood, além da entrada em bares, festivais, shows e grandes eventos nas capitais'', destaca.
De acordo com o CSO da NOVVO, Thiago Pereira: ''Nosso principal diferencial é a tecnologia molecular própria, que aumenta a capacidade de absorção de aldeídos, possibilitando a neutralização do acetaldeído, principal toxina causadora dos sintomas da ressaca. Além de ajudar a absorver os aldeídos, o NOVVO também possui em sua composição outras substâncias que ajudam na anti-oxidação e na proteção do organismo contra radicais livres. São características técnicas específicas, patenteadas e de fornecimento exclusivo, as quais fazem com que o NOVVO seja único no mundo''.
Desenvolvido ao longo de sete anos, a principal faceta do NOVVO é, portanto, diminuir a atuação do acetaldeído no organismo. Além disso, no momento que ingerimos bebidas alcoólicas, a glândula pituitária deixa de produzir vasopressina, um hormônio antidiurético cuja principal função é controlar o nível de líquidos no nosso corpo. “Sem hormônios em níveis adequados, o organismo elimina muito mais líquido do que consome, causando desidratação. Por isso, acordamos no dia seguinte com muita sede e com a boca seca, o que traz a sensação de um gosto estranho, que é o sabor ácido das substâncias que o estômago libera para processar o álcool ingerido”, explica Pereira.
Além do amargo e ácido na boca, a desidratação também é responsável pela temida dor de cabeça, pois o cérebro é composto por aproximadamente 75% de líquidos e, ao se desidratar, o tecido cerebral “encolhe”, afastando-se do crânio e disparando todos os receptores da dor. Hidaka ensina que à medida que o corpo vai se desidratando, os vasos sanguíneos se contraem para tentar reter líquido e essa contração causa uma menor irrigação do cérebro, aumentando ainda mais a dor de cabeça, uma vez que o órgão precisa de muita água para se manter ativo.
As propriedades do NOVVO ajudam na produção da glutationa, substância essencial para garantia do bem-estar no dia seguinte, aliadas à matéria prima de alto valor, tecnologia molecular única e à combinação perfeita de fibras, vitaminas e antioxidantes que evitam essa degradação do corpo pelas toxinas do álcool.
O suplemento contém ingredientes para repor os nutrientes que o corpo perdeu durante a farra, incluindo quitosana, que reduz a absorção de gordura, auxilia no processo de emagrecimento e na regulação dos níveis de colesterol no sangue, melhorando ainda o funcionamento do intestino e dando um reforço na imunidade. As vitaminas C e E são poderosos antioxidantes e contribuem na absorção de nutrientes e na proteção dos danos causados pelos radicais livres. A colina auxilia na desintoxicação do fígado e reduz a perda de memória e a fadiga. Já a L-cisteína e as vitaminas do complexo B ajudam a eliminar e a neutralizar toxinas, além de melhorar as funções imunológicas e gastrointestinais.
Porém, a ressaca é uma reação complexa do corpo humano às toxinas do álcool. Os empreendedores realçam que o consumo de álcool interage de formas diferentes em cada organismo e é por isso que existem diferentes sugestões e tratamentos, mas a grande maioria não foi investigada cientificamente ou teve sua eficácia comprovada em razão do alto custo de estudos e da complexidade das análises.
''O NOVVO funciona como um super antioxidante eficiente na prevenção dos sintomas causados pelas toxinas provenientes da ingestão do álcool. Possui vitaminas essenciais para reposição dos níveis normais de cada organismo, com atividade pró reguladora do intestino. Antes de começar a beber, basta ingerir três cápsulas. Se a sua celebração for um pouco mais longa, após 7 horas, sugerimos reforçar a dose'', explica o CFO Rodrigo Hidaka.
O NOVVO pode ser adquirido pelo site, Ifood, ou pelo Instagram do NOVVO, em packs de 1 a 30 doses pré-festa.
Leia também: Melhores festas de Ibiza no verão europeu em 2023
Bruna Antero
Pós-Graduação em Engenharia de Marketing (USP); Graduação em Administração (UFPR PR); 13 anos de experiência nas áreas de marketing, trade e vendas. Onde encontrar: em algum palco underground explorando novos artistas e em alguns afters