Música

Quem é Erika Casarin, a brasileira que tem conquistado a cena de Los Angeles

Laura Paro
We Go Out

Descrição da Imagem
> Música

Erika Casarin é uma DJ e produtora que vem conquistando seu espaço na cena da música eletrônica, com apresentações memoráveis já realizadas ao redor do mundo – ela já passou por Nova York, San Francisco, San Diego, Las Vegas, Palm Sprins, e muito mais! A artista é brasileira e natural de Londrina, mas mora há 3 anos em Los Angeles. 

Com um estilo singular, ouvidos afinados e mixagem precisa, Erika Casarin já lançou por grandes gravadoras da cena, como Material Series, Siena Records, Blaah Records, Shield Records e Muzenga Records. Ela começou sua carreira no ano de 2014, em Londrina, sua cidade natal, e conta que sempre esteve envolvida com a música eletrônica de alguma forma – mesmo sem nunca ter pensado em ser DJ.

Eu sempre andei com os DJs da minha cidade, com donos de festas, pessoas da cena… Sempre estive muito ligada à música eletrônica, por mais que nunca tivesse realmente passado pela minha cabeça “ser DJ”. Mas tudo começou mesmo quando eu estava com dois amigos DJs, o Barbex e o Thales, e eles estavam brincando, me perguntando porque eu não virava DJ, já que eu tinha o estilo e era envolvida. Quando eu ouvi isso eu dei risada. Eles falaram que poderiam me emprestar a CDJ por 3 meses para eu ficar treinando em casa e no dia seguinte, eu estava lá na casa dele para buscar a CDJ. Acabou que eu peguei gosto, logo fiz o curso de mixagem e comecei a tocar”

*Imagem: reprodução Instagram @erikacasarin

Tudo mudou na pandemia, quando a artista achou que seria um bom momento para sair do Brasil e ir morar em Los Angeles. Chegando lá, ela percebeu o quanto essa mudança poderia ser positiva para sua carreira, pois portas poderiam se abrir e seria possível ganhar mais visibilidade. Quando a pandemia acabou, vários contratantes do Brasil começaram a entrar em contato para agendar gigs com o retorno das festas, e segundo Erika, essa época foi uma loucura! Ela queria voltar, mas algo lhe dizia que era necessário ficar em LA; dois meses depois, foi confirmada no Up Club do Universo Paralello, mas mesmo tendo tentado de todas as formas, não conseguiu ir. “Eu trabalhei bastante a minha mente nesse período para aceitar que a minha carreira ia ter que ‘começar do zero’ a partir desse momento, porque em Los Angeles ninguém me conhecia como no Brasil. Mas ao mesmo tempo, muitas oportunidades começaram a surgir aqui”, afirma.

*Imagem: reprodução Instagram @erikacasarin

Na época e no começo de sua carreira, as influências de Erika eram voltadas para o Deep-House. Artistas como Adana Twins, Alex Arnout, Fur Coat, Cari Golden, Finnebassen, Miguel Campbell, Lee Foss, Jamie Jones e outros da mesma linha estavam sempre em suas playlists; mas com o tempo, ela aprimorou seu estilo de som, e hoje seu estilo musical varia do tech house ao techno melódico – com sons marcados pela precisão e groove. Sempre antenada no que está rolando pelo mundo, Casarin se desafia sempre a criar algo novo, seguindo as tendências mas claro, sem perder a sua verdadeira essência. 

 “Acho que antes eu me sentia mais limitada de certa forma, porque meu som tinha que acompanhar o que estava em alta no cenário do interior do Paraná e Brasil. Acredito que me aprofundar em pesquisas é o caminho para aprimorar meu som! Querendo ou não, a tendência parte dos EUA e da Europa e chega no Brasil mais tarde, então acho que hoje eu posso ampliar muito mais a variedade e tocar mais o que eu realmente quero. Aqui foi onde eu me aprofundei na pesquisa e na cena pra chegar onde eu sempre quis, sem deixar minha identidade de lado

*Imagem: reprodução Instagram @erikacasarin

Apesar de estar seguindo um sonho por ser uma DJ na cena da música eletrônica, Erika Casarin enfrenta desafios para manter sua carreira e continuar com a cabeça erguida. Para ela, o fato de ser mulher é o maior desafio – e isso pode ser visto até mesmo nos line ups de festas e festivais, em que sempre há mais homens do que mulheres. Ela afirma que “[...] isso já melhorou muito de um tempo pra cá. Mas a gente ainda percebe que é uma diferença muito grande... Você vê, sei lá, dez homens e duas mulheres, ou às vezes nenhuma mulher. Já tiveram muitas festas onde eu fui a única mulher e ainda rola isso”, afirma. Além disso, ela diz que como produtora o maior desafio é produzir de forma orgânica, sem que um bloqueio criativo a atrapalhe: “Acho que como qualquer artista, pra você sentar e fazer um som, você tem que estar bem com você mesma. Tem dias que eu sento no computador, fico horas e surge um bloqueio criativo. E tem dias que isso já não acontece! Acho que estar sempre com a saúde mental em dia ajuda muito na hora de produzir”.

A vontade de crescer na cena é grande e talento é o que não falta, sem contar os grandes objetivos que Casarin almeja alcançar como DJ e produtora. Ela tem muita vontade de trabalhar com grandes artistas, como Anna, Chelina Manuhutu, Eli Iwasa, Peggy Gou, Michal Bibi, Miguel Bastida, Pawsa, Beltran e Hot Since, que também são grandes inspirações suas. Além disso, a artista está com muitas novidades vindo para 2024, tanto nas gigs quanto nas produções! Ela começa o semestre com o pé direito: está confirmada no line up do Space Yatch no Sound, no dia 23 de julho, uma festa que acontecerá no club underground mais conhecido de LA – inclusive, suas maiores inspirações de artistas já tocaram lá. 

Erika Casarin promete muita música nova, pois está focada em trabalhar nas suas produções! Acompanhe as redes sociais da artista para ficar de olho em novas gigs, releases e muito mais! 

*Imagem de capa: reprodução Instagram @erikacasarin

Leia também: Afterlife anuncia Anyma 'The End Of Genesys' no Sphere em Las Vegas!

Laura Paro

Laura Paro

Graduanda em Jornalismo (PUC-SP). Onde encontrar: nas pistas onde o techno prevalece

CONFIRA MAIS

Ler mais

NOTÍCIAS RELACIONADAS