Em fevereiro, foi anunciado que o Programa de Pesquisa de Eventos (ERP) do governo britânico - que está testando eventos em boates, estádios, teatros e shows com voluntários - iria comandar vários eventos em Liverpool para coletar evidências e entender melhor as melhores práticas de segurança em meio ao alívio das restrições ao coronavírus.
Nos dias 30 de abril e 1º de maio, 3.000 pessoas comparecerão ao Bramley-Moore Dock de Liverpool para dois eventos do DJ e produtor Yousef, Circus, permitindo ao ERP estudar a relação de clubs e coronavírus e aproximar ainda mais o retorno da vida noturna no Reino Unido. As pessoas que desejam participar devem morar dentro de Liverpool e estarão sujeitas a um teste rápido de coronavírus antes do evento, bem como a um segundo teste algum tempo após o evento.
Uma pesquisa conduzida pelo Festicket mostrou que 90% dos festeiros do Reino Unido se sentiriam confortáveis em participar de um evento ao vivo este ano. A pesquisa contou com 140.000 clientes e descobriu que 79% se sentiriam confortáveis participando de um evento ao vivo neste verão entre junho e agosto, com esse número subindo para 90% com eventos nos últimos quatro meses de 2021. O estudo também descobriu que mais de 82% dos fãs planejavam comparecer a dois ou mais festivais ou eventos ao vivo este ano. Mais da metade dos entrevistados disseram que ficariam felizes em reservar ingressos para eventos nacionais e internacionais.
Em um comunicado divulgado após o anúncio do evento piloto de Liverpool, Michael Kill, CEO da Night Time Industries Assocation, disse que embora os desenvolvimentos fossem bem-vindos, era necessário haver mais esquemas semelhantes em vigor. “ Estou muito satisfeito por finalmente ouvir o anúncio dos pilotos do Programa de Pesquisa de Eventos, a partir de meados de abril, em particular o piloto do Circus Nightclub em Liverpool com Yousef e sua equipe, que são defensores deste setor há muitos anos e trabalharão duro para garantir que nós seremos representados.”
A vida noturna no Reino Unido está programada para retornar totalmente em 21 de junho, de acordo com o roteiro do governo britânico. Isso, no entanto, está sujeito a alterações. No dia 6 de abril, o primeiro-ministro Boris Johnson confirmou que pubs, lojas e restaurantes serão reabertos em 12 de abril, seguindo de acordo com o Estágio 2 do planejamento de retomada às atividades.
Leia também: ‘The Dark Series’: Cat Dealers anuncia drop de NFTs em música inédita e vídeos exclusivos
Otávio Apovian
Graduado em Publicidade (ESPM-SP); DJ e produtor musical no projeto Apollorabbit. Onde encontrar: nas pistas mais obscuras e com sons cabeçudos