O Rio de Janeiro acaba de incluir no calendário do estado um segundo Carnaval para o mês de julho. Em 2021, esse deverá ser o único mês que receberá a tradicional folia no estado, por causa da pandemia de COVID-19, mas a partir de 2022, a comemoração terá uma dobradinha e acontecerá em fevereiro ou março e em julho.
A novidade está no Diário Oficial do governo do estado, publicado nesta terça-feira (13), que determinou a inclusão do evento no calendário oficial fluminense. O projeto “CarnaRio – Carnaval fora de época” foi aprovado na Alerj e sancionado pelo governador interino Cláudio Castro (PSC). A lei já entrou em vigor a partir no último 12 de janeiro.
A data do CarnaRio ainda não foi definida, mas deve acontecer sempre na segunda quinzena de julho e tem como objetivo estimular o turismo e a economia do estado em um período de férias escolares e acadêmicas.
Assim como na data principal, as comemorações do "Carnaval Fora de Época" deverão contar com as ligas, agremiações e blocos carnavalescos. No entanto, as escolas de samba devem aparecer de forma representativa, já que os desfiles na Sapucaí só acontecerão uma vez por ano.
O desfile do carnaval de 2021 na Sapucaí já estava programado para o período entre os dias 9 e 17 de julho, incluindo o sábado das campeãs, contando com 12 escolas de samba, caso haja vacinação até julho.
Leia Também: Infectologista prevê volta dos shows nos EUA a partir de setembro