Os fãs de Jazz e música brasileira terão uma bela forma de entretenimento ainda nesse mês, sem precisar sair de casa. A segunda edição do Rio Montreux Jazz Festival está confirmada e vai acontecer entre os dias 23 e 25 de outubro, em um formato inédito para o evento: todo o conteúdo será transmitido gratuitamente pela internet.
Para fomentar os mercados de entretenimento e da música, tão afetados pela pandemia do COVID-19, o festival traz um line-up formado, em sua maioria, por artistas brasileiros, além de nomes internacionais da worldmusice do jazz. Em um momento de distanciamento social, o evento vai conectar três diferentes lugares por meio da música, a partir das apresentações que acontecem diretamente de Los Angeles, de Nova York e do Brasil.
Por aqui, a maioria das performances será realizada no Fairmont Copacabana, com uma vista deslumbrante de uma das mais conhecidas praias do Brasil – mostrando o talento de nossos artistas e as belezas do Rio de Janeiro para todo o mundo.
Haverá ainda uma apresentação com um tom mais intimista, executada na casa de Milton Nascimento, em Minas Gerais. Ao todo, serão 23 shows inéditos, entre apresentações solo e encontros históricos que prometem surpreender e emocionar o público. Além do Bituca, estão confirmados Toquinho, João Donato, Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Amaro Freitas e Roberto Menescal, entre outros. Já o time de artistas internacionais traz atrações como Macy Gray, Christian Scott, Anat Cohen, o coral Sing Harlem e Stanley Jordan.
Uma tradição do evento, considerado até mesmo a memória e a alma do festival, é a criação do cartaz, que este ano é assinado por Vik Muniz. O conceito segue o padrão do festival da Suíça: os artistas têm carta branca no processo criativo. Nesta edição, os instrumentos ganharam cores e formas lúdicas, todos desenvolvidos por crianças da Escola do Vidigal sob os olhares de vik Muniz.
O objetivo é apresentar a elas a real ideia dos instrumentos, muitas vezes conhecidos apenas por seus sons emitidos. O Rio Montreux Jazz Festival será apresentado pela Mastercard, patrocinadora oficial, e produzido pelas empresas Dream Factory e MZA, com curadoria de Marco Mazzola.
O evento será apresentado pelo jornalista Zeca Camargo, que também receberá artistas para um bate-papo no “Backstage Mastercard”.
Line-up
Dia 23 de outubro, sexta-feira
· A Cor do Som: 42 anos de Montreux Jazz Festival
· Luísa Mitre Quinteto
· Viva Gonzagão! Pipoquinha, Mestrinho e Marcos Suzano
· The Sounds Of Roberto Menescal & Marcos Valle
· Jazzmins
· João Donato: Bossa, Jazz e Salsa
· Macy Gray
Dia 24 de outubro, sábado
· Camerata Jovem do Rio de Janeiro: Uma Viagem Pelo Brasil
· Som Imaginário: Wagner Tiso, Nivaldo Ornelas, Robertinho Silva, Victor Biglione e Luis Alves
· PianOrquestra
· Hamilton de Holanda e Amaro Freitas
· LUAS: Bianca Gismonti, Claudia Castelo Branco e Lan Lanh
· Stanley Jordan e Diego Figueiredo
· Orkestra Rumpilezz
· Christian Scott aTunde Adjuah
Dia 25 de outubro, domingo
· Jaques Morelenbaum CelloSam3aTrio
· Jonathan Ferr
· Rio Jazz Orchestra
· Anat Cohen and Friends
· Sérgio Dias Jazz Mania
· Toquinho e Yamandu Costa
· Milton Nascimento - Os Sonhos Não Envelhecem - Guests: Sing Harlem, Samuel Rosa e Maria Gadu
· Funk Orquestra
Serviço Rio Montreux Jazz Festival
Data: 23 a 25 de outubro
Transmissão gratuita pela internet
Cadastre-se para mais informações no site.
Leua Também: Rock in Rio 2021 já tem datas confirmadas
Bruna Antero
Pós-Graduação em Engenharia de Marketing (USP); Graduação em Administração (UFPR PR); 13 anos de experiência nas áreas de marketing, trade e vendas. Onde encontrar: em algum palco underground explorando novos artistas e em alguns afters