Rock in Rio 2024 | Guia: tudo que você precisa saber

Rock in Rio é o maior festival de música brasileiro e um dos maiores do planeta e está confirmado para acontecer nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, com expectativa de receber 700 mil pessoas na Cidade do Rock, localizada no Rio de Janeiro! Confira todas as nossas dicas nesse guia com todas as informações que você precisa saber para se organizar!
Participe também do nosso Grupo de Whatsapp do Rock in Rio para conhecer outras pessoas que irão ao festival e trocar experiências.
O Rock in Rio 2024 vai acontecer nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, como sempre, no Rio de Janeiro, na Cidade do Rock, mais especificamente no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Realizado pela primeira vez em 1985, o evento já trouxe os maiores artistas do mundo para se apresentar na cidade maravilhosa!
Endereço: Cidade do Rock – Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
O line-up para a edição de 40 anos do Rock in Rio, que acontece em 2024, está incrível e recheado de atrações gigantes da música, contando com artistas brasileiros e internacionais! Todos os artistas já foram anunciados, confira a programação abaixo:
As vendas para o Rock In Rio 2024 já estão abertas, mas se programe, pois a maioria dos dias da programação já esgotaram! Clique aqui para comprar os que ainda estão disponíveis!
O pagamento poderia ser feito por cartão de crédito e o valor parcelado em até 6X
Cliente Itaú: Clientes que efetuarem o pagamento com os cartões de crédito Itaú, Credicard e Iti têm 15% de desconto na compra de ingressos (não cumulativos com a meia-entrada) e poderão parcelar sua compra em até 8x sem juros. Nos demais cartões aceitos, o pagamento poderá ser feito em até 6x sem juros. Exceção para cartões internacionais que não possuem parcelamento.
Quem tem direito a meia entrada?
– Estudantes de ensino fundamental, médio ou superior da rede pública ou particular: Somente a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), emitida pela ANPG, UNE, UBES, entidades estaduais e municipais, Diretórios Centrais dos Estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos, conforme modelo único nacionalmente padronizado. Veja modelo no link. Não serão aceitos em nenhuma hipótese boleto bancário ou comprovante de mensalidade.
– Maiores de 60 anos: Documento de identidade oficial com foto.
– Jovens pertencentes a famílias de Baixa Renda (com idades de 15 a 29 anos): Carteira de Identidade Jovem que será́ emitida pela Secretaria Nacional de Juventude acompanhada de documento de identidade oficial com foto.
– Professores e profissionais da rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro(apenas profissionais atuantes na Rede Pública Municipal do RJ): Carteira funcional emitida pela Secretaria Municipal de Educação do RJ.
– Menores de até 21 anos: Carteira de identidade ou documento com foto válido.
– Pessoas com Deficiência: Cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013.
– Acompanhante de Pessoas com Deficiência: Declaração da necessidade de acompanhamento, disponível neste link.
*Ainda segundo o Rock in Rio, quem comprar ingressos para o Rock in Rio 2019 meia entrada precisa ter direito ao benefício na data do festival, sendo obrigatório apresentar o documento tanto no ato da compra quanto na entrada do festival.
O Rock in Rio acontece na nova Cidade do Rock. Além de ser maior que o anterior, o acesso é mais fácil, com linhas de metrô e BRT que conectam boa parte o Rio de Janeiro até o festival. As linhas de metrô só chegam até uma parte do caminho até a Cidade do Rock, dos terminais é preciso pegar um BRT ou taxi/Uber. A novidade deste ano do Rock in Rio é que, em vez da BRT comum você poderá pegar o Rock Express, um serviço oficial de transporte que funcionará nas linhas de BRT com embarque em diferentes pontos do Rio e linhas de metrô, que levam diretamente sem paradas à entrada do festival, evitando filas.
O MetrôRio terá um esquema especial de funcionamento 24h. Para facilitar a ida e o regresso desse público, o metrô funcionará normalmente até meia-noite para embarque e, depois desse horário, a estação Jardim Oceânico (local de integração com a linha especial do Rock Express) estará aberta durante toda a noite para embarque, após o Rock in Rio. Os clientes poderão desembarcar em todas as estações (linhas 1, 2 e 4) que estarão abertas somente para desembarque durante a madrugada.
O MetrôRio sugere que os clientes antecipem a compra do bilhete, que custa R$ 6,50 por trecho, para facilitar o embarque na hora do evento. Você pode comprar seu bilhete no site ou aplicativo do GIRO, nas estações, ou também é possível pagar suas passagens por aproximação com cartões ou dispositivos habilitados com tecnologia NFC, direto na catraca na hora do embarque.
O Rock Express são coletivos exclusivos para o transporte do público na ida e volta para o Rock in Rio. O Rock Express usará os corredores do BRT, funcionará das 13h até às 5h em dias de evento. Com ônibus exclusivos e pontos de embarque sinalizados nos Terminais Jardim Oceânico e Alvorada, os articulados Rock Express saem de 10 em 10 minutos com destino ao Terminal Olímpico durante todos os dias de festival, sem paradas. A partir das 22h até 2h, após o término da última atração do Palco Mundo, o Rock Express parte do Terminal Olímpico da Cidade do Rock, que estará exclusivamente destinado aos usuários desse serviço, com destino aos Terminais Jardim Oceânico e Alvorada, onde poderão fazer a conexão com o MetrôRio ou outras linhas de ônibus da cidade, em intervalos de 10 em 10 minutos.
No momento do embarque, os usuários do serviço receberão uma pulseira de identificação que, no regresso para casa, apenas precisarão mostrar para a equipe de apoio para, assim, acessar ao Rock Express. Para este serviço, não é necessário marcar horários de embarque, já que os coletivos sairão a todo o instante dos pontos de embarque da ida e da volta.
*Os bilhetes do Rock Express e do MetrôRio devem ser adquiridos de forma separada.
Aguarde para mais informações sobre pontos de embarque e compras de bilhetes!
Outra opção é o Transporte Primeira Classe, sendo também um serviço oficial do festival, que foi um sucesso nas edições passadas do Rock in Rio, conta com um dos maiores terminais rodoviários montados em um festival de música e continuará a oferecer o serviço para o público que irá ao evento. No total, são 17 trajetos sem paradas, feitos em ônibus executivos. A opção é a mais confortável e a única que deixa os clientes em uma entrada exclusiva na Cidade do Rock, perto do Palco New Dance Order. Para este serviço, na ida ao evento é necessário escolher um local de embarque e marcar o horário de partida para o Rock in Rio – que geralmente ocorre entre 11h e 19h. Na volta, no mesmo local que chegou ao festival, o público embarca no momento que desejar – sem necessidade de marcar horário –, podendo retornar para qualquer um dos 17 destinos (exceto rota de Petrópolis), a partir de 22h, com saídas mediante demanda.
A tarifa é R$ 125,00 com direto a ida e volta. O valor pode ser parcelado em até 3 vezes, e a venda está aberta com vagas limitadas no site www.transporteprimeiraclasse.com.br
*A venda é somente online e os compradores deverão optar pelo ponto de partida, data e horário que desejarem, mas podem retornar em qualquer horário e para qualquer um dos destinos citados acima, com as saídas mediante a demanda.
Enquanto não são divulgadas as demais informações sobre a edição de 2024, veja como foi a nossa experiência em 2022:
A julgar pelas edição anteriores, já era de se esperar uma grande estrutura do Rock in Rio. Em 2022, com a edição de retorno pós pandemia, a programação, produção e infraestrutura conta com muitas parcerias e entretenimento. A partir dos portões, já é possível desbravar um mundo de experiências começando pela NAVE- Nosso Futuro é Agora, Fuerza Bruta e Gameplay Arena. Logo em frente estava a Rota 85, seguindo pelo Palco Highway, o New Dance Order, a Rock District, o Espaço Favela, a Rock Street Asia, o Palco Supernova, Palco Sunset, a Gourmet Square, recheado de opções para todos os gostos, e a Área Vip, além do palco principal, o Palco Mundo. Isso tudo sem contar os brinquedos, que completam este complexo de diversão (Montanha Russa, Mega Drop, Roda Gigante e Tirolesa) e diversas ativações de diferentes marcas!
No Rock in Rio são muitos palcos e ativações para você explorar, seguindo tradicionalmente a estrutura das edições anteriores. Para você se programar melhor, confira a estrutura no mapa da edição de 2024:
Mapa Rock in Rio 2024
Ainda não foram divulgadas informações sobre os restaurantes da edição de 2024, mas confira como foi na última edição, que aconteceu em 2022:
Um dos grandes destaques do Rock in Rio ao longo dos anos, a área de gastronomia do festival chegou em 2022 com novidades. Na edição do reencontro, o Gourmet Square, que conta com o copatrocínio do iFood e da Heineken, que participa com a marca Eisebahn e foi composta por oito restaurantes badalados do Rio de Janeiro: Push Dog, Curadoria, Arabad’s, Let’ Sushi, Ella, Secreto, Vítor Sobral e Heaven by Heaven Delhaye.
No Gourmet Square foram muitas opções para degustar e recarregar as energias, como: os cachorros-quentes do Push Dog, do chef Pedro Siqueira; os pratos do chef Diogo Oliveira do Curadoria; as deliciosas esfihas do Arabad’s da chef Helena Brito; a comida japonesa do Let’ Sushi de Fábio Minato; as pizzas da Ella que são sucesso no Rio, feitas pelo chef Pedro Siqueira; e a cozinha afetiva do Secreto do chef Philipe Reis; do chef português Vítor Sobral; e a badalada chef Heaven Delhaye.
Point do público nas edições de 2017 e 2019 do Rock in Rio, o Gourmet Square é um espaço totalmente dedicado à alimentação no festival. A área com 2mil metros quadrados tem capacidade para 2.700 pessoas, ambiente climatizado e, um total de oito marcas, que além de dois bares com chopes Eisebahn contará com uma ativação da marca iFood. O funcionamento segue do momento da abertura dos portões da Cidade do Rock, às 14h, até as 3h da madrugada.
Em 2022, o Rock in Rio também contou com uma outra novidade gastronômica: o Espaço Favela teve um cardápio especial com opções gastronômicas feitas por talentos de 18 comunidades cariocas, entre eles o Alecrim Gastronomia Saudável, Arte Taste Gastronomia, Atlântida in Paris, Bar da Jura, Bar do Tino, Cake Designer JC, Caldo da Nega, Coxinha & Cia, Eliza Gourmet e Arte, Estrelas da Babilônia, Fidéus Gastrô Massas Artesanais, Fit Coma, Frango Cheff, Mirante da Floresta, O Franguito’s Chef, Poderosa na Chapa, Pote Bem-estar, Regado a Sabor, Sabor das Louras, Tok e Paladar e Top Fit Saudável. Esse é um projeto em parceria com a Sebrae Rio com o objetivo apoiar os microempreendedores de alimentação oferecendo formalização, capacitação e consultorias em gestão de negócios.
Imagem: Divulgação
Há muitos banheiros espalhados pelo festival, e todos tem uma boa estrutura com descargas, pias e espelhos!
O festival disponibiliza lockers para que você não precise ficar carregando suas coisas durante o evento! É possível até carregar o seu celular no armário. Nas últimas edições, foram disponibilizadas 3 opções de locker, com diferentes tamanhos pra você escolher de acordo com a sua necessidade, todos com entradas USB e USBC. Para conseguir um locker, é necessário reservar o seu antes do festival, com diferentes preços dependendo do tamanho. Em 2022, os preços foram: P – R$35, M – R$50 e G – R$60.
Em breve, mais informações sobre os lockers para a edição de 2024!
O novo espaço para a música eletrônica no festival foi inaugurado na edição de 2020. Imponente, com muito LED e um espaço grande para queria ver os grandes nomes que se apresentaram até às 4h da manhã, o New Dance Order trouxe uma experiência imersiva – foi praticamente um festival dentro do festival. Teve muita gente que foi só pra ver seu DJ favorito e nem deu chance para conhecer muito os outros cantinhos do Rock in Rio.
Palco New Dance Order
Se você não é do Rio, comece a planejar a viagem decidindo a data da viagem e onde você vai se hospedar. Falaremos mais sobre cada ponto do planejamento aqui:
Quanto antes você comprar a passagem, melhor! Nesse período de fim de setembro e começo de outubro é fato que as passagens ficam mais caras, então a partir do momento que decidiu ir no Rock in Rio já comece a pesquisar e procurar promoções. Nossa dica é criar um alerta em diferentes sites e acompanhar os preços.
Uma ótima opção para quem é de cidades mais próximas é procurar passagens de ônibus ou excursões. É importante ver com a organização da excursão como é feito o transporte até o festival, já que muitos deles acabam levando até o hotel. Alguns oferecem vans, outros recomendam ir de metrô e BRT.
Créditos: Divulgação Rock in Rio
Como o Rock in Rio fica no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, é por lá que muita gente prefere ficar. Quem quiser aproveitar para curtir mais da cidade pode escolher algum dos bairros da Zona Sul, como Copacabana, Ipanema ou Leblon, o acesso fica um pouco mais difícil, por ser um pouco mais longe do festival.
Nem precisamos explicar aqui que os custos irão variar de acordo com a sua viagem, seus dias no festival e quanto você quer comer e beber por lá, não é? Então aqui vamos colocar apenas os principais custos baseados na edição de 2019.
O Rock in Rio oferece uma variedade enorme de opções, mas não espere pagar pouco em nada por lá. Você pode escolher entre algumas redes famosas de fast food como Bob’s, Domino’s, e até pipoca do Cinemark. Havia também uma praça de alimentação chamada Gourmet Square com mais de 14 restaurantes.
Confira no post abaixo todas as informações de valores para ir ao Rock in Rio em Quanto custa ir para o Rock in Rio?
– Se você pretende ir cedo, passe protetor solar porque o dia será muito quente e ensolarado! Mas é melhor não levar o protetor porque geralmente não liberam na revista. Maquiagem líquida também não!
– Leve um casaquinho, porque mesmo sendo Rio de Janeiro, rola um ventinho, ainda mais depois do show final! Mesmo que você passe o evento todo pulando e dançando, vai ser útil na hora de ir embora!
– Chegue cedo para aproveitar a maior parte das ativações por lá! O sol se põe antes das 18h e as fotos ficam mais bonitas de dia! Além disso, o tempo voa e é normal ficar com a sensação de que não deu pra curtir o suficiente!
– Leve uma parte do dinheiro em espécie, pois pode facilitar na hora de comprar uma bebida ou salgadinho de ambulantes.
– Leve alguns salgadinhos na bolsa para comer a hora que bater uma fome. É liberado e pode salvar em alguns momentos quando tiver com fome e longe dos pontos de venda de alimentos!
– Caso não queira ficar mais de uma hora na fila para ir embora de BRT, se programe para não sair do evento no horário de rush (saímos 1 hora depois do show principal e ainda estava lotado).
Fizemos um post exclusivo com dicas de looks para quem quer saber o que usar no Rock in Rio, que vão desde looks mais básicos, até aqueles mais chamativos, mas sempre pensando no conforto para não passar nenhum perrengue durante o festival.
Em 2020 e 2021 o evento infelizmente não aconteceu, mas podemos levar como base como foi em 2019 para saber o que nos espera no quesito de estrutura, palcos, performances e ativações, apesar de que a cada edição o festival sempre traz inovações. No quesito alimentação, algumas das marcas que marcaram presença em 2019 foram: nas laterais dos palcos Mundo e Sunset: Bob’s, Domino’s, Habib’s e Ragazzo. Em pontos do evento, como Rock Street Asia, Rock District, lounges de descanso e outros: Batata no Cone, Meu Boteco, Big Daddy’s, Muy Amigo, Geneal, Nissin, Benkei, Las Empanadas, Cheia de Graça, Casa do Pão de Queijo, Hot’n Tender, Panino, Vulcano, Coca-Cola, três “Beer Station” da Heinekein e seus vendedores ambulantes também oferecem venda de Doritos por toda a Cidade do Rock, além de claro, a Gourmet Square com opções mais gourmetizadas.
Confira mais sobre nossa experiência na edição de 2019.
Leia também: Rock in Rio anuncia datas de headliners do festival
Graduação em Marketing (USP); 1 ano de experiência em Marketing Digital na DHL (Alemanha); 12 anos de experiência nas áreas de marketing, mkt digital e trade. Onde encontrar: comemorando os fogos no mainstage