O Rock in Rio, um dos maiores festivais de música do mundo, divulgou recentemente que pretende criar "cripto-experiências", associando criações exclusivas de artistas em NFT (non-fungible token, ou em português "token não fungível").
Luis Justo, CEO do Rock in Rio, compartilhou em seu perfil do LinkedIn mais informações sobre como funcionam os NFTs que comentou: "O Rock in Rio, sempre inovador, será o primeiro festival do mundo a lançar NFT´s ainda esse mês. Nossos fãs/colecionadores poderão ter em um único NFT uma composição de uma arte exclusiva (feita por incríveis artistas do mundo digital), trilhas de músicos e experiências únicas durante nosso festival. Uma nova forma de eternizar a sua relação com o festival."
Os NFTs seguem os passos das criptomoedas e permitem que qualquer tipo de arte quadros, fotos, vídeos, música, entre outras sejam registradas virtualmente em blockchain e comercializadas.
Alguns DJs e produtores musicais já aderiram aos NFTs e tiveram grandes resultados nos últimos meses, é o caso de nomes como 3LAU, Steve Aoki, DON DIABLO e Diplo. Entre os artistas brasileiros, Pabllo Vittar e André Abujamra já anunciaram que irão lançar seus NFTs em breve.
working on some big NFT plans coming soon ?
— Pabllo Vittar (pabllovittar) March 29, 2021
Mais informações sobre como Rock in Rio fará os lançamentos de NFT devem ser anunciadas em breve, mas os colecionáveis digitais deverão ser disponibilizados antes e durante o festival.
Em março, o festival anunciou o adiamento das edições brasileira e portuguesa por causa da pandemia do COVID-19. No Brasil, o evento ocorrerá nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022 na Cidade do Rock, zona oeste do Rio de Janeiro.
Em Portugal, o RiR será realizado em 18, 19, 25 e 26 de junho do próximo ano, no Parque da Bela Vista, em Lisboa.
Quer entender um pouco mais sobre como funcionam os NFTs? Então confiram esse vídeo feito pelo Michel Palazzo no canal da gravadora Suicide Lemon:
Leia Também: Quanto custa ir para o Rock in Rio? Saiba todos os valores!
Bruna Antero
Pós-Graduação em Engenharia de Marketing (USP); Graduação em Administração (UFPR PR); 13 anos de experiência nas áreas de marketing, trade e vendas. Onde encontrar: em algum palco underground explorando novos artistas e em alguns afters