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Sigma Media House conta sua história ao longo de seus 9 anos de existência

Otávio Apovian
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A Sigma Media House, a antiga Sigma F, começou apenas com uma ideia, quando o fundador Fernando Sigma, na época, tinha apenas 17 anos. Com pouca experiência no ramo da fotografia, mas com muita determinação, ele resolveu arriscar, adquiriu uma câmera iniciante e começou a trabalhar fotografando as festas que frequentava. Em seguida, criou uma página no Facebook para apresentar os seus trabalhos e fez um logo com o pouco do conhecimento que tinha com PhotoShop. Como o começo de muitos projetos, não foi nada fácil: em diversas festas que fotografou não recebeu nada em troca, mas trabalhava para ganhar experiência e para ter conteúdo para publicar em sua página. 

Ano 1 - Primeira festa fotografada pela sigma F

Sigma Media House

Logo, no segundo ano de empresa, Fernando começou a ter um certo reconhecimento nas festas em que frequentava, e passou até mesmo a ser chamado pelo nome de sua página no facebook, Sigma. Seu trabalho foi conquistando o público justamente por ser diferente de outros fotógrafos: as fotografias eram exageradas e com aspectos de desenho. No início ele se destacava nas festas de Funk, onde exercia a maior parte dos seus jobs, e mesmo recebendo um cachê baixo que mal dava para comprar novas pilhas, baterias ou novos equipamentos, valia a pena continuar se esforçando pelo seu sonho. O medo por falta dos recursos financeiros sempre esteve lá… o anseio e a preocupação de voltar com os equipamentos que tinha na madrugada, com a chance de ser assalto em locais perigosos, também… e apesar de todos os elogios que recebia, cobranças começaram a aparecer. Em diversos momentos pensou em desistir de tudo e tentar seguir por outro caminho, mas mesmo assim insistiu no que sonhava, e logo algumas oportunidades melhores começaram a surgir, inclusive, vindo da sua página do Facebook, que finalmente começou a tomar forma de algo maior, algo que não era Fernando Sigma, e sim uma agência que abraçaria outros profissionais da área.

Ano 2 - Criando características únicas

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Finalmente, no terceiro ano, podemos começar a falar de concretizações, quando todo o trabalho duro começou a valer a pena, e do momento que a Sigma F finalmente passou a entrar no mercado onde ela é principal atuante até os dias de hoje, o mercado da música eletrônica.

Nesse período apareceram algumas oportunidades que são de extrema importância para história da Sigma F, que começou a fotografar alguns eventos como o antigo Clash Club, Club 33, Love Story... mas o que realmente virou o jogo foi a oportunidade de fotografar como imprensa o TOMORROWLAND BRASIL 2016. Essa experiência, na época, jogou o trabalho da Sigma nas alturas e abriu muitas portas no meio da música eletrônica. Com esse portfólio, a empresa conseguiu adentrar aos poucos em algumas festas e festivais, como a Leeds, XXXperience, Spirit, Perfect Life e D- EDGE.Ano 3 - Tomorrowland Brasil 2016

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O sonho daquele menino de 17 anos, com uma ideia sem objetivos claros, finalmente se concretizou. O reconhecimento no mercado de música eletrônica surgiu e muitas festas e DJs que eles têm como clientes até os dias de hoje, começaram a contratar o time Sigma F para registrar seus momentos. A equipe cresceu e alguns fotógrafos abraçaram com muito amor esse projeto. No quarto ano, surgiram dois slogans que são importantes até hoje: "Alterando a realidade para capturar a sua essência" e "Fotos únicas para diferentes personalidades", que ajudaram a alcançar níveis cada vez mais altos, diferenciando o trabalho da equipe, pioneira em editar as fotos alterando suas cores originais, colocando filtros que remetessem ao que aquele momento queria transmitir, trazendo a essência do que foi sentido para as fotos. Além de personalizar esses filtros de cores para diferentes situações e festas, um exemplo era trazer cores mais sóbrias para festas de techno e cores mais vibrantes para festas de House, se adaptando a situação e ao cliente.

Ano 4 - Boris Brejcha showcase 

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No quinto ano, a Sigma F já estava atingindo seu auge, fotografando oficialmente - e em equipe - boa parte dos maiores festivais e festas do Brasil, e até mesmo atingindo níveis de reconhecimento internacional, com artistas lá de fora postando fotos da empresa, festas gringas que vieram para o Brasil contratando o time Sigma F, fotógrafos da equipe acompanhando grandes DJs e até viajando para fora do Brasil com eles…

Nesse ano também iniciou-se uma expansão diferente na agência, aumentando o número de fotógrafos, porque havia muitas pessoas interessadas em estar no time. O treinamento de fotógrafos que tinham um sonho de exercer a profissão em eventos foi estendido, e hoje, com muito orgulho, os fotógrafos da empresa trabalham Brasil afora, registrando bons momentos das festas que passam.

Ano 5 - DGTL

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Com seis anos de existência, a Sigma F já havia se tornado referência na cena eletrônica nacional, reconhecida por ter um trabalho com características únicas e de extrema qualidade. Nesse ano, eles ultrapassaram uma barreira que não imaginavam e nem planejavam: começaram a prestar serviços em eventos grandiosos de outros estilos de música, fotografando festivais como Farraial - de sertanejo, com um público de 50 mil pessoas -, Sons da Rua - de rap -, Nomade - de MPB -, entre muitos outros.Ano 6 - Farraial

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2020, ano da pandemia, esse com certeza foi o ano mais difícil para os prestadores de serviço da Sigma F, assim como para a maioria das pessoas que trabalham com eventos. Foi um ano de recolhimento e incertezas, ano de dar uma pausa em todo esse ritmo frenético que levaram durante os 7 anos. Então, durante esse período, enquanto diversos artistas para manter um certo entretenimento para o público, começaram a realizar lives, e a Sigma F estava lá para registrar esses momentos.Ano 7 - Pandemia , fotografando Lives

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A pandemia mudou muito o jogo para agência, alguns dos fotógrafos mudaram suas profissões, algoritmos das redes sociais foram alterados, e as necessidades dos clientes também mudaram, tiveram um atraso de adaptação em relação a essas mudanças. Conforme a retomada dos eventos se engatinhava, percebemos que precisávamos fazer algo, tomar uma atitude para voltar para o jogo ainda mais forte. E um dos eventos que fez parte dessa retomada foi o Dre Tarde, festa autoral do DJ e produtor Dre Guazzeli. 

Ano 8 - Sábado Dre tarde, um dos primeiros eventos na retomada.

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E então, chegamos em 2022, no dia 25 de outubro, a Sigma F completou 9 anos de uma história linda, com muito suor e trabalho, com colaboradores incríveis que hoje vivem seus sonhos, e com clientes cada dia mais satisfeitos com o trabalho realizado.

E junto com a retomada das atividades pós pandemia e toda a transformação que ela trouxe para a vida de milhões de pessoas, a agência também se transformou, agora a antiga Sigma F agora se torna  Sigma Media House e com um plano traçado para adaptar  essa virada de jogo que tiveram no ano passado, deixaram de ser uma agência de fotografia, para evoluir para uma agência de criação de mídia, fornecendo para seus clientes novos produtos e serviços, entraram para o mundo do vídeo, sempre prezando pela alta qualidade que sempre entregaram na fotografia e trazendo ela para esses novos serviços dessa nova fase que está apenas começando. 

Ano 9 - Sábado Dre tarde

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Otávio Apovian

Otávio Apovian

Graduado em Publicidade (ESPM-SP); DJ e produtor musical no projeto Apollorabbit. Onde encontrar: nas pistas mais obscuras e com sons cabeçudos

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